10403318_10201279366626478_4815422446459248035_n2
/ Diversos

Campanha ABBV: “Plágio não é legal! Respeite o blogueiro”

A ABBV, Associação Brasileira dos Blogs de Viagens, da qual eu faço parte, está comemorando 2 anos e está lançando uma campanha muito importante: “Plágio não é legal! Respeite o blogueiro.

Eu mesma já passei por pelo menos uns 10 casos de plágio. Alguns blogs copiaram o conteúdo de posts inteiros, com foto e tudo. Um copiar e colar na caruda. Já tive trechos copiados…

Já encontrei posts inteiros copiados em grupos no Facebook como se fossem da autoria da pessoa. A pessoa até agradecia os elogios que faziam nos comentários. Até agência de turismo já copiou conteúdos do meu blog…

Alguns casos você até percebe que a pessoa não fez por mal e não sabia, mas outros você vê a má fé da pessoa. Alguns cidadãos até continuam fazendo com outros blogs… Quando eu vejo, eu denuncio! Encontrei essas publicações das mais variadas formas: denúncia de leitor, ferramentas contra plágio, e tantas outras…

O que muita gente acha é que se um conteúdo está na web, é porque é público e pode ser usado como quiser e não é assim que a coisa funciona. O conteúdo dos blogs, seja ele foto, vídeo ou texto, são protegidos por leis de direito autoral.

Aliás, se você rodar até o fim desse e de todos os posts do meu blog, você vai encontrar, logo abaixo dos botões de redes sociais, uma informação sobre isso, mencionando inclusive as leis.

Será que é claro para todos que um blogueiro investiu tempo e dinheiro para escrever aquele post? Sim, dinheiro também… A grande maioria das viagens feitas pelos blogueiros são pagas do próprio bolso, não tendo nenhum ou quase nenhum apoio.

Eu mesma acabo fazendo alguns restaurantes ou atrações, pagando do bolso, só para ter no blog. Às vezes nem era algo que faríamos normalmente. Aí o cara volta da viagem, passa horas e até dias escrevendo um post e vem um engraçadinho e copia tudo na maior cara dura…

Se vocês soubessem o quanto isso é irritante… Dá uma raiva danada você ver suas opiniões, sua linguagem e até suas piadinhas copiadas integralmente… Então, com essa campanha, a ABBV quer chamar a atenção para o problema e até TENTAR disciplinar essa questão. Porque já deu para perceber que gente mal caráter vai ter sempre.

Você, leitor, se encontrar posts plagiados desse ou de qualquer outro blog em qualquer lugar, denuncie… E como fazer isso? Basta enviar uma mensagem ao blogueiro. Ele se encarregará de tomar as medidas necessárias…. Ficaremos eternamente gratos! E se apoia a campanha, compartilhe esse post e o selo da campanha, que está no topo desse post. Aliás estou inserindo esse selo no meu blog e ficará lá para sempre.

E você que é blogueiro, não caia nessa cilada de copiar nada de ninguém. Você um dia vai de deparar com alguém que vai até te processar e vai doer no seu bolso. Então lembre-se  “Plágio não é legal!  Respeite o blogueiro”

Já conhece os serviços da Andreza?

4 comentários em “Campanha ABBV: “Plágio não é legal! Respeite o blogueiro””

  1. Fico impressionada com a cara de pau das pessoas! E a falta de respeito com o próximo!
    Já vi cada caso de plágio descarado…se fosse a dona do blog ficaria irritada também. E quando percebo que é faço questão de avisar. Sou super contra essas coisas!

    Um dia desses li no blog Panelaterapia que uma pessoa mandou um e-mail pra ela contando que fez uma de suas receitas, com fotos e tal… e depois a blogueira descobriu que essa pessoa copiou TUDO de um blog pessoal antigo de uma pessoa que fez uma receita e postou as fotos com a família… a pessoa usou todo o conteúdo como se fosse a família dela só para aparecer no panelaterapia. Gente, que doideira!

    Andreza, sou agente de viagens e gosto muito do seu blog para aprendizado pessoal. Infelizmente os clientes as vezes sabem mais do que nós pois eu não consigo ir todo ano para a Disney. Portanto me atualizo com o que posso. Mas jamais uso suas informações no facebook da minha agência ou algo do gênero. Muito pelo contrário, quando leio algo seu que acho legal para cliente de primeira viagem, eu indico o seu blog. Digo que li aqui e achei interessante, dou as dicas que sei por conta própria e falo para ele pesquisar também. Acho importante ele ir entrando na magia da viagem por conta própria porque só eu falando parece que só tô falando tudo de lindo para vender.

    Parabéns pelo ótimo trabalho!! Simplesmente amo seu blog! Alias você é daquelas pessoas que a gente acha que conhece pessoalmente só de ler….parece ser uma família extremamente simpática e agradável. Espero encontrá-los um dia na Disney! =)

  2. Andressa, meu nome é Lorena e eu gostaria de não cometer plágio! Estou terminando um curso e usei algumas parte do seu trabalho e gostaria de referencia-las! Por favor pode me passar seu nome completo? pois as outras informações já consegui aqui mesmo no blog! Obrigada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *