Fotolia_53597186_Subscription_Monthly_M
/ Por tipo/ Roteiros

Roteiro de viagem para Orlando – Como montar o seu

Dizem que o roteiro de viagem mais trabalhoso de montar é o de Orlando; são muitos detalhes, reservas, parques, exceções… Alguns falam até que é mais fácil ir para algum país distante da Ásia que ir a Orlando.

Realmente é uma viagem que exige meses de programação e muita dedicação. Você pode até chegar lá na cara e na coragem, mas com certeza não aproveitará tanto, perdendo muita coisa bacana, ou perderá muito tempo tentando se achar nos parques. Então um roteiro de viagem é essencial!

Não deixe de consultar também o nosso post sobre como planejar uma viagem para Disney, que também tem muita informação importante.

Então o post de hoje chega para TENTAR ajudar na organização de um roteiro de viagem bem detalhado para quem vai pra Disney. E o melhor: você vai se surpreender que você é capaz de montar o seu próprio roteiro de viagem sozinho, sem precisar pagar para ninguém e sem enlouquecer 🙂

O ideal é começar esse planejamento com pelo menos uns 8 meses de antecedência, já que reservas de restaurantes e outras atividades podem começar 6 meses antes.

Antes de começar, vou sugerir o meu Guia de Orlando, com 185 páginas com tudo sobre Orlando. Você pode adquiri-lo aqui no blog e eu tenho certeza absoluta que ele pode te ajudar a montar o seu próprio roteiro de viagem. Com certeza vai facilitar muito a sua vida. Acredite!

Outra coisa que pode te dar um direcionamento são os roteiros que temos aqui no blog de 2, 3, 5, 7, 10 e 15 dias. Você não precisa segui-los à risca, mas já servem para ter um parâmetro.

Então vamos à organização; papel e caneta em mãos…

7 passos para montar seu roteiro de viagem para Orlando

1 – Identifique perfil do grupo

A primeira coisa a ser considerada pra montar qualquer roteiro de viagem é o perfil da família ou grupo: Quantas pessoas? Só adultos? Tem crianças? Que idades? Tem idosos? É a primeira vez de todos?

Tudo isso precisa ser considerado na hora de montar um roteiro de viagem. Você não deve considerar só parques “adultos” quando se tem crianças. Deve colocar dias de descanso ou passeios opcionais quando se tem idosos. Pode evitar atrações infantis quando se está só em adultos.

Isso sem falar das características: As crianças tem medo do escuro? E de personagens? Os jovens gostam de montanha-russa? Os adultos também gostam? Todos gostam de animais?
Sabendo quem é quem, você consegue ser mais assertivo na escolha dos programas e atrações.

Não esqueça de considerar também se todos topam acordar bem cedo ou se o grupo é fã de dormir até mais tarde.

2 – Escolha parques e atividades

Agora vem uma das etapas mais complicadas do roteiro de viagem: definir o que vai ser visitado de acordo com o perfil do grupo. É nessa hora que você vai precisar se informar muito…

Vai precisar ler revista, jornal, blog (principalmente esse… rs) para colher o máximo de informações possíveis para poder conhecer cada um dos parques e atrações de Orlando e escolher as mais adequadas ao grupo. É nessa hora que o Guia de Orlando pode te ajudar ainda mais.

Exemplo: Tem crianças pequenas? Magic Kingdom é imperdível. O pessoal gosta de montanha-russa? Busch Gardens e parques da Universal estão na lista. Adoram animais? Animal Kingdom, SeaWorld e outros devem ser considerados. Para isso você precisa conhecer um-a-um.

 roteiro de viagem
Por que marcar Busch Gardens no seu roteiro de viagem se ninguém gosta de montanha-russa?

Aqui no blog, mesmo, temos fotos, vídeos e muitas informações. Basta procurar no menu no topo ou acessar os links abaixo para conhecer o estilo e todas as atrações de cada parque. E veja também nosso posts sobre quais parques visitar em Orlando.

Animal Kingdom
Aquatica
Blizzard Beach
Busch Gardens

Discovery Cove
Epcot
Hollywood Studios
Island of Adventure
Legoland
Magic Kingdom
SeaWorld
Typhoon Lagoon
Universal Studios

Consulte também as outras opções de atrações em Orlando fora dos parques.

É importante mencionar que você não será capaz de conhecer Orlando inteira numa única viagem, então não tente incluir no seu roteiro de viagem todos os parques se você não tem tempo suficiente. Priorize aquilo que agradará a todos.

3 – Consulte calendário

Tudo escolhido, agora você vai precisar estudar o calendário de cada um dos parques. Por que? Porque os parques funcionam em horários diferentes a cada dia e variam durante o ano. Então é importante saber o horário de funcionamento, para dar preferência para os dias com horários mais adequados para o grupo.

Além do horário de funcionamento, alguns parques possuem shows noturnos que não ocorrem diariamente, e se pretende assistir a esses shows, você precisa estar nos parques nos dias que eles ocorrem.

roteiro de viagem
Você não deve deixar de fora do seu roteiro nenhum show noturno

No blog temos os calendários com horários de funcionamento de todos os parques mês-a-mês, então você pode usá-los como parâmetro.

É legal também dar uma olhada nos eventos especiais que ocorrem em Orlando na sua época, pois pode ser que você queira participar (ou prefira evitar) um determinado evento, então você precisa saber o que vai estar rolando a cada dia.

E outra coisa importante: nos nossos calendários também estimamos, com base em ferramentas de estatísticas disponíveis, a lotação diária de cada parque. Também é importante considerar isso no seu roteiro de viagem. Procure selecionar os dias com o menor movimento possível, para pegar parques mais vazios e consequentemente como menos filas.

4 – Defina dias para visita de cada atividade

Com os parques escolhidos e horários de funcionamento dos parques e horário dos shows em mãos, bem como a lotação prevista dos parques distribua todas as atividades dentro dos dias disponíveis. Você já começa a ter uma pequena prévia do seu roteiro de viagem. No final desse post indicamos algumas “ferramentas” para montar seu roteiro; nesse momento você já pode começar a usá-las.

Procure intercalar dias para compras e/ou descanso, com dias de parques. Para os parques que fecham cedo, você pode incluir um passeio à noite ou um jantar.

Considere o horário que dormirá no dia anterior e o horário que precisa acordar no dia seguinte. Se vai dormir muito tarde num dia, não marque nada muito cedo no dia seguinte. Veja se não está muito “puxado”. As crianças vão aguentar?

Cuidado para não tornar o seu roteiro de viagem um pesadelo, deixando o programa tão pesado que cada passeio vire uma tortura.

5 – Providencie as reservas

Sabendo que dia vai em cada parque e os horários de funcionamento, agora já pode fazer as reservas de restaurantes da Disney, fora da Disney, Bibbidi Bobbidi Boutique, Pirates League, tours, etc.

roteiro de viagem
Uma refeição com personagens pode ser uma boa ideia

Grande parte das reservas abrem 180 dias antes. Quanto antes fizer a reserva, mais chances tem de conseguir nas das datas e horários que deseja. Aquilo que só abre depois, com 4, 2 meses, marque na agenda para se lembrar de reservar depois.

Procure encaixar essas reservas de forma que não atrapalhem as demais programações. Destine pelo menos 1,5 hora para cada uma dessas atividades mencionadas. Então cuidado para não perder uma parada ou show, por exemplo.

Se é a sua primeira vez em Orlando, evite incluir muitas reservas no seu roteiro de viagem. Como elas tomam muito tempo, o ideal é fazer uma reserva a cada 2 ou 3 dias, para não engessar o seu programa.

6 – Identifique as atrações mais indicadas e defina ordem de visitação

Relacione todas as atrações de cada parque que pretendem ir. Em seguida analise o mapa de cada parque. Nesse link você encontra o mapa de todos os parques de Orlando. Mais um momento onde o Guia de Orlando pode ser muito útil, pois além de ter o descritivo de todas as atrações, ainda tem todos os mapas.

A partir daí estipule uma ordem de visitação a cada parque. Nesse outro link temos um roteiro para os principais parques, contendo as atrações mais concorridas. Use-o como base e inclua ou exclua as atrações no roteiro de acordo com as suas escolhas e com o sentido do mapa.

roteiro em orlando
Não esqueça de considerar a duração dos shows antes de montar o roteiro de viagem

Você poderá agendar 3 Fastpass+ para cada dia de parque da Disney. Se for hóspede de hotéis Disney o agendamento pode ser feito com 60 dias de antecedência; se não for, pode fazer 30 dias antes. Não deixe de fazer isso para garantir 3 atrações sem nenhuma fila. Veja nesse post como fazer o agendamento.

7 – Tenha flexibilidade!

Você está em Orlando, seguindo seu roteiro de viagem e… alguma coisa sai fora do programado. Não se desespere. Use o bom jeitinho brasileiro e remaneje da melhor forma possível.

Mas você não viu tudo? Acredite em mim… Vai faltar algo… Sempre falta! Então curta as férias e aproveite o que foi possível ver. O que não deu, fica para uma oportunidade futura. Não se lamente pelo o que não fez, e sim vibre pelo o que foi feito 🙂

Como montar o seu roteiro de viagem

Você pode organizar o seu roteiro de viagem numa simples tabela Excel. É uma das formas mais simples de visualizar todo o seu roteiro num único lugar.

É possível destinar uma planilha para cada data ou simplesmente deixar uma coluna para cada data e inserir a programação em cada linha, como no exemplo abaixo. É algo bem simples, só para dar uma ideia de como você pode estruturar um roteiro de viagem para qualquer destino. A partir desse pequeno início você pode incluir mais linhas para inserir o seu dia-a-dia completo.

roteiro de viagem
Modelo de planilha com roteiro de viagem para Orlando

Há alguns anos eu uso um aplicativo chamado Tripit para montar todos os meus roteiros para qualquer lugar. Ele tem espaços específicos para colocar reservas de voo, hotel, restaurantes… Você consegue inserir número de reserva, datas, horários, endereços… Acho extremamente prático. E o melhor é que você pode usar o computador ou o celular para fazer as edições. Basta criar uma conta (gratuita) e tudo o que você inserir num dispositivo, estará também no outro. E você não precisa estar on-line para consultar as informações.

roteiro de viagem
Roteiro de viagem dentro do Tripit

A desvantagem do Tripit é que é em inglês, então quem não entende nem um pouquinho do idioma pode se enrolar para cadastrar as atividades.

Mas se você não entende nada de tecnologia e nem está querendo aprender, não se desespere. Você pode fazer seu roteiro de viagem com um belo papel e caneta. Por que não? Você pode escrever o seu próprio roteiro de Orlando à mão mesmo, sem nenhuma crise. E acredite que a viagem será tão divertida quanto! 😉

Lembre-se que se você sentir dificuldade em montar o seu roteiro, nosso Guia de Orlando – Andreza Dica & Indica pode te ajudar e muito. Saiba mais nesse link.

Já conhece os serviços da Andreza?

47 comentários em “Roteiro de viagem para Orlando – Como montar o seu”

  1. Olá Andreza, estou adorando o blog.
    Tenho dúvidas no item 3, irei em março, acho que não consigo visualizar esse calendário ainda né? Pelo menos não achei nos parques que vou. Obrigada, e parabéns pelo blog

  2. Andreza, sou super fã do seu blog e eu simplesmente A-M-E-I este post, principalmente o passo 6! Minha viagem será em Maio de 2014, e estava procurando roteiros para usar nos parques (como quais atrações visitar, etc) e esse passo me ajudou muito!!!! Obrigada, e parabéns pelo sucesso do seu blog 🙂 🙂 🙂

  3. Oi Andreza, muito bacana este seu blog, era exatamente o que procurava.
    Claro que, pelo seu comentário, é impossível conhecer tudo numa viagem mas sabe como é, todo mundo quer conhecer tudo e aí fica aquela ansiedade que acaba atrapalhando.
    Nossa ideia inicial era mandar somente as crianças pois achávamos que para adultos não teria muita vantagem o que acabou caindo depois de ler alguns de seus post, vamos ver como vai ficar o custo final para estudar a viabilidade pois serão as 3 meninas (4, 10 e 18) mais eu e esposa.
    Você acha que para quem está indo pela primeira vez é melhor com aquelas agências ou rola por conta própria? E por agência, qual o tempo de antecedência?
    Outra coisa, sabemos que tem a questão de alta e baixa temporada, quais os meses de menor movimento, estamos pensando em fevereiro ou setembro pois poderíamos aproveitar um pouco mais.
    Obrigado e parabéns pelo blog.

  4. Olá Andreza,

    concordo contigo, mas "rasgando uma seda", fica muito fácil de organizar a viagem seguindo suas dicas.

    Acabei de voltar de uma ótima viagem, onde o motivo era comemorar o aniversário da minha filha. Nosso planejamento foi em cima de lembranças e muito através das suas dicas, que foram imprescindíveis.

    Agradeço de coração,

    Gurgel e Família.

  5. Olá Andreza!!!

    Realmente, a "viagem" para Orlando começa muitos meses antes do embarque por conta da logística necessária. São as reservas em restaurantes com personagens, organizar em que dias ir aos parques por contas dos eventos e horas extras e ainda associar com os dias de compras.

    Porém, fica muito mais fácil quando se seguem as suas preciosas orientações.

    Acabamos de voltar de viagem onde o motivo principal foi comemorar o aniversário da minha pequena e gostaria de te agradecer bastante em nome da família pelo fato de saber que, usufruímos muito por conta da organização que você, através do Site, nos propiciou.

    Gladson Gurgel e família, uma família realizada!!!!

  6. Andreza, eu e meus amigos começamos a planejar a viagem agora, gostaria de saber se tem como montar uma viagem para Orlando + Miami (10 dias em Orlando e 3 em Miami) com 5 mil reais por pessoa estamos querendo ir em julho, caso não dê certo, iremos em janeiro. Obrigado.

  7. Boa tarde Andreza,
    estou indo para Orlando dia 04/02/14 e volto 19/02/14, estarei indo com minha esposa e minha filha e estamos adorando sua dicas, elas nos ajudaram muito.
    Mas não estamos conseguindo visualizar o calendário da Disney para nos programar a respeito das paradas e da queima de fogos, vc saberia nessa período quais são os dias?
    Obrigado.

  8. Olá Andreza !!!

    Adorei o blog, e suas dicas são ótimas .
    Vamos para Orlando no dia 10/04 ao dia 23/04, estamos programando 09 parques, gostaria de saber se vc acha muitos dias em parques, pelas nossas contas vamos ter apenas 02 dias para compras. Gostaria de ter uma opinião sua.
    Obrigada, bjos
    Alessandra Souza

    1. Fui pra Orlando e acredite: 09 parques é demais.Escolha os melhores.Posso garantir também que apenas 02 dias de compras vcs irão se arrepender.Sugestão: deixe um dia extra pra fazer aquilo que ficou faltando.

  9. Oi andreza, muito legal seu blog. Me ajuda muito ele.
    Queria uma opnião sua, ou ate o pessoal que participa do blog tambem se puderem rsrs
    Estou indo pra Orlando agora dia 2 de maio, e vou pra 10 parques la em 14 dias, tinha pensado em ir nos da Disney primeiro e depois comecar so os mais radicais rsrs
    Minha duvida é, como são muitos parques se ficaria mt cansativo fazer desse jeito? Vc indicaria uma mistura, tipo que?
    Vou com mais 2 pessoas. rs

    um abraçooo

  10. Oi Andreza!
    Adoro seu blog! Estou montando minha viagem q sera em setembro.e ficaremos 13 dias inteiros em orlando, sem contar dias de viagens.
    Qtos parques acha que conseguimos visitar?
    Somos 2 adultos e 2 criancas (4 e 6 anos)
    Bjs

  11. Oi Andreza, tudo bem? Primeiramente parabéns pelo blog, extremamente organizado. Tenho pesquisado pela internet quando será o spring break em 2015. Estamos planejando de ir em abril, a partir do dia 11 ou dia 17, porém, não consegui descobrir exatamente quando serão as férias americanas. Terias alguma informação sobre isso?
    Obrigada desde já!

  12. Olá Andreza!
    Em março deste ano comecei a pesquisar coisas na net sobre viagem a Orlando e GRAÇAS A DEUS me deparei com seu blog.
    Bem, viajamos para Orlando em 02/06 e retornamos dia 15/06.
    Só tenho a agradecer por todas as suas dicas. Fui eu e um primo. Fizemos 10 parques. Seguindo sempre EXATAMENTE a ordem indicada por você para fazer os brinquedos. Foi tudo perfeito. Praticamente não encaramos filas enormes. Mas tenho plena certeza de que aconteceu desta forma porque fizemos do jeitinho que você orienta.
    Também seguimos suas dicas para restaurantes. Amamos todos que fomos.
    Não satisfeita em pesquisar suas dicas no seu blog, também comprei o Guia Orlando.
    Enfim… muito, muito, muito obrigada.
    Grande abraço.
    Kátia Kaczan

  13. Olá, Andressa!
    Parabéns pelo blog! Muitas informações e tudo muito claro e objetivo!
    Estou planejando minha viagem para abril de 2015, mas estou com um problema! Só consigo acessar as diárias e quartos de hoteis da disney com datas até 31 de dezembro. Você saberia dizer quando o calendário para 2015 será aberto?

    Agradeço sua atenção!

  14. Parabéns pelo Blog Andreza!! Andei lendo muuuito e pesquisando bastante, e seu blog foi de extrema ajuda para planejar minha primeira ida a Orlando. Baseado nas informações encontradas aqui (e em outros blogs) criei um roteiro completo para cada parque (AK, MK, EPCOT, HS, US, IoA, BG e SW) contendo o nome de cada atração, a área onde se encontra, o número no mapa oficial (só não sei se utilizei a versão mais atualizada de mapa), a descrição de cada atração, e aí criei uma espécie de programação baseado em informações de duração de cada atração, um tempo médio de fila, e feeling (rsrs). Gostaria de te enviar esses arquivos para vc verificar se são úteis para disponibilizar no seu blog e também para vc dar sua opinião sobre eles. Se quiser entrar em contato comigo, meu email é loezbm@gmail.com. Só para deixar claro: não tenho nenhuma pretensão com esses arquivos não, só acho que se forem úteis pra vc, nada mais justo do que te ajudar, como vc me ajudou a montá-los!! São arquivos em excel, bem pequenos e eu criei duas versões: uma mais completa (com as descrições e tudo) e outra mais compacta, para visualizar no smartphone. Grande abraço e muito obrigado pela ajuda com as informações do Blog!

    Abraço

  15. Olá Andreza !
    Nunca fomos e estamos pensando em ir em outubro, somos três adultos, pai, mãe e filho, gostamos de muita aventura. Periodo de uma semana no máximo. O que vc sugere ? Obrigada

  16. Andreza, PARABÉNS!!!

    Você saberia informar quando o calendário para 2ª quinzena de janeiro/2015 ficará disponível, quero tentar arranjar meu roteiro.

    Outra coisa estarei no feriado (Martin Luther King) de 18 de janeiro, o que será melhor fazer: dia 15 chego de Miami às 11h em Orlando, pretendo fazer as compras na Target e WalMart, a noite jantar em Downtown, no dia seguinte pretendo ir no Magic Kingdown e depois EPCTO ou Hollywood Studios os próximos dias de compras (18 e 19) ou fazer algum parque no 2º dia? qual será menos cheio?
    Abraços
    Luciane de Assis

  17. Andreza, por favor…
    Precisamos muito saber quais parques devem ser feitos em final de semana (sábado e domingo). Por favor mesmo, aguardamos sua resposta (ansiosamente!). Obrigada, seria muito bom se vc nos respondesse… Bjks :*
    Marisa

  18. Andreza,
    Quais parques são melhores para fazer no sábado e no domingo???
    Por favor mesmo, aguardamos uma resposta!! o_0 😀
    Parabéns pelo blog! Marisa

  19. Olá Andreza. Adorei seu blog. Estou tentando montar um roteiro para minha sobrinha que viaja agora em fevereiro. Vc sabe qual a melhor operadora de telefone para se usar lá? E a questão do wi-fi como funciona?

    Grata

    1. Oi,
      Carmem
      Todas as vezes que eu foi para os EUA eu uso o chip da America Net e sempre funcionou muito bem, os parques tem wi-fi, mas dependendo da quantidades de pessoas usando o wi-fi do parque, tende a oscilar e as vezes cair, nessa minha viagem recente para Orlando tinha momentos em que eu desabilitei o wi-fi do parque e usei a internet da America Net.
      Fico a disposição
      Abraços e Obrigada

  20. Marquei minha viagem de 06 a 17/09. Porém gostaria de saber se chove muito em setembro, corro o risco de perder os melhores parques e atrações?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *