Epcot
/ Epcot

Tudo sobre o Epcot

O Epcot é aquele parque da “bola”. Isso é o que maioria fala. Na verdade eu também falo, mas o nome correto é “geosfera”. Mas é estranho falar geosfera, não é? Então aqui nós vamos continuar chamando de “bola”, pode ser? Combinado, “bola”… Então o Epcot é o parque daquela bola branca, enorme e até bonita.

Foi o segundo parque da Disney a ser inaugurado, em 1982. O nome EPCOT é a sigla de Experimental Prototype Community of Tomorrow, algo como Protótipo Experimental da Comunidade do Amanhã. Foi criado a partir de um desejo de Walt Disney de construir uma espécie de cidade-modelo. Um local que iria trazer inovações na forma como vivemos em sociedade.

Conheça o nosso Guia de Orlando, com 183 páginas de informações completas sobre a cidade e roteiros em todos os parques.

Walt Disney morreu antes de realizar seu desejo, mas a empresa decidiu colocar em prática parte da ideia de Walt e construiu um parque temático para refletir essas ideias. Mas a cidade, mesmo, nunca saiu do papel.

Veja também o roteiro no Epcot que temos aqui no blog. Nele proponho uma ordem de visitação das atrações.

Como é o Epcot

O Epcot é dividido em duas partes: Future World e World Showcase. Na primeira região o parque exibe atrações com grande tecnologia, inovação e projetos futuristas.

Já a segunda região é composta pela representação de 11 países do mundo em volta de um lago, simbolizando a união dos povos e a possibilidade de várias nações viverem em paz e perfeita harmonia. Em cada um dos pavilhões desses países existe uma série de pequenas atrações, exposições, ou coisas do gênero apresentando a cultura, culinária e arquitetura do país em questão. Inclusive os funcionários de cada um dos pavilhões são originários do país ali representado.

Então podemos entender que você vai poder apreciar a arquitetura francesa, comer comida japonesa, beber uma cerveja alemã, comprar produtos ingleses e falar com um chinês tudo no mesmo dia e no mesmo lugar.

epcot

O difícil é decidir que tipo de comida você vai comer ao longo do dia, levando em consideração que são 3 refeições no dia, mas 11 culinárias diferentes… Tá faltando refeição no meu roteiro! E outro desafio é não enlouquecer nas lojinhas de cada um dos pavilhões. É facinho perder o controle dentro delas e estourar o orçamento, então segura a onda…

Sem contar que há uma infinidade de shows típicos em cada um dos países: de banda de rock a dança do ventre. De tocadores de tambor a mariachi. De mímica a coral… Então há muito para ver aqui… 

Muita gente fala que o Epcot é o parque com menos atrações, que é chato, que não é para crianças e eu discordo totalmente. É realmente um parque com menos atrações que os demais, mas a possibilidade de passear por ele aprendendo sobre os países, é realmente muito interessante.

epcot

Eu particularmente gosto muito do Epcot. É um parque muito grande e andar tudinho é muuuuuito cansativo para o corpo, mas é lugar muito diferente e cultural. Então sugiro preparar os pézinhos, pois aqui você vai andar bastante. E prepare-se, pois se for um dia de muito calor você vai assar no sol, pois o parque possui pouquíssimas áreas de “escape”, então no verão isso vira um microondas. 🙂

E foram anunciadas diversas novidades para o Epcot até 2021, então o parque vai sofrer uma transformação e muita atração nova será inaugurada.

Veja aqui um mapa interativo do Epcot.

Atrações para Família no Epcot

Spaceship Earth – A primeiríssima atração é justamente a… bola! É para lá que nós vamos… Uma belíssima atração que mostra a história da comunicação humana, com animatrônicos, que exibem cenas da Idade da Pedra, Império Romano e até Michelangelo pintando o teto da Capela Sistina; mostrando a criação da escrita, o desenvolvimento das artes e evolução dos meios de comunicação. Tudo perfeito e bem detalhado. Ah!!! A parte boa: essa é uma das poucas atrações que permitem escolher o idioma e o nosso português está lá, então é possível entender tudinho. O que é sensacional para quem não fala inglês. Então aproveitem, pois essa é uma das atrações imperdíveis…

Soarin  – Localizado na área Future World West, uma das melhores atrações de Orlando. Essa atração com certeza deve ser vista. É simplesmente sen-sa-ci-o-nal!!! Você senta numa cadeira que imita uma asa-delta. São dezenas de asas-delta iguais à sua. Todos se acomodam e as asas-delta “saem voando” e você começa a sobrevoar paisagens e monumentos famosos de diversos lugares do mundo. Em uma tela gigante que parece não ter fim, as imagens vão aparecendo enquanto efeitos ocorrem na sala. Quando tudo termina, você fica se perguntando “como é que eles fazem isso?” A sensação é perfeita! Se você tem medo de altura, vai ficar apavorado, pois parece que você está voando mesmo. Essa você não pode deixar de visitar, pelo amor de Deus… Aconteça ou que acontecer… Altura mínima de 1,02m.

Disney & Pixar Short Film Festival – Três filmes de curta metragem da Disney Pixar em 3D. Os filmes não são inéditos, mas os 3 são muito bonitinhos e duram 18 minutos no total. O primeiro filme, com o Mickey e sua turma, é o melhor de todos, mas os outros dois também foram alterados em meados de 2017 e são muito bons também. Localizado na área Future World West.

Test Track É uma ótima atração e bem concorrida, que simula teste em um protótipo de veículo, com testes de freio, aceleração, velocidade, entre outros. Antes de andar no carro, você pode projetar seu carro nos computadores da atração e acompanhar como ele reage a cada teste. Como a atração é patrocinada pela GM, ao final é possível ver alguns carros modernos em exposição, tirar fotos com eles e visitar a loja com artigos da montadora. Altura mínima de 1,02m, localizada em Future World East.

epcot

Mission: Space  Essa atração simula uma viagem ao espaço, com direito à sensação de gravidade zero e tudo mais. Inclusive com uma linda visão da Terra vista do espaço. Essa atração tem um diferencial: você tem como escolher se vai fazer o trajeto com ou sem emoção. É claro que com emoção (trajeto laranja) o bicho pega. As sensações são exatamente iguais às vividas por astronautas numa viagem ao espaço. Na opção sem emoção (trajeto verde), os efeitos são amenizados e suas chances de passar mal são menores. Já ouvi casos de pessoas que perderam o resto do dia porque ficaram se recuperando dos efeitos do trajeto laranja. Outros dizem que não sentiram nada. O segredo está em não mexer a cabeça; quanto menos se mexer, menos efeitos sentirá. Se você já é mais sensível, tem náuseas, labirintite ou algo do gênero, vá no trajeto verde, que é mais seguro. Passar o resto do dia no ambulatório não vai ser legal! Em 2017 a atração foi reformulada e os vídeos dos dois trajetos ficou diferente: o verde simula um voo pela órbita da Terra e o laranja é um voo para Marte.  Altura mínima 1,02m. Localizado em Future World East.

EPCOT

Atrações para crianças no Epcot

Journey Into Imagination With Figment Localizado na área Future World West. A atração é guiada por Figment, um dragão roxo que já chegou a ser um símbolo do Epcot; hoje ele perdeu importância. É mais direcionada aos pequenos, onde Figment faz uma jornada pelos cinco sentidos. Bem sem graça se estiver só em adultos.

The Seas with Nemo & FriendsLocalizado na área Future World West, inspirada no desenho Procurando Nemo. Nessa atração você vai encontrar vários personagens do filme. Logo na entrada, você encontra aquelas gaivotas bonitinhas do desenho que gritam “mine, mine”. E é muito engraçadinho. Todo mundo para ali para ver… Elas se movem e fazem barulho. Dentro, a bordo de conchas gigantes, vamos encontrar informações sobre a água, oceanos e vida marinha. A atração em si é bem feita, e fala da importância da preservação dos mares. É usada uma técnica de projeção de imagens em um aquário gigante real. Então dá a impressão que os personagens do desenho estão realmente nadam dentro do aquário com animais verdadeiros. A tecnologia é boa, mas a atração é um pouco bobinha;  se você está com criança vale a visita.

epcot

Frozen Ever After – Atração localizada no Norway Pavillion, é um passeio pela estória de Anna e Elsa do filme Frozen. É bem concorrida, mas se não tiver crianças não compensa muito a fila. A atração é bem feitinha, mas não considero imperdível.

Gran Fiesta Tour Starring The Three Caballeros – Localizada no Mexico Pavillion, essa atração, que conta com a participação de Zé Carioca, Donald e Panchito, mostra um pouco da cultura mexicana. O início da atração é bonita, pois passa pela pirâmide maia Chitzen Itza, mas depois fica bem infantil e até um pouco obsoleta. Só vale se tiver tempo sobrando.

Kidcot Fun Stops – Em todos os países do Worldshowcase existe uma área destinada para as crianças. Lá elas podem fazer atividades de artesanato ou de colorir. Mas o mais legal é adquirir o passaporte e carimbá-lo em cada um dos países. Os funcionários escrevem mensagens no idioma local e é bem divertido.

Shows no Epcot

Illuminations: Reflections of Earth – Todas as noites no Epcot, normalmente às 21hs, ocorre um lindo show de luzes, música e fogos no centro do lago e é possível assistir praticamente de qualquer lugar em volta. As luzes do parque se apagam e no centro do lago um globo terrestre serve de “cenário”. Com duração de 13 minutos, a queima de fogos é espetacular! Eu confesso que não consigo explicar muito bem o que o show representa. Já li e reli algumas vezes e ainda não entendi muito bem. É alguma coisa sobre o passado, o presente e o futuro do planeta e das nações. Mas sabendo ou não seu significado, o show é lindo do mesmo jeito e vale a pena ficar até mais tarde para assistir. Procure garantir um bom lugar pelo menos uns 30 minutos antes do horário marcado.

epcot

Pavilhões do Epcot

Nos pavilhões de cada país do WorldShowcase é possível encontrar restaurantes com pratos típicos, lojas com produtos originários dos países e ainda conhecer um pouco mais sobre a cultura de cada um deles.

Vou aproveitar nessa seção e relacionar os restaurantes existentes nos pavilhões e vou sinalizar os nossos preferidos com o símbolo , independente se refere-se a um restaurante table (a la carte) ou quick (serviço de balcão) e sim considerando a comida servida.

Canada – No pavilhão do Canadá a principal atração é um filme 360° chamado O Canada que mostra as paisagens do país que tem 14 minutos de duração. É lá também que está um dos restaurantes mais famosos da Disney, o Le Cellier Steakhouse .

United Kingdom – O pavilhão do Reino Unido conta com dois restaurantes com comidas típicas, como o “fish and chips”, o famoso peixe com batatas e as cervejas típicas inglesas servidos no restaurante table Rose & Crown Dining Room ou no quick Yorkshire County Fish Shop . Em determinados dias e horários na praça desse pavilhão ocorrem shows de clássicos do rock britânico com a banda British Revolution. As lojas vendem camisetas de bandas, de rugbi e futebol inglês e outros itens britânicos.

France – No pavilhão da França, o forte são os restaurantes. E um dos restaurantes mais conceituados da Disney fica aqui e é o Monsieur Paul. O outro é o Chef’s de France; ambos table. A Les Halles Boulangerie-Patisserie oferece pratos rápidos. Sem contar a sorveteria L’Artisan des Glance. Além disso, algumas vezes ao dia no pavilhão tem um show de um equilibrista cômico no meio da rua. A atração fica por conta de um filme sobre as paisagens e cultura da França chamado Impressions de France; ele é exibido várias vezes ao dia e tem 18 minutos de duração. As lojas vendem perfumes e outros itens franceses.

epcot

Marrocos – Existem apresentações de dança do ventre e músicos tipicos no pavilhão marroquino. Exposições e tours sobre a cultura marroquina estão disponíveis no local. Artistas também fazem tatuagens de henna. Além de contar com 3 restaurantes com comidas típicas, os table Restaurant Marrakesh e o Spice Road Table, esse inclusive com vista para os fogos e o quick Tangerine Café.

Japan – Conta com 3 restaurantes com pratos típicos da culinária japonesa, o quick Katsura Grill e os restaurantes a la carte Tokyo Dining e Teppan Edo. Apresentações de tocadores de tocadores de tambor ocorrem diariamente. Mas uma das principais “atrações” é a lojinha com itens de papelaria e coisinhas japonesas como incensos, estátuas de porcelana e itens de vestuário, que são de enlouquecer.

epcot

American Adventure – Esse é o pavilhão dos Estados Unidos. Exposições e apresentações de coral ocorrem diariamente. A atração é o The American Adventure Show, com 30 minutos de duração, passa por momentos da história americana através de bonecos animatrônicos. Pode ser bem cansativa para quem não fala inglês. Essa área é bem patriótica e muito boa para quem gosta de história americana. Conta com um restaurante quick, o Liberty Inn.

epcot

Italy – Um artista cômico faz apresentações diversas vezes ao dia nas ruas do pavilhão da Itália. Conta com 2 restaurantes table: Tutto Italia Ristorante e Via Napoli Ristorante e Pizzeria. Lojas com grande variedade de produtos italianos, como as máscaras de carnaval de Veneza.

Germany – No pavilhão da Alemanha a principal atração é a Oktoberfest que ocorre no restaurante table Biergarten. Conta com um outro restaurante quick também, o Sommerfest. Não deixe de ver a maquete de uma cidadezinha alemã. As lojas vendem uma grande variedade de canecas e relógios “cuco” entre outros produtos alemães.

China – Na China a principal atração é um cinema 360°, o Reflections of China que mostra paisagens e a cultura da China por 14 minutos. Dentro da pagoda existe uma réplica das estátuas dos Guerreiros de Xian. Shows de acrobatas são realizados várias vezes ao dia. Possui dois restaurantes de comidas típicas, o table Nine Dragons Restaurant e o quick Lotus Blossum Café. As lojas contam com uma variedade de bugigangas chinesas.

epcot

Norway – O pavilhão da Noruega foi reformado e agora está inspirado em Arendelle, reino da Anna e Elsa do desenho Frozen. O restaurante Akershus mantém as refeições com as princesas, mas não incluem as irmãs Anna e Elsa; essas aparecem para fotos no próprio pavilhão. Conta com um restaurante quick também, o Kringla Bakeri Og Kafe. A atração é a já mencionada acima, a Frozen Ever After.

Mexico – O pavilhão do México conta com 3 restaurantes de comida típica, o quick La Cantina de San Angel e os dois a la carte La Hacienda de San Angel e San Angel Inn. O La Hacienda conta com vista para os fogos. Cuidado para não confundi-los, já que os nomes são parecidos. O bar La Cava del Tequila vende mais de 200 tipos de tequila. Você ainda consegue ver apresentações de mariachi. Exposições de artesanato e lojas de produtos típicos mexicanos. É onde fica a atração Grand Fiesta.

epcot

Encontro com personagens no Epcot

O Epcot pode realmente parecer um parque adulto e a Disney compensa isso incluindo diversos personagens para foto.

Em Future World é possível encontrar Mickey, Minnie e Pateta no Character Spot. Na área em frente ficam Baymax de Big Hero e Alegria e Tristeza de Divertidamente.

EPCOT

Nos pavilhões dos países existem inúmeros personagens. No Reino Unido aparecem Alice e Mary Poppins. Na França Bela e Aurora. No Marrocos aparecem Jasmine e Aladdin. Na Alemanha fica a Branca de Neve. Na China a Mulan e na Noruega Anna e Elsa. E para finalizar Donald aparece no México vestido de mexicano.

Restaurantes do Epcot

Como já indiquei acima alguns restaurantes no WorldShowcase, aqui vou deixar somente os restaurantes do Future World.

Importante mencionar o Dining Plan, que é o plano de alimentação da Disney, só pode ser adquirido por hóspedes dos hotéis Disney. E todos os restaurantes do Epcot aceitam o plano.

Porém, todos os restaurantes mencionados nesse post podem ser frequentados por portadores do plano ou não.

Restaurantes Table no Epcot – (a la carte ou buffet)

 

Garden Grill – Refeição com personagens, com presença de Mickey, Pluto, Tico e Teco com trajes de fazendeiros no café almoço e jantar. Serve pratos com ingredientes preparados com vegetais cultivados no Epcot. Localizado em Future World West, tem um post sobre o Garden Grill aqui no blog.

Coral Reef – Localizado em Future World West, esse restaurante conta com um grande aquário e é especializado em frutos do mar. Tem um post sobre o Coral Reef aqui no blog.

Restaurantes Quick no Epcot (serviço de balcão)

 

Sunshine Seasons – Restaurante que serve pratos saudáveis, cultivados em sua maioria no próprio Epcot. Considerado um dos melhores restaurantes quick dos parques Disney. Localizado em Future World West.

epcot

Eletric Umbrella – Em Future World East, esse restaurante serve opções como lanches, flatbread e saladas.

Veja a lista completa de restaurantes no Epcot aqui.

Fura fila no Epcot

No Epcot, como nos demais parques da Disney, o fura fila é o Fastpass+, que permite agendar 3 atrações por dia sem fila. Nesse parque as atrações estão divididas em dois blocos, onde só é permitido agendar uma atração do bloco 1 e duas atrações do bloco 2.

Quem é hóspede de hotéis Disney pode fazer o agendamento do fastpass com 60 dias de antecedência e quem não é hóspede pode ser com 30 dias. Lembrando que só é possível fazer o agendamento se você tiver ingresso comprado. Veja aqui outras vantagens de se hospedar em hotel da Disney.

As atrações com Fastpass no Epcot são:

Bloco 1 (só pode ser agendada uma atração desse bloco)
Frozen Ever After*
IllumiNations: Reflections of Earth
Soarin’ Around the World*
Test Track*

Bloco 2 (só podem ser agendadas duas atrações desse bloco)
Disney and Pixar Short Film Festival
Journey Into Imagination with Figment
Living with the Land
Meet Disney Pals at the Epcot Character Spot*
Mission: SPACE
Spaceship Earth*
The Seas with Nemo and Friends
Turtle Talk with Crush

* atrações mais concorridas

Não deixe de ver nosso post sobre as melhores atrações para agendar Fastpass e também sobre outros tipos de filas existentes no Epcot, como single rider, child swap e filas para deficientes.

Eventos no Epcot

Ao longo do ano ocorrem diversos eventos no Epcot e o melhor é que todos estão inclusos no ingresso regular do parque, sem necessidade de comprar ingresso diferenciado.

Entre janeiro e fevereiro ocorre o Festival of the Arts, um evento artístico com a presença de pintores e artistas plásticos da Disney e também exposição de obras de arte.

Entre fevereiro e maio ocorre o Flower & Garden Festival, evento de primavera que é quando o Epcot fica mais bonito, todo decorado com flores e topiárias em forma de personagens. É lindo!!!

epcot

O Food & Wine Festival ocorre entre setembro e novembro, quando o parque recebe um evento gastronômico apresentando pratos e bebidas de dezenas de países do mundo, bem além dos 11 países do WorldShowcase.

E para o Natal é realizado o Holidays Around the World, onde ocorrem celebrações de Natal típicas de cada país e o Candlelight Processional, um lindo coral de Natal sempre apresentado por uma celebridade entre novembro e dezembro.

Todos são eventos bem completos e geralmente, se você quiser ver tudo, vai precisar de mais do que um dia de visita ao parque.

Dicas para aproveitar melhor o Epcot

  • Veja também o roteiro no Epcot que temos aqui no blog. Nele proponho uma ordem de visitação das atrações.
  • Toda a programação que ocorre no parque, como horários dos shows e de encontros com personagens, pode ser consultado no aplicativo My Disney Experience, no site da Disney ou na programação retirada na entrada do parque.
  • Procure agendar Fastpass das atrações mais concorridas, conforme indicado na seção FURA FILA. Assim você poderá fazer 3 atrações importantes sem fila.
  • Nos shows que ocorrem nas ruas dos pavilhões não é necessário chegar com antecedência. O único show mais concorrido é o Illuminations, mesmo.
  • Todos os parques da Disney, bem como o Epcot, contam com o serviço de fotos do Memory Maker, que incluem fotos com fotógrafos, e na atração Test Track.

EPCOT

  • O estacionamento do Epcot custa US$20,00, mas hóspedes de seus hotéis não pagam. Se for hóspede da Disney pode usar também o serviço de transporte gratuito.
  • Se decidir alugar carro, agradeço se considerar a ideia de cotar na Rentcars. Se gostar dos valores e condições e reservar usando um dos links aqui do blog, eu recebo uma comissão e agradeço o apoio.

 

Veja também tudo sobre os outros parques de Orlando

 

Post atualizado em agosto/2017

Já conhece os serviços da Andreza?

12 comentários em “Tudo sobre o Epcot”

  1. Oi Andreza,

    vou para orlando e vou ficar pouco tempo, além do magic kingdon que outro parque acha que devo visitar, epcot ou hollywood? São dois adultos 1 adolescente e 1 criança(11 anos).

    1. Acho super complicada essa questão de recomendar parque, pois cada um tem um perfil, então é difícil dizer.
      Mas se procuram mais atrações, principalmente algumas radicais, o Hollywood Studios é melhor.
      O Epcot é um parque mais "cult", com menos atrações e mais coisas para ver e passear.
      Abraço

  2. Andreza,

    queria saber mais sobre o "Epcot International Food & Wine Festival", e se o parque fica mais cheio nessa época? Esse festival interfere nas refeições feitas nos países?

    Melissa.

  3. Andreza,
    é possível que haja extra magic hours só no world showcase, e ele abra mais cedo? Eu vou no Epcot dia 09 de outubro e fui no site da disney olhar as EMH, aí estava assim: 9PM até 11PM, não entendi, eles só confundiram o pm e am, ou as horas?

    Sofia.

  4. Oi Andreza!
    Me ajuda!
    Vamos para a Disney na segunda quinzena de maio/2014. Eu, meu marido e meu filho, que estará com 03 anos e 01 mês na data.
    Você me recomenda pular algum parque? Estou na maior dúvida sobre o Bush Gardens e o Epcot, se vale a pena ir com meu pequeno…
    A Disney é sonho da minha vida (desde os 07 anos eu quero ir mas nunca consegui! Agora estou com 30 e finalmente vou conhecer o Mickey!) então essa viagem é a materialização de algo que imaginei a vida (quase) toda.
    Mas não quero desgastar meu pequeno à toa…
    O que você me recomenda?

    Beijos, parabéns pelo site e super obrigada!

    1. Tamara,
      Se tem dias disponíveis, eu iria em todos. Sempre tem atrações para os pequenos em todos os parques.
      Vale a pena aproveitar que estão indo para conhecer o máximo possível.
      Abraço e obrigada

  5. Andreza,
    Pela sua experiência quanto tempo levaria para percorrer todos os pavilhões? Considerando que faça somente uma visitar em cada pavilhão sem entrar nas atrações e comer em restaurantes. Todos falam para ir após o almoço, mas gostaria de saber se tem como percorrer estes pavilhões e colocar atrações depois disso sem se prejudicar com o jantar e o show noturno.

    Agradeço,

    1. Oi,
      Gabriel
      Se for para percorrer os pavilhões sem entrar em lojas, atrações e restaurantes você deve levar de 1 hora a 1 hora e meia.
      De manhã os pavilhões são mais vazios, mas eu aconselho você primeiro fazer as atrações que deseja e depois andar pelos pavilhões, pois você pode ficar sem tempo de ir as atrações que gostaria.
      Abraços e Obrigada

  6. Boa noite, Andreza!
    Saberia dizer se no local onde se faz a tatuagem de henna, a pessoa pode levar e mostrar o desenho que deseja fazer ou eles só fazem algo padrão, já determinado?

    Desde já obrigada!
    Beijoss

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *