motorhome
/ Disneyland California/ Fora dos complexos/ Hospedagem/ Outros parques na região/ Transporte

Como foi alugar um motorhome na California

Como vocês já devem saber, nós passamos 22 dias na Califórnia e Las Vegas, sendo 4 deles a bordo de um motorhome. E hoje vou contar essa parte da viagem, que com certeza foi uma das melhores. Uma super aventura!!!

Antes de começar esse post, preciso explicar uma coisa que eu também não sabia até começar a pesquisar essa viagem: a diferença entre trailer e motorhome.

Trailer são aquelas casas sobre rodas, mas que não possuem motor; eles são engatados e puxados por carros ou caminhonetes. Já o motorhome (ou RV) é a casa motorizada, ou seja, trata-se de um único veículo que não se separa. O que alugamos foi esse último.

Eu sempre tive vontade de fazer uma viagem dessas, mas a ideia começou a sair do papel em setembro de 2013, quando estávamos nos Estados Unidos e vimos diversas locadoras de motorhome. A filhota ficou doida e disse que também queria. Ali tomamos a decisão que parte da nossa viagem para a Califórnia seria de motorhome para experimentar.

E vou tentar contar aqui um pouco da nossa aventura para vocês e procurar ajudar quem também está querendo fazer uma viagem dessas.

Onde e como alugar um motorhome

Eu optei pela empresa Cruise America. Eu tinha boas referências deles de outros conhecidos então resolvi não arriscar com uma empresa sem referências. Eles possuem mais de 120 unidades espalhadas nos Estados Unidos, então acredito que você possa encontrar uma unidade perto da região em que estiver.

Decidimos que ficaríamos somente 4 noites para experimentar, afinal de contas estamos longe de ser aventureiros, muito menos mochileiros e ficamos com medo de ser um experiência terrível. Achamos que 4 dias, caso não fosse legal, seria suportável.

Nós retiramos o motorhome na unidade de São Francisco, no município de Newark e devolvemos na unidade de San Diego, no município de Spring Valley.

O horário de retirada do motorhome é de segunda a sexta das 13h às 16h. Sábado algumas unidades abrem e aos domingos nenhuma unidade funciona. A devolução deve ser feita entre 9h e 11h. Portanto você precisa organizar sua agenda para retirar e devolver o motorhome, dentro dessas datas e horários.

Nós chegamos aproximadamente 12h para a retirada. Arriscamos chegar cedo e ficar esperando, mas por sorte o nosso motorhome já estava pronto e pudemos sair. A retirada demora em torno de 40 minutos. Você assina um monte de papel, assiste a um vídeo sobre o funcionamento do motorhome, acompanha uma vistoria e recebe as chaves. Nesse link você consegue assistir a um vídeo da Cruise America sobre o dia da retirada do motorhome.

Toda a negociação e reserva eu fiz diretamente com a Cruise America.

Se você vai pegar e devolver o seu motorhome na mesma localidade, você pode fazer tudo direto no site, no canto superior esquerdo. No meu caso eu não pude fazer por ali, porque optei pela opção one-way rental, algo como sentido único…

O que isso significa? Que eu retiraria numa localidade e devolveria em outra. Nessa opção é necessário fazer a reserva por telefone ou chat. Eu usei o chat no primeiro momento e dei continuidade por email. O atendimento foi todo em inglês. Não há atendimento em português, mas deve ter em espanhol; acabei não perguntando. Caso você opte por fazer o one-way rental, existe uma taxa extra, que vou falar mais adiante.

Tudo funcionou perfeitamente e não tivemos problema nenhum tanto na reserva, quanto na retirada.

Como é o interior do motorhome e como é o dia-a-dia lá dentro.

Cruise America possui 3 modelos de motorhome: para 3, 5 e 7 pessoas. Somos em 3 pessoas, mas a melhor decisão que tomamos foi alugar o de 5 pessoas, o chamado de standard. Ele mede 7,6 metros de comprimento.

Abaixo planta da configuração dessa opção de dia e de noite e algumas fotos gerais do interior do motorhome.

Motorhome para 5 pessoas

motorhome

motorhome

Nessa configuração uma cama de casal já é fixa, onde dormíamos eu e meu marido. Já minha filha dormia sozinha numa cama sobre os bancos do passageiro e motorista, num espaço, que para uma única pessoa até era legal. Essa cama sobre os bancos não acomoda dois adultos. No máximo um adulto ou 2 crianças, mesmo assim é bem apertado.

Atenção: essa cama não é recomendada para crianças pequenas ou que se mexem muito, pois é perigoso cair de lá de cima 🙁

motorhome

motorhome

E a mesa, que vira outra cama, que nós não precisamos desmontar nunca. Isso foi, com certeza muito mais confortável para nós. A mesa, que acomoda 4 pessoas sentadas meio apertadinhas, sempre ficava montada e servia para apoio para um monte de tranqueira quando dormíamos.

motorhome

Abaixo está a planta da opção para 3 pessoas, chamado compact. Esse motorhome mede 5,8 metros de comprimento. Note que nesse caso, eu e meu marido teríamos que dormir na cama sobre os bancos, onde é super apertado. E todas as noites teríamos que desmontar a mesa para transformá-la em cama para minha filha.

Motorhome para 3 pessoas

Sem contar que o bagageiro do motorhome de 3 pessoas é super pequeno e talvez não acomodaria nossas malas. Nós tínhamos 2 malas grandes, uma média e uma pequena e tudo cabia no bagageiro com folga. No de 3 pessoas acho que não ia caber nem metade, pelo o que vi.

Então realmente foi uma ótima decisão ficar num motorhome maior. Foi muito mais prático e espaçoso. Portanto, se você está numa família de 3 pessoas, mesmo que sejam dois adultos e uma criança, eu recomendo o motorhome de 5 lugares, para maior conforto. E tive a oportunidade de entrar e conhecer um motorhome de 7 lugares, chamado de “large” e já adianto: 6 adultos ali dentro considero quase impossível 🙁

Motorhome para 7 lugares (large)

Nessa opção, que mede 9 metros, a cama fixa é um pouco maior que a cama do motorhome de 5 pessoas e o banheiro é dividido em box de um lado e vaso e pia do outro. E existe uma porta dividindo esse quarto e o banheiro do restante do motorhome. Dá mais privacidade para o casal e para quem está usando o banheiro.

A cama sobre os bancos permanece no mesmo esquema e a mesa também precisa ser desmontada para se transformar em cama. A diferença nessa área é um sofá grande, que cabe mais uma pessoa. Acho complicado colocar 7 pessoas ali dentro, mas 5 ou 6, sendo umas 2 ou 3 crianças, perfeito! Já o bagageiro dá para fazer uma festa dentro, de tão grande.

Abaixo algumas fotos do motorhome de 7 pessoas.

motorhome

Bem, vamos voltar ao nosso motorhome. Ele é equipado com fogão (forno não), exaustor, microondas e geladeira com freezer. Achei a geladeira de um tamanho ótimo. Não fiz comida de verdade lá dentro. Compramos comidas congeladas ou saladas e praticamente só usamos o microondas. Nós só jantamos e tomamos café no motorhome; nossos almoços foram nas cidades que visitamos. Portanto foram só 4 cafés da manhã e 4 jantares.

motorhome

motorhome

Tem bastante armário dentro do motorhome, mas quase todos para guardar mantimentos; não tem muito lugar para guardar roupas. Então nossas roupas ficavam nas malas que estavam no bagageiro e todas as noites separávamos os que íamos usar naquela noite e no dia seguinte. Dentro do motorhome só ficava necessaire e casacos. O resto ia e vinha do bagageiro todos os dias.

Ah… Um detalhe! Os armários são vazados por dentro, ou seja, não possuem divisórias entre eles, portanto eles se “comunicam” internamente. Então com o movimento do motorhome tudo se mexe dentro dos armários e é até perigoso quebrar alguma coisa.

Tivemos uma latinha de batata Pringles que abriu a tampa durante o trajeto e tinha batata dentro desse armário que ficava em cima da cama inteirinho… Para limpar depois foi um parto!!! Então tenha cuidado ao guardar coisas nos armários, principalmente coisas que quebram.

O banheiro foi uma das partes mais complicadas do nosso dia-a-dia. O vaso sanitário é mais apertado que o de avião e ainda fica em cima de uma plataforma. Não vou entrar nos detalhes sórdidos, mas usar o vaso era um exercício de contorcionismo. 🙂 Já o banho, por incrível que pareça, não é ruim não.

O box, que também fica numa plataforma, tem o teto bem baixo. Acho que o limite é uma pessoa de 1,80m de altura. Se a pessoa for mais alta, o banho provavelmente não será confortável. O chuveiro não é ruim, não. Já tomei banhos piores em outros lugares. E a água também esquenta bem, Aliás se não regular direito, pode até queimar.

Nós havíamos reservado campings com banheiros, mas acabamos não usando em nenhum deles. Usamos só o banheiro do motorhome. Confesso que foi um alívio, pois pensei que o banho seria um problema, mas foi super tranquilo. A pia fica do lado de fora do banheiro.

Eu acabei não fotografando, mas o motorhome era super iluminado. São em torno de 10 luminárias que podiam ser acionadas individualmente, então podíamos controlar quais áreas queríamos iluminar e quais não. Achei isso muito bom. Todas as janelas tinham cortinas bem grossas, que impediam a entrada de luz do sol de manhã cedo.

Outra coisa que me surpreendeu foi a quantidade de tomadas. Tinha mais tomada que muito hotel. O único defeito é que não tinha nenhuma perto da mesa, todas eram perto da pia.

Um item que me preocupava também era dormir. Primeiro pelo frio. Fomos para lá no inverno e chegamos a pegar algumas noites com aproximadamente 4ºC e eu tinha receio de ser frio lá dentro; afinal de contas estávamos dormindo dentro de um carro exposto ao tempo. Que nada!!! O aquecedor dava super conta e foi sossegado.

Só penamos na primeira noite para achar a temperatura ideal; às vezes estava um forno e às vezes um freezer. Mas depois achamos o meio termo e foi tudo bem. A parte ruim é que o aquecedor faz um barulho bem forte quando está operando. Eu acordava todas as vezes que ele se auto ligava e depois voltava a dormir. Era só o “susto” inicial.

Minha segunda preocupação era: “será que vou conseguir dormir assim fora de uma construção?”. A ideia de estar exposta dentro de um carro me deixava meio apreensiva. Confesso que na primeira noite fiquei bem cismada. Quando nos mexíamos na cama ou andávamos, o motorhome inteiro balançava, então eu tinha a impressão que alguém estava mexendo em algo no veículo. Mas depois nos acostumamos e foi bem mais tranquilo do que eu imaginava.

Importante mencionar que só dormimos em campings; jamais dormimos na rua ou estacionamentos. Vou falar dos campings mais adiante, mas já saímos daqui com todos eles reservados. Não quisemos arriscar, nem ter nenhuma surpresa negativa na nossa primeira viagem nesse formato. Então nos sentimos mais seguros estando em um lugar “fechado” e com alguns “vizinhos”, já que sempre tinham outros motorhomes ou trailers em volta.

Ao fazer a reserva do motorhome você define se quer alugar mais dois opcionais: o Vehicle Provisioning Kit, que consiste em panelas, pratos, copos e outros utensílios. Esse kit custa US$100,00 a mais na sua reserva.

Não reservamos esse kit, porém ao chegarmos no motorhome todos esses itens estavam lá, mas não foram cobrados. Praticamente não usamos nada, pois havíamos comprado descartáveis, o que eu recomendo muito, porque lavar louça dentro daquele espaço reduzido, era bem complicado. Sem contar que você não pode esquecer nada em cima da pia ao sair com o motorhome, pois na primeira curva vem tudo para o chão. Então guarde tudo antes de partirem.

O outro opcional é o Personal Kit, que consiste num lençol de baixo, um lençol de cima, um travesseiro, uma fronha, uma toalha de banho, uma de rosto, uma de cozinha e um edredom por pessoa que custa US$55,00 por pessoa.

Esse nós alugamos e acho que me arrependi. O lençol de baixo não tinha elástico, portanto escorregava a noite inteira na nossa cama que era meio plastificada. As tolhas eram bem puidinhas. E o travesseiro… ai, o travesseiro! Era ruim demais! Só o edredom era realmente o que eu teria.

No final acabamos comprando dois novos (e ótimos) travesseiros no Walmart por US$18,00 cada e trouxemos para o Brasil. E compramos também um tapete para o banheiro, pois isso não vem no kit e dava a maior aflição sair do chuveiro e não ter um tapetinho. Convivemos com as toalhas puídas e com o lençol escorregadio sem elástico pelos 4 dias. Todos sobreviveram!

Acho que por US$165,00 que gastamos nos 3 kits, teria dado para comprar esses itens no Walmart, talvez até com melhor qualidade. Outra alternativa é levar todos ou alguns itens do Brasil, mas logo de cara descartei essa alternativa, pois ainda ficaria viajando quase duas semanas depois de devolver o motorhome e não ia ficar carregando tudo isso o resto da viagem. Mas se ficássemos a viagem inteira com o motorhome, eu acho que teria levado.

Um detalhe sobre a limpeza: tive a impressão que entre um cliente que devolve o motorhome e outro que pega, não há uma limpeza pesada, até porque é o tipo de veículo que está sempre exposto à sujeira. Percebemos que o chão estava um horror… Dava para sentir a sujeira no chão. E como em camping tem muita terra e se entra e sai o tempo todo, o chão fica horrível! Então no segundo dia fomos ao supermercado atrás de alguma coisa para uma faxininha rápida no motorhome e super indico dois produtos que compramos:

Um deles é uma espécie de vassoura chamada Sweeper da marca Swiffer (US$9,99). Ela é usada com os refis de lencinhos umedecidos da mesma marca (US$5,29 – caixa com 12 unidades) que se prendem facilmente na vassoura. Também existe refil de pano seco. A vassoura gira 360º e limpa rapidamente o ambiente. Gastei no primeiro dia 6 unidades do refil para deixar o chão limpo, mas deu gosto andar descalço naquela noite 🙂

O outro produto são lecinhos umedecidos desinfetantes da marca Lysol (US$1,99 – com 35 unidades). Usamos para limpar as pias, assento do vaso sanitário e paredes do box. Sensacional!!! São produtos práticos, baratos e super eficientes. E deixaram nosso motorhome com outro aspecto. Sem brincadeira!!! Pode parecer bobagem mas fez uma tremenda diferença na nossa noite. Nada como uma limpeza no ambiente!

Como dirigir o motorhome

Ele é exatamente como um carro grande. Só é mais duro, pesado e barulhento… E bota barulhento nisso. Tudo faz muito barulho… Além do barulho dele, ainda tem o som das coisas se mexendo dentro dos armários. Uma loucura!!! Chega a ser engraçado. É óbvio que ele também é mais lento. Não é difícil dirigi-lo, mas é importante ter bastante atenção, principalmente nas ultrapassagens, em função do tamanho.

Para fazer manobra, é sempre bom que alguém saia do motorhome para ajudar, pelo menos nas primeiras manobras até se acostumar com o pequeno “monstrinho”. Tenha cuidado, pois qualquer dano no veículo será cobrado de você. Lembrando que o motorhome é automático como a maioria dos carros nos Estados Unidos.

Sugiro até você dar uma lida no nosso post sobre como dirigir em Orlando, pois muita coisa se aplica ao motorhome e à Califórnia também. Não é necessário habilitação especial para dirigir o motorhome. Só é pedida a nossa habilitação normal. Meu marido, por precaução, tirou a PID (Permissão Internacional para Dirigir). Ficamos sabendo de casos de policiais na Califórnia que não aceitaram nossa habilitação mesmo para carros e criaram encrenca.

Para não correr risco resolvemos levar as duas, no caso de sermos parados por um policial mais chatinho. Mas nem fomos parados e nem precisamos usar a PID.

Sobre pedágio: por incrível que pareça, rodamos na Califórnia e Nevada 2.700km e só havia um único pedágio de menos de US$6,00. Mas essa praça de pedágio não tinha funcionário; ou você deve ter o método automático de pagamento (como o nosso Sem Parar) ou pagar pela internet depois. Nós utilizamos o segundo método. Caso não pague, você recebe a multa no cartão depois.

Importante mencionar que enquanto o motorhome está em movimento é obrigatório que todos os passageiros estejam de cinto. Existem cintos nos bancos do motorista e passageiro e em todos os assentos dentro do motorhome.

Onde estacionar o motorhome

Esse era um outro problema que achávamos que teríamos, mas no final foi sossegado. Em algumas cidades, como Carmel e Solvang encontramos estacionamentos gratuitos para motorhome, os chamados RV parkings. Basta seguir as placas. Ao nos aproximarmos do centro das cidades, as placas já começam a aparecer.

Para quem mora em São Paulo, como nós, foi tão surreal ver estacionamento gratuito… Nos primeiros que paramos ficamos por um tempão procurando uma guarita ou funcionário para pagamento. Já no Pier de Santa Monica, por exemplo, o estacionamento era pago. Foi em torno de US$20,00. Acabamos pagando, pois era muito mais prático.

Não achamos simples achar vaga tão grande para estacionar na rua nos lugares turísticos. Rodávamos e não achávamos. Então começamos a usar somente estacionamentos gratuitos. Quando esses eram inexistentes, acabamos optando pelos estacionamentos pagos, mesmo. Fique atento às sinalizações, pois em algumas localidades é proibido estacionar RV (motorhome) ou tem um horário determinado, conforme imagens abaixo.

A informação “no overnight parking” significa que não pode pernoitar ali. Já “no RV parking” significa que não pode parar RV’s ali em nenhum horário.

O que comprar para o motorhome

O motorhome vem completamente “pelado” em termos de suprimentos. Então você deve parar no supermercado mais próximo para comprar os principais itens para passar pelo menos a primeira noite. Vamos à algumas sugestões do mínimo necessário:

  • Água (a água do tanque não deve ser usada para beber)
  • Descartáveis (pratos, copos, guardanapo, talheres
  • Produtos para limpeza (basta comprar os dois já indicados, que é mais do que suficiente, até porque você está de férias e não vai ficar fazendo faxina)
  • Sacos de lixo
  • Papel higiênico
  • Bebidas e alimentos para as refeições (avalie quais e quantas refeições farão no motorhome e compre o necessário)
  • Se não reservou o kit pessoal, é hora de comprar travesseiros, lençóis, toalhas, etc
  • Se não reservou o kit de cozinha, avalie o que você vai precisar de utensílios para preparar os itens que está comprando.
  • Se reservou o kit de cozinha ou vai comprar algumas coisas, precisa comprar detergente e esponja.

Quanto custa alugar um motorhome

O preço varia de acordo com a época do ano, como quase tudo o que envolve o turismo. Vou falar de quanto custou o nosso, que foi alugado em janeiro, período de baixa temporada nos Estados Unidos:

  • US$156,00 – locação (média de US$39,00 por noite)
  • US$238,00 – taxa cobrada para rodar 700 milhas (em torno de 1.000km) – se rodar menos a diferença é estornada no cartão. Se rodar mais você paga a diferença depois de US$0,34 por milha rodada. No nosso caso foi estornado US$15,00 referente a 43 milhas não usadas.
  • US$350,00 – taxa cobrada por devolver o motorhome em outra localidade. Se você devolver na mesma localidade, não há essa taxa.
    Total de US$744,00

No momento da reserva deixamos uma garantia de US$300,00 que foi abatida do valor total. Porém, se cancelássemos a reserva, esse valor não seria devolvido. E no momento de retirar o motorhome, você deixa US$500,00 de depósito. Caso o carro não tenha nenhuma avaria, na devolução o valor é estornado. Existe também um custo extra pelo uso do gerador de energia de US$3,50. Mas como só usamos energia dos campings, não tivemos esse custo.

Se não tivéssemos optado por devolver em outra cidade teria ficado somente US$379,00. Barato se formos considerar que ao mesmo tempo pagamos hospedagem e transporte. Sem contar que se tivéssemos rodado menos, teríamos um reembolso referente às milhas bem maior e consequentemente esse valor de US$379,00 seria ainda menor.Tudo isso para dizer que é uma opção econômica de viajar, diferente do que muita gente pensa.

Reforçando que os preços são diferentes na temporada.

Como eram e quanto custam os campings

Como falei, reservei camping para as nossas 4 noites com o motorhome. Saí daqui com todos já reservados. Reservei todos da bandeira KOA, que possui quase 500 localidades nos Estados Unidos e eu tinha boas referências. Todos os campings que reservamos ficavam entre o caminho de São Francisco e São Diego, com pequenos desvios. São eles: Santa Cruz/ Monterey, Avila/ Pismo Beach, Ventura Beach e San Diego Metro.

Esses acabaram sendo nossas escolhas porque queríamos campings com banheiros, pois achávamos que não usaríamos o chuveiro do motorhome. Mas no final das contas, não usamos nenhum banheiro de camping, então esse item não precisaria ter sido uma preocupação.

Esses campings eram verdadeiros resorts em termos de estrutura: a maioria tinha piscina, tinha opção com mini golf, pula-pula, tiroleza… Muita atividade legal e que no fim não tivemos tempo de usar, porque acabamos somente passando a noite em todos eles. Uma pena!!!

Um item que usamos em dois campings foi a fogueira para assarmos marshmallows e s’mores no melhor estilo americano.

Uma coisa importante é avaliar se o camping / vaga escolhida tem o full hoockups, que seriam todas as conexões: de água, dejetos e eletricidade. Tendo tudo isso, você conecta tudo assim que chega e não tem dor de cabeça.

Alguns campings possuíam lavanderias por moedas e utilizamos em duas ocasiões. Todos eles tinham wi-fi e funcionava muito bem. Todos eles possuíam uma loja de conveniência; algumas maiores, outras menores, mas todos tinham uma loja para um artigo de emergência. Foram nessas lojas que compramos a lenha, acendedores e marsmallows para as nossas fogueiras.

Importante mencionar que no inverno, quando estivemos lá, a loja, onde também fica a recepção, fecha bem cedo; por volta de 17h30, 18h. Numa das noites chegamos depois das 19h, mas numa cabine no portão tinha um envelope pendurado com o nosso nome e as instruções da nossa vaga. Super organizado… Não falamos com ninguém (nem tinha ninguém para falar), pegamos nosso envelope, e fomos para a vaga marcada no mapa. Simples assim!

Estávamos super preocupados pois já estava “tarde” e não sabíamos se poderíamos entrar, mas eles já deixam tudo esquematizado… Tinha até instruções para campistas que não tinham reserva. Portanto qualquer horário do dia ou da noite que você chegar, tem como usar o camping.

Com diária de camping, gastamos mais ou menos US$55,00 por dia já com energia elétrica, água, esgoto… Ou seja, toda estrutura necessária para nós, portanto tivemos esse custo extra por dia para ter um certo “suporte”. Existem opções mais baratas nesses mesmos campings ou em outros com estrutura mais simples.

Já a Claudia e sua família, que escrevem o blog Felipe o Pequeno Viajante, contam como eles pernoitaram quase todas as noites de graça numa viagem de 25 dias pelos Estados Unidos. É uma possibilidade; nós somos menos “corajosos” e preferimos a segurança de um camping. Avalie se é uma opção viável para vocês.

O único defeito do camping era ver os motorhomes e trailers super, ultra, mega arrojados dos nossos vizinhos, que humilhavam o nosso pequenino. 🙂

Abaixo fizemos um pequeno vídeo da parte interna do nosso motorhome.

O que achamos

Incrível!!! Adoramos a experiência! Ficamos arrependidos de não termos reservado umas 7 noites no total. Daria perfeitamente para ficar mais alguns dias com ele. E com certeza vamos marcar outra mais longa, pois gostamos bastante. Hoje, quando falamos do nosso motorhome, morremos de saudade!!! Quando devolvemos o motorhome, ficamos os 3 com umas caras meio tristes por alguns minutos, pois foi algo muito legal que fizemos em família. Uma experiência diferente e divertida!

Ainda não fizemos o post sobre a parte operacional do motorhome: abastecimento, gás propano, reservatório de resíduos, lixo e tudo aquilo que é bem menos divertido 🙂 Ah! E não perca o post sobre onde alugar motorhome em Orlando e como acampar dentro da Disney.

A despedida doeu muito!!! 🙁

Já conhece os serviços da Andreza?

146 comentários em “Como foi alugar um motorhome na California”

  1. Oi, Andreza.
    Gostaria de saber se pessoas altas ficam confortáveis nas camas do motohome. Eu e meu marido somos altos, temos 1,87m, e menus filhos também, 6 e 13 anos. Obrigadas pelas dicas.
    Bjs
    Monica

    1. Oi,
      Monica
      Realmente os espaços dentro do motorhome são apertados, o que você podxe tentar fazer é, alugar um motorhome de 7 pessoas que no caso é um pouco maior os espaços.
      Fico a disposição
      Abraços e Obrigada

      1. Boa tarde, muito bom seu relato de viagem. Estou organizando uma trip pra califa em abril para dois casais, e estou em dúvida sobre alugar um motorhome ou um jucy car . Minha principal dúvida é se poderemos estacionar o motorhome (ou o jucycar) na rua para pernoitar, por exemplo, tendo em vista que nosso maior foco será as praias onde iremos surfar. Você saberia dizer sobre isso? O objetivo é justamente evitar custos com camping, exceto quando tivermos de fazer a limpeza do banheiro do motorhome. Valeu!

        1. Oi,
          Rafael
          Eu não consigo avaliar por que não conheço o jucy car, mas eu acredito que você terá um maior conforto no Motorhome porque nele tem banheiro com chuveiro e uma pequena cozinha com fogão e microondas e geladeira.
          Sobre estacionar para pernoite, tem alguns lugares na costa que é permitido parar o Motorhome.
          Abraços e Obrigada

    1. Oi Juneca, boa tarde!

      Eu e minha esposa também iremos para a california, porém em outubro.

      Assim que voltar nos de umas dicas de como foram suas viagens.

      Abraço.

      Antonio

      1. Estamos indo também em outubro. Eu, minha esposa (Suely) e nossa filha adulta (Carla). Já alugamos o RV. Sairemos de São Francisco e por 13 dias iremos até Las Vegas!
        Valeu muito as informações que encontramos neste blogs!
        Obrigado por disponibilizar as dicas!

  2. Amei tudo!
    Muito obrigada. Tirou nossas dúvidas e medos tbm! rsrsrs
    Proximas férias, lá vamos nós de Motor Home! E seguindo cada dica valiosa do seu post. Vcs ajudaram a convencer o meu marido a embarcar nessa aventura.
    Obgdaaaaaaa!

    1. Que bom, Rosi.
      Vai ser uma aventura. Nos divertimos muito e acho que vocês também vão gostar.
      Morremos de saudades do nosso “trambolhão”!
      Grande abraço

  3. Olá Andreza,
    Comecei a pensar nessa possibilidade agora. e Incrivel você tirou todas as minhas possíveis dúvidas e fiquei mais animada ainda. Dicas ótimas!!!! Beijos!!!

      1. Oi Andreza, obrigada pelas dicas… super úteis. Estamos planejando uns 4 dias c o MotorHome. Somos 2 casais adultos! Vc acha q o de 5 pessoas dá p nós ou ficaria muito apertado?
        Parabéns!
        Valeu, bjks 😘
        Celia

        1. Oi,
          Celia
          Primeiramente obrigada.
          Eu alugaria um de 7 pessoas para ficar mais confortável.
          Fico a disposição
          Abraços e Obrigada

  4. Olá,
    Adorei suas dicas!
    Não encontrei o post sobre a parte operacional do motorhome….pode me indicar o link?
    Vamos fazer uma viagem de doze dias pela California de motorhome também, super ansiosos!
    Obrigado

  5. Que maravilha! Vou fazer uma viagem parecida com minha família e fiquei curiosa sobre o funcionamento operacional do motohome e não consegui achar seu post sobre isso aqui no site! Como o encontro?! Obrogada 🙂

  6. Andreza, adorei as dicas!
    Vocês alugaram a RV direto no site, sem auxílio de agencia?
    Pergunto, pois estamos pensando em fazer uma viagem para Nova York entre outubro e novembro, ficar em média 6 noites na RV. Mas meu namorado está muito preocupado e com receio de fazer a reserva sozinho, achando que podem querer cobrar taxas, seguros… Algo a mais.
    Ele pediu um orçamento para uma agência de viagens, e as informações não coincidem. O valor que a agência passou, ficou praticamente o dobro.
    Podemos locar direto pela AC?
    Obrigada e fico no aguardo!
    Beijos, Taís

  7. Olá Andreza
    Você poderia me dizer se os campings que ficou são estratégicos para conhecer a localidade? Tipo poder deixar o motorhome e sair a pé por aí?

    1. Paulo,

      Os campings em sua grande maioria são afastados dos centros, ou seja não dá para ir a pé, o que faziamos era ir com o motorhome para a cidade, para em um estacionamento, passear para conhecer e no final do dia ir para o camping.
      Fico a disposição
      Abraços e Obrigada

  8. Muito interessante e detalhado. Estamos interessados em alugar um motorhome no Brasil, mesmo. E saber que vcs também não tinham experiência com esse tipo de equipamento foi o que mais nos agradou.
    Parabéns pelo blog.
    Um braço.

    1. Danilo, pense bem a respeito sobre alugar RV no Brasil pois nao dispomos de infraestrutura p/ tal. Os campings nao sao como os americanos, provavelmente terao que dormir em postos de gasolina em algumas cidades, o que torna a viagem insegura. Na ultimas duas semanas rodei com minha namorada por 3.500km. Saimos de SP, passamos por Paraty (casa de amigos), fomos p/ Buzios, Guarapari-ES, Conceicao da Barra-ES, Itaunas, Caravelas-BA (fizemos passeio de barco ate Abrolhos), Gov. Valadares-MG, BH e SP. Nesse trajeto nao vi um RV sequer. Fomos com meu carro, hospedamos em pousadas e hoteis. O custo diario foi de R$250,00 por pessoa, com tudo incluso (combistivel, hospedagem, refeicoes, bares, etc). Acho mais viavel. As estradas Brasil adentro estão boas, algumas um tanto esburacadas. Ja fizemos uma viagem p/ Chapada Diamantina de carro partindo de SP, foram 5.500km, e tbem nao me recordo de ter visto RV.
      Agora estamos planejando fazer a Califa e Grand Canyon em 2016.

  9. Andreza,
    Perfeito o post.
    Fiquei com uma dúvida: como se paga pedágio pela internet depois de passar por ele? Como procurar na internet?
    Estamos indo sábado que vem e queria entender isso.
    Bj
    Cinthia.

  10. Andreza, Mto mto obrigada pelas dicas… Pode ter certeza que fará toda diferença na minha viagem!!!
    Farei o mesmo percurso que vcs só que partindo de San Diego à San Francisco (eu, marido e minha bebê de 2 anos)!
    Minha principal dúvida são as paradas para idas as praias, você comentou dos estacionamentos… eles são pertos ou tem acessos as praias? Os campings parecem ser mais longes do litoral (rota 01).
    Eu se quisermos fazer aquela parada para vislumbrar uma praia não podemos parar o motorhome na estrada?

    Obrigada.
    Fernanda

    1. Fernanda,

      Algumas praias tem parada (o point view) e algumas tem estacionamento como a de Santa Mônica e os campings são longe das praias, mas como fomos no inverno não frequentamos as praias.
      Fico a disposição
      Abraços e Obrigada

  11. Olá, Andreza! Muito bom o seu blog, bem como a riqueza do conteúdo acerca da viagem de motorhome.
    Como vc disse antes, as principais atrações são distantes dos campings. Gostaria de entender melhor essa questão de sair do camping e poder retornar a noite.
    Por exemplo: a diária do camping é tipo de hotel, ou seja, tem horário para check-in e chek-out? Vc tem que desconectar tudo para passear pela cidade e ao retornar tem que se conectar novamente no mesmo espaço? Uma vez que o motorhome está conectado no “dump station”, os resíduos vão direto para o esgoto ou será necessário realizar aquele procedimento de limpeza?

    Ademar

    1. Ademar,

      Sim, é tipo hotel com check-in e check-out, correto se você resolver sair com o motorhome você tem que desconectar energia, esgoto e água, e depois que voltar ir para a mesma vaga e conectar tudo novamente.

      Fico a disposição
      Abraços e Obrigada

  12. Oi Andreza,

    estamos indo p California com um bb de 7 meses, vamos alugar um motor home, e eu queria saber com vc se eh preciso alugar com muito tempo d antecedência, e o mínimo de diárias, pois nossa programação eh chegar em L A conhecer a cidade de carro e depois pegar o motor p sair viajar.
    No motor tem lugar p encaixar o acento do bb::

    Grata
    Tai

    1. Oi,

      Tai
      Com certeza é melhor alugar com antecedência, porque pode acontecer de não ter Motorhome disponível na locadora para as datas que você deseja, pelo que sei não existe um número minimo de diárias.
      Referente a cadeirinha eu sei que tem cintos abdominais na parte de trás do Motorhome, mas eu não sei se da para prender a cadeirinha, o ideal seria tirar essa dúvida com a locadora do Motorhome, agradeço se você retornar para nos contar quando tiver a informação.
      Fico a disposição
      Abraços e Obrigada

  13. Sensacional! Que relato extraordinário e detalhado! Queria agradecer à família de vcs por todo este comprometimento em ajudar os próximos viajantes, esse espírito de companheirismo precisa ser muito valorizado, principalmente nos dias atuais. Parabéns e muito obrigado!!

  14. Olá,
    Adorei sue post sobre RV. Eu e minha familia (marido +3 filhos), queremos fazer essa viagem em janeiro/fevereiro de 2016.
    Gostaria de saber como é descer a HW1 dirigindo RV? Veículo muito grande, muitas curvas…
    Obrigada e parabéns!
    Mariane

    1. Oi,

      Mariane
      Quando descemos foi tranquilo, mas alguns cuidados tem que ser tomado, evitar pegar essa estrada a noite, cuidado com a pista molhada até porque a estrada é uma mão de ida e uma mão de volta e deixar a funcionalidade de freio motor ligado no motorhome.
      Fico a disposição
      Abraços e Obrigada

  15. Que legal essa experiência! E vc não esqueceu de escrever nenhum detalhe. Li com muita atenção e interesse. Estou indo com minha família (eu, esposa, filho de 18, de 11 e de 1 aninho) em junho/16. O avião vai direto pra San Francisco e quero ir a LA e Vegas. Vou ficar de 31/05 até 13/06. Vale a pena?
    Outra pergunta: Vi que não pode alugar o motorhome no dia que vc chega de viagem, é verdade?
    Um abraço.
    Marcio

    1. Oi,

      Marcio
      Eu fiz essa viagem de São Francisco até San Diego e valeu muito a pena, as paisagens e a experiencia…. minha filha na época com 8 anos adorou.
      Sobre a outra pergunta eu já ouvi falar disso, mas eu não sei dizer realmente porque nós pegamos o MotorHome no terceiro dia.
      Fico a disposição
      Abraços e Obrigada

    2. Boa tarde Marcio!
      Sem querer ser indiscreta, como ficou os valores nestes meses? Estou cotando para agosto de 2017 e a Cruise America me passou U$200,00 por noite + milhas, Achei muito diferente do valor que a Andrezza informou.
      Se preferir pode me responder por email – taize.crestani@gmail.com
      Muito Obrigada!

  16. Muito bem escrito e explicado! Estou querendo ir para LA e Las vegas em janeiro de 2016 e nem sabia por onde começar a pesquisar sobre motorhome. Já mandei seu link para meu marido pra ver se ele anima! Obrigada pelas informações! Abraços!

  17. Gostei demais dos comentários e dicas!

    Já fiz muito camping na Europa quando meus filhos eram pequenos. Morávamos na Inglaterra e conhecemos quase toda a Europa de trailer (engatado no carro que puxava) com as crianças. É mais complicado manejar o carro, com a vantagem de que depois de pakear o trailer no camping ficávamos com o carro livre para conhecer a região. Tínhamos só 2 filhos e morremos de saudades daquela época!

    Agora com 4 filhos casados e 8 netos planejamos para dezembro de 2016 uma grande viagem com com toda a família, com, pelo menos, 4 motorhomes na Californea para comemorar nossas bodas de ouro!

    Pensamos incluir no roteiro o para Yosemite que dizem ser maravilhoso para esse tipo de passeio e preparado para motorhomes. Nosso projeto é para uns 15 dias! Tomara que se realize e seja inesquecível como a sua aventura! Depois eu conto como foi!! Obrigada pelas dicas!
    Abs.
    Ana.

    1. Oi,
      Ana
      Que demais, acredito que vai ser uma viagem incrível, acho que vocês vão amar. Realmente Yosemite é linda conheci em outra viagem que fiz, mas não de Motorhome.
      Ah, legal depois conte como foi.
      Fico a disposição
      Abraços e Obrigada

  18. Andreza, adorei seu post! Estou fazendo um roteiro e um orçamento para ter ideia do custo de uma viagem assim. Sabe me dizer quando vcs gastaram em gasolina para percorrer essas 700milhas? Houvi dizer que o RV bebe muuuuito, rsrsrs Obrigada.

    1. Oi,
      Simone
      Não sei dizer, porque acabamos não contabilizando os gastos com gasolina, realmente a RV não é muito econômica, mas em compensação a gasolina nos EUA é bem mais barata que aqui e lá é vendido por Galão, que é mais quantidade que o litro.
      Fico a disposição
      Abraços e Obrigada

  19. Xará,
    Ontem meu filhote de 8 aos foi embora pros EUA com a mãe (a avó materna mora lá a anos), e meu coração está bem apertado… Desde que essa realidade começou a tomar forma, eu e minha esposa começamos a orçar o custo de visitá-lo periodicamente e chegamos a conclusão de que não sairá por menos que R$ 5.000,00 para ir apenas eu (hotel, carro, passagem, comida, etc). Se quisermos ir os dois mais meu enteado, o custo aumenta para R$ 12.000,00. O que mais encarece a viagem é hotel, carro e comida. Porém, ontem quando fomos nos despedir do meu pequeno, um tio da mãe dele estava contando sua experiência de 25 anos viajando pela Europa com um motorhome que ele possuí e mantém em Portugal e fiquei bem empolgado com a possibilidade, já que o custo da viagem cai drasticamente. Pesquisei no google e achei você com essas dicas maravilhosas que me encheram de ânimo e entusiasmo! Se você tiver mais algumas dicas e outros links com informações, ficarei bastante grato. Provavelmente estaremos indo pra lá agora em março e irei compartilhar contigo nossa experiência.
    Obrigado.

  20. Andreza,

    Vou fazer uma viagem de uns 20 dias pela California com minha esposa e dois filhos. Já estávamos começando a planejar e muitas coisas que havíamos planejado batem com o que você postou (infelizmente só vimos hoje seu blog).

    Será nossa primeira experiencia com motorhome e também pensamos em 4 ou 5 dias de motorhome e o restante em hoteis, com sempre fizemos. Também, nesta primeira viagem vamos ficar no KOA já que RV parkings free ou estacionamento de Walmart ainda é um pouco demais para nós (rs).

    Ainda precisamos estudar bastante sobre o funcionamento do motorhome e muitas das suas dicas sobre suprimentos era o que procurávamos. Imagino que vocês fizeram o restante da viagem com carro alugado.

    Como foi esta logistica que troca de carro para o motorhome ? Minha intenção é voar até Reno, NV e alugar um carro por uns dias: viajar para Lake Tahoe e San Francisco. Após alguns dias em San Francisco, preciso devolver o carro e alugar o motorhome. Você foram de taxi da locadora de veiculos até a locadora de motorhome em San Francisco ?

    Depois vou descer para San Diego onde pretendo devolver o motorhome ? Taxi novamente até a locadora de veículos ?

    Fico no aguardo de suas dicas.

    Obrigado,
    Fabio

    1. Oi,
      Fabio
      Foi isso mesmo que fizemos, em San Francisco pegamos um taxi até a locadora do Motorhome e em San Diego também pegamos um táxi que pedimos na própria locadora do Motorhome para ir até a locadora do carro.
      Fico a disposição
      Abraços e Obrigada

  21. Oi Andreza,

    Foi muito útil tudo que vc postou, nos motivou a planejar uma aventura como esta.
    Estou um pouco receosa pois temos 5 filhos( 20,16,14,8 e 1 ano) todos homens e os 2 mais velhos 1,90m e meu esposo e o terceiro mais de 1,80, vimos um motorhome de 7 lugares para 10 dias, vc acha que nos acomadaria bem?

    1. Oi,
      Ofelia
      Na Cruise America o maior Motorhome é o de 7 pessoas, pelo que você mencionou sobre o tamanho dos seus filhos e do seu marido, acho que vocês terão problemas na hora de dormir e no momento de tomar banho, porque tanto o banheiro como as camas são pequenos.
      Fico a disposição
      Abraços e Obrigada

  22. Andreza, tudo bem ?
    Parabens pelo post…. Eliminou muito das minhas duvidas.
    Estou querendo fazer essa viagem de RV com a minha família em Julho /2016, porem quero passar em torno de 15 dias viajando.
    A ideia é alugar um RV em San Diego e rodar pela California sem destino certo.
    Gostaria de saber se você tem dicas de lugares bacanas que posso visitar como as praias, parques, lugares bacanas e badalados que você acha que vale a pena e que possa chegar de RV !!
    Tambem gostaria de saber se com o RV você pode ir a supermecado, lojas, shopping ? Eu pergunto isso pois tenho a duvida se podemos parar nesses lugares ou temos que deixar ele em um estacionamento e ir de taxi, por exemplo.
    Muito Obrigado
    Fred

  23. Oi Andreza,

    Muito bacana as dicas de como viajar de motorhome pela California, estamos organizando nossa viagem para o inicio do proximo ano e gostaria de saber sobre a parte operacional do motorhome, teria como me contar como foi a experiencia com relacao a esta parte da viagem?

    Att,

    Rodrigo

    1. Oi,
      Rodrigo
      Eu fiz um vídeo com a GO PRO mas a câmera estava dentro da caixa “estanque” e o áudio ficou péssimo, mas logo no começo do post tem Vídeo sobre funcionamento do Motorhome, lá explica em detalhes o funcionamento.
      Fico a disposição
      Abraços e Obrigada

  24. Olá Andreza, Como sempre gostamos muito da suas dicas referente ao aluguel do motor rome!
    Gostaria de saber se vocês utilizavam GPS ou Wi-Fi do celular para se localizar na CalifórniA?
    Obrigado

      1. Olá Andreza, seus comentários são fantásticos.
        Me tocou você dividir com tanto carinho detalhes de sua viagem e, compartilhar esta experiencia conosco.
        Estou programando uma viagem para California, ainda engatinhando definindo tudo e seu post me animou!!!
        No veículo possui o GPS certo? quando vc diz que usou o GPS do celular, como vc fez comprou pré pago lá?

        1. Oi,
          Prezada
          Primeiramente muito obrigada.
          Eu não me lembro se na locadora tinha GPS para alugar, no nosso caso estávamos com um chip da AmericaNet e usamos o celular como GPS e levamos um GPS nosso também.
          Fico a disposição
          Abraços e Obrigada

  25. Ola…Adorei todas as informações, mas agora duas ajuda por favor.
    Quanto que custaria um mes inteiro na opinião de voces fazendo uma viagem leste/oeste pelos EUA? Teriam uma noção ?

      1. Andreza. Dizer que curto muito seu blog é chover no molhado, então vou ser direto e perguntar o que quero..
        Vi no seu post que o aluguel do motorhome ficou em torno de U$ 40,00 por dia. Estou fazendo uns orçamentos aqui e os preços não chegam nem perto disso. É alguma empresa mais barata? Um cupom de desconto? Ou o preço mudou muito mesmo?
        Obrigado!

        1. Oi,
          Jules
          Muito obrigada, fico contente.
          Pode ser a época do ano, eu fiz uma simulação na Cruise America, por exemplo, em Janeiro ficou US$ 40,00 a diária e em Agosto US$ 260,00 a diária.
          Fico a disposição
          Abraços e Obrigada

  26. Oi Andreza,
    Amei o seu post sobre o MotorHome.
    Estou pesquisando e faremos nossa primeira viagem a bordo de um em dezembro deste ano (2016). Vamos passar 10 dias, faremos o trajeto de São Francisco à San Diego. Somos uma família de 6 pessoas ( 2 adultos e 3 crianças) e já estava quase decidido alugar um de Large, de 7 lugares ( para ficar sem precisar desarmar a mesinha, pois também pensava em apoio, etc….
    Após este post, confirmadíssimo! Alugaremos o de 7 lugares com certeza!
    Estou ainda mais animada e certa de que serão férias inesquecíveis para todos nós!
    Muito obrigada por compartilhar conosco a sua experiência!!

    bjos

    1. Errei no meu comentário a quantidade de pessoas na minha família …hahahahah
      é a emoção!!!!
      somos em 5 !!!

  27. Valeu pelas dicas , quero entrar em contato pois quero fazer com minha esposa e 2 filhos um passeio de 15 de motorhome pelos EUA

  28. Moro na California e o que vale a pena em alugar um RV e a experiencia, pois em termos financeiros ficar em um hotel e rodar com um carro fica muito mais barato. Quando vc soma todas as despesas agregadas no aluguel do RV vc fica realmente assustado. Alugamos um RV no mês de setembro aqui na bay area en SF. Quando os valores são menores do que na alta estação. Alugamos pela empresa roadbearrv.com . Lembre-se o valor varia de acordo com a época do ano que vc aluga um rv. Se vc esta procurando por esta experiência eu recomendo caso contrario reavalie os seus projetos.

  29. bela viagem!!! Em out-nov 2016 fizemos um longo roteiro de San Francisco-Yosemite-Vegas-Death Valley-Vail-Denver-Raton-Dallas (uns 4.800kms)!! Aluguei pela El Monte RV mas os preços são semelhantes… Linda viagem, pena que chegamos meio tarde pras cores do Colorado no inverno; por outro lado pegamos uma nevasca nas estações de esqui que foi amazing!!! Acampamos no KOA, em supermercados, em campings independentes, em estacionamento publico, etc sem problemas… O único senao foi o consumo do RV que fica ao redor de 4/5kms por litro gasolina e o valor pago por kms rodado… Fotos no meu Facebook, abs

  30. …cores do Colorado no outuno ne!!! Ahh, depois terminamos a trip de carro Dallas-Houston e daí pra casa… Apesar de termos rodado muito sem parar (trecho Denver-Dallas) o que aumenta custo devido consumo e $0,34 por kms foi legal pra testar a vida no RV !!!! Como disse, em 2017 planejamos uma long, long trip pra ficar bastante tempo rodando entre os States e Canadá… Provavelmente de trailer pois de RV fica mais complicado pra acessar centro de cidades, estacionar, etc… Com certeza uma ótima experiencia, um estilo de vida, uma estrutura que permite a muitos viver ‘on the Road’ por lá… Então, pé no estradao…. Partiu !!!

  31. Oi Andreza, vou com minha família para a California em dezembro, vamos alugar um RV. Mas diferente de vocês, vamos subir a serra e depois descer pelo litoral.

    Gostaria de saber se você tem alguma experiência com RV na neve e se tem alguma dica.

    Obrigado.

  32. Oi Andreza. Bom dia.
    Procurando aqui navegando, sobre como foi a experiencia de alguém pelas estradas desse país incrível – USA, estamos organizando uma saída pela costa oeste (Highway 1) indo até Seattle, e descer até o Utah, uns 22 dias, com 7 pessoas sendo 3 crianças. Já ví alguns veículos na Enterprise locadora, mas vc acha melhor na Cruise America?
    Suas dicas são ótimas mas como o post que vi é do ano passado, há alguma recomendação suas sobre essa vida fantástica? Por exemplo, qual o “sufoco” que passaram que realmente deu medo lá? Já fomos várias vezes aos EUA e temos alguma experiencia, mas agora criei esse ideal de alugar um RV, que vamos realizar em maio de 2017 ou setembro-outubro, e já estou programando tudo.
    Agradeço sua paciência em nos responder ok? Um abração.
    Reinaldo Neves e família. rcneves@terra.com.br

    1. Oi,
      Reinaldo
      Eu não sei dizer se a Cruise America é melhor porque só usamos a RV deles, mas posso falar que a deles é muito boa atendeu completamente.
      Nós ficamos sempre em campings que tinha toda estrutura de descarregar a fossa, abastecer de água e energia, acho que o único sufoco no começo foi aprender a manusear os equipamentos mas logo aprendemos e ficou tranquilo.
      Abraços e Obrigada

  33. Ola

    adoramos o seu relato do RV.
    vcs fazem a locação ou indicam alguma agencia do Brasil RJ em portugues? operadora?

    obrigado e acompanhamos os seus relatos.

    queremos ir de miami a NY ou de tampa a Ny pela A cruise acho melhor tb.

  34. Olá Muito obrigado pela intenção de ajudar a quem precisa.

    Tenho uma dúvida:

    Durante o dia, quando utilizaremos como carro, há lugares para estacionar?

    Obrigado

    1. Oi,
      Alex
      Sempre que alugo carro no EUA eu uso a minha CNH brasileira e nunca tive problemas, mas como nessa viagem foi um Motorhome, eu por precaução tirei a PID (permissão internacional para dirigir).
      Fico a disposição
      Abraços e Obrigada

  35. Oi, Andreza
    Suas dicas são maravilhosas!
    Eu tenho uma dúvida: vou viajar de motorhome com mais 3 amigos e vamos fazer subir de Los Angeles até São Francisco em 10 dias.
    Você disse que tem que alugar os campings com antecedência para não correr o risco de estarem lotados, mas queria saber se para alugar tem quer ser um dia específico. É claro que vamos montar o roteiro, mas não sabemos se queremos pernoitar essas 10 noites. Existe flexibilidade? Como sabemos onde devemos pernoitar, fiquei meio confusa como montar o roteiro certinho pq não seu mais ou menos quanto tempo levar de um lugar para o outro.
    Não sei se fui clara, risos!
    Mas é isso! Bjos

    1. Oi,
      Raquel
      Em Janeiro é mais tranquilo os campings, o período de mais movimento é na época de julho.
      O que eu fiz é planejar quantos KM nos iriamos andar por dia de Motorhome e procurar o camping mais próximo dessa Quilometragem.
      Fico a disposição
      Abraços e Obrigada

  36. Oi Andreza,
    ADOREI!! Seu blog era o que nos faltava para o empurrãozinho final!!
    Você saberia aproximar o custo diferencial para o rental one-way ou round-trip?
    Na sua viagem, qual foi o custo com combustível?
    Começarei já o nosso planejamento!!!
    Obrigada!
    Patricia

  37. Andreza, tudo bem?

    Eu gostaria de fazer uma viagem de 20 dias, em agosto/17, entre San Francisco e San Diego.
    E entre eles ir para o maior número de lugares possíveis, inclusive Annehein e Las Vegas hehehe.
    Um motorhome é uma opção economica para essa quantidade de dias e de milhas rodadas?

    Muito obrigado!

    1. Boa tarde Ramiro! Tudo bem?
      Penso em fazer neste mesmo período com 5 pessoas. Chamei a American Cruise no site e eles me responderam um valor de U$ 200,00 por dia + milhas, será que pedi algo errado? Você já fez cotação? Se quiser me mandar email podemos trocar figurinhas. taize.crestani@gmail.com

  38. Andreza, parabéns pelo post. Uma dúvida: no valor pago por vocês já estava incluído valor dos seguros? O que era coberto pelos seguros? Obrigado.

  39. Vou colocar aqui algumas opiniões de uma experiência minha, que já morei na Califórnia (estudo) e tive uma filha que até 2 anos atrás fazia High School em Los Angeles. Depois disso já voltamos lá 3x e agora dia 25/12 embarco novamente, pq Califa é o lugar de meus sonhos e espírito de vida.
    Acho que cada viagem tem um propósito e um tempo. Vc tem que saber se vai para uma aventura ou necessita otimizar seu tempo.
    Assim sendo, nós duas em suas férias escolares nos EUA (Dez/Jan) queríamos ter um tempo só para nós, tipo Telma e Louise….Ela teve sorte de morar com uma família maravilhosa, que muito a ensinou e a levou para passear. Assim tive uma “navegadora de bordo” que sabia tudo, sobretudo manusear o GPS de seu celular e dar as dicas que eu precisava.
    Tínhamos certa pressa em fazer uma viagem em que ela (filha) queria ir a Las Vegas, San Fco e retornar pela HWy 1 a sua casa (LA).
    Tínhamos a necessidade então de otimizar tempo. Assim sendo, não o perdemos, via terra em trechos longos sem atrativos (para nosso gosto) como Las Vegas/San Francisco. Então a regra era avião. Nas grandes metrópoles não consigo imaginar curtir o máximo, com uma RV, sobretudo naquele louco trânsito de LA. Em SF fiz tudo com carro. Já achei complicado estacionar nos melhores locais de carro imagine de RV. Até achar onde possa…..
    Para descer a HWY 1 de SF a LA aí sim, posso ver uma grande aventura usar o RV.
    Como precisava otimizar tempo, peguei um bom carro e rodei até cansar, parando realmente em cada cidade que queríamos conhecer tendo planejado isso com antecedência. Quando cansavamos, optavamos por entrar numa dessas cidades praianas e paravamos naqueles motéis com o carro na porta, tudo muito prático, até mesmo por estarmos muito cansadas. Era deitar e dormir só! Não gastava tempo em check in/out e as dificuldades e preços absurdos de hoteis que hoje na maioria não dispõe mais estacionamento grátis. No sress!!!
    Nosso lema era, parar em cada curva que o coração acelerava pela beleza do lugar, admirar e registrar. Entrava e parava nas cidades praianas que amávamos, e com isso as comprinhas básicas que toda mulher adora. Ela sabia (step mother dela nos orientou) cada outlet e cidades que valiam a pena as compras. E ficamos extasiadas em parar em lojas de surf com todas as marcas boas, e pagar $3,00 uma roupa.
    Para não prolongar-me, fizemos um contra-balanço. Nas metrópoles, ficávamos nos melhores hotéis para curtir (Las Vegas acho fundamental, faz parte!). Não achei necessário carro lá o tempo todo. Dispensável. Para trechos longos sem atrativos, avião. Para downtown das metrópolis só carro, e para àreas mais paradisíacas ao longo da HWY 1, a RV encaixa muito bem.
    Agora vou com meu companheiro com outro propósito, embarcando dia 25/12….então avaliamos a possibiliadade de uma RV com tempo, andar mais devagar, ir em lugares que pouco conhecemos como Lake Tahoe, Yosemite e outros semelhantes…e para quem tem crianças, sem dúvida acho a RV é uma ajuda sem fim.
    Parabens pela sua explanação de viagem, e ajudou-me a tirar algumas dúvidas, como locais de campings, estacionamentos, shoppings….tempo/benefício. E estou cada vez mais convicta que a RV em metrópoles é inviável.
    Sua grande vantagem está em percurssos do tipo HWY 1, sem pressa! Ou para famílias com filhos pequenos.
    Obrigada pela bela explanação. Minhas dúvidas foram sanadas. Grande abraço de Floripa/Brasil.
    PS: Sugiro o livro “Estradas da Califórnia”, para mim de uma utilidade imensa.

    1. Oi,
      Beatriz
      Fico contente que o post te ajudou um pouco….realmente a viagem com a RV é diferente, mas é uma aventura.
      Abraços e Obrigada

  40. Bom dia Andreza!
    Eu estou conversando no site da Cruise America e eles me passaram U$200,00 por noite em agosto, será que é isso mesmo, muito mais caro em agosto? Você tem alguma dica para tentar reduzir este preço? Ou acha melhor esperar mais próximo da data?

    1. Oi,
      Taize
      Pode ser isso mesmo, esse período é época de férias deles.
      E acho que se você esperar muito próximo da data pode ser que não encontre o veículo.
      Fico a disposição
      Abraços e Obrigada

  41. Olá, muito legal as dicas

    Estamos indo agora no final de janeiro para a California e estamos cogitando o RV

    Só receio da minha mulher estar grávida de 6 meses e se balança muito nas curvas.

    Outro detalhe que gostaria de saber se nos parques da Disneyland e Universal tem estacionamento para eles ?

    obrigado

    André

    1. Oi,
      André
      O RV balança um pouco sim.
      Sim nos parques tem estacionamento para RV.
      Fico a disposição
      Abraços e Obrigada

    1. Oi,
      Gilberto
      Eu sei que a carteira de motorista do meu marido é de moto e carro, mas ele tirou também a carteira internacional.
      Fico a disposição
      Abraços e Obrigada

  42. Oi!!! Adorei as dicas, obrigada por compartilhar… tenho uma duvida, pra andar na cidade vcs deixavam ele em algum lugar (ex sao francisco) e usavam outros meio de transporte, ou a gente acha vaga facil pra RV?

    1. Oi,
      Larissa
      Geralmente quando chegávamos em cidades onde íamos fazer turismo, nós estacionávamos o Motorhome e andávamos a pé ou usávamos os transportes do local.
      Abraços e Obrigada

    1. Oi,
      Rafael
      Na locadora você tem que assistir um vídeo de como operar algumas coisas no Motorhome, tirando isso, o resto é basicamente como alugar um carro.
      Fico a disposição
      Abraços e Obrigada

  43. Andreza, boa noite! Amei seu post, pois é exatamente esta viagem que queremos fazer (de SFCO a San Diego), em aproximadamente 14 dias, é possível todo esse tempo dentro de um RV? Outra cosa, vc poderia me informar quais campings acampou? Principalmente em SFCO, Los Angeles e San Diego. Pretendemos descer de SFCO pela estrada costeira. Mais uma dúvida: como podemos tirar essa habilitação internacional? Nosso grupo é de 3 adultos (eu, minha mãe e meu marido) e 1 criança de 8 anos (nossa filha). Muito obrigada, virei fã do seu blog! Um bj.

    1. Oi,
      Karla
      Primeiramente muito obrigada
      Vamos lá….eu, meu marido e minha filha ficamos com medo de não se adptar e optamos por 4 dias, e no final nos arrependemos gostariamos de ter ficado mais, acho que isso é perfil de pessoas, porque alguns amigos nossos não ficaria em um motorhome.
      A maioria dos campings que utilizei é da bandeira COA, são bem estruturados.
      Sobre a carteira internacional é só dar entrada com o pedido em uma auto escola.
      Fico a disposição
      Abraços e Obrigada

  44. Legal demais! Eu e minha namorada estamos indo de San Diego a Vancouver e depois passar pelo deserto de Motorhome mês q vem. Obrigado pelas dicas.

  45. Oiiiiii…
    Amei a aventura de vocês! Estou começando aos poucos as pesquisas de uma viagem como essa, meu esposo tem muita vontade de dirigir nas estradas dos EUA. gostaria de sua opinião sobre o melhor trajeto para 5 dias. Tipo pegar o RV na segunda de manhã e entregar no sábado pela manhã e no mesmo dia voltarmos ao Brasil. Quero fazer como vcs de pegar em uma cidade e deixar na outra, assim gostaria de dicas sobre o melhor trajeto a ser feito na Califórnia. Somos eu, meu esposo e nossas duas filhas, que já estão super animadas só em ver nossas pesquisas na internet.
    Bjos e Obg,

    1. Oi,
      Kelliy
      Esse roteiro que fiz foi em 4 dias e passei pelas estradas da costa da Califórnia, mas não sei te indicar outro, fiz somente essa viagem.
      Fico a disposição
      Abraços e Obrigada

  46. Olá!!! Meu nome é Érika e gostaria de trocar e-mail com vc para maiores informações… vc poderia me ajudar?!?
    Obrigada!!!

  47. Olá Andreza, que blog maravilhoso! Excelente para mim que desejo fazer esta viagem! 😃😃 mas estou com uma dúvida, quando vc estacionava nos campings, como fazia os passeios pelas cidades? Alugava um carro ou ia de táxi? Pretendo estacionar no camping próximo a Monterey, mas não sei como irei passear na cidade! 🙄🙄 pode me ajudar, por favor? Um beijo!

  48. Olá! Estou começando a procurar informações sobre uma viagem parecida e achei o seu blog! Bem completo, parabéns!
    Vc teve algum problema com neve por dirigir em janeiro? Estou pensando em ir em fevereiro e fiquei receosa com isso… iríamos de Las Vegas até alguns parques nacionais de Utah e voltaríamos a SAN Francisco … obrigada!

  49. Olá, meu nome é Leandro e gostaria de saber se a carteira de motorista “B” aqui no brasil serve para dirigir os motorhomes lá …
    Excelentes dicas, vou seguir elas!
    Valeu

  50. Boa tarde, meu nome é Gisa. Vamos viajar de motorhome pela Califórnia em dezembro, eu, meu marido, minha filha de 5 anos e meu filho de 7 meses. Gostaria de saber se a empresa disponibiliza cadeirinhas para transportar bebês?
    Obrigados pelos ótimas dicas!
    Abraços!

  51. Andreza, boa noite!
    Muito bom seu post. Com certeza ajudará muitas pessoas que estão em dúvida de utilizar o motorhome.
    Tenho duas dúvidas. Me ajuda a entender melhor?
    1 – Como você se deslocou pelas cidades em que passou? Você deixou o motorhome em lugares fora do camping?
    2 – Você achou fundamental a perna de Santa Mônica para San Diego? Pelas suas paradas, a partir de Santa Mônica já não compensaria ter entregado em Santa Monica e feito o restante de carro?
    Obrigado!
    Frank

    1. Oi,
      Frank
      Muito obrigada
      Sobre as dúvidas:
      1 Nas cidades que passamos nos deslocamos com o Motorhome mesmo e paramos em estacionamentos que aceitam RV, geralmente tem uma placa indicando isso.
      2 Na verdade alugamos por um período de 4 dias, porque não sabíamos se iriamos gostar do estilo da viagem, mas se fosse possível teríamos ficado mais tempo com o Motorhome.
      Abraços e Obrigada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *