atencao
/ Alfândega

Esclarecimentos sobre perguntas de alfândega

Queridos leitores, A quantidade de mensagens que eu tenho recebido sobre alfândega é enorme. Não consigo responder todas.

Eu tenho dois posts sobre alfândega: Alfândega, o fantasma dos brasileiros que retornam dos EUA e Dúvidas frequentes sobre alfândega onde eu falo absolutamente tudo que sei sobre o assunto. E mesmo assim continuo recebendo muitas perguntas.

Algumas são sobre melhores aeroportos para passar na alfândega, outras perguntando sobre procedimentos para declaração e pagamento de imposto, outras pedindo dicas para burlar a fiscalização… Eu moro e sempre cheguei no aeroporto de Guarulhos, não tenho a menor noção se outros aeroportos são melhores ou não.

De todas as vezes que saí do Brasil na vida, só fui selecionada duas vezes para passar pela alfândega. Uma delas há mais de 15 anos, quando as regras eram outras, a fiscalização era manual (sem raio X) e até roupas eram tributadas. E as nossas foram! E uma segunda vez voltando da Europa, sem nenhuma compra; as malas passaram no raio X e fui dispensada. Portanto não tenho experiência com processo de declaração, pagamento de imposto, revista de malas…

Não costumamos trazer muitos eletrônicos. Normalmente tudo dentro da cota ou ultrapassando pouca coisa, portanto não tenho dicas para esconder, disfarçar, camuflar… itens que excedam a cota.

E nem estou aqui por isso. Meu objetivo é falar de Disney e Orlando.

Sem contar as inúmeras questões que perguntam exatamente o que está escrito no post.

E o pior… Como passar na alfândega é quase questão de sorte, fico preocupada em passar uma informação e na hora o leitor ter problemas na alfândega por qualquer razão. O que seria muito ruim para mim…

Então, não quero ser chata, nem agressiva, nem arrogante… mas a partir de hoje não vou responder mais perguntas sobre alfândega. Peço desculpas e a compreensão de todos, mas não quero passar dicas de algo que não é minha especialidade.

Agradeço a compreensão de todos vocês

*As perguntas sobre alfândega deixadas em outros posts serão apagadas.

Já conhece os serviços da Andreza?

8 comentários em “Esclarecimentos sobre perguntas de alfândega”

  1. Leio basicamente dois blogs de turismo: o seu e o do Ricardo Freire. Os dois tem tópicos sobre o tema e percebo que no fundo só há duas respostas para todas as perguntas:
    1. Por favor, isso está escrito no texto, leia com atenção.
    2. Alfândega é uma loteria, não dá para prever o que vai acontecer com você.

    Tenho a impressão que muita gente quer no fundo uma dica para dar dar um jeitinho, dar uma "burlada" na lei, talvez um conforto psicológico de ter alguém para culpar se as coisas não derem certo e sobrar alguma multa para pagar.
    Acho sua decisão bastante sábia.

  2. Concordo com você, com o cfj e com a Nil! Eu quero ler é sobre a Disney (principalmente posts sobre o que levar, kkkkk)! Eu amo o seu blog Andreza! Parabens!
    Abraços, Isabela, 11 anos

  3. Andreza parabéns pelas dicas, mas infelizmente no aeroporto de Belo Horizonte foi implantado um sistema com botão em cada pessoa aperta e se der verde …PASSA, porém se der vermelho…PASTA!!! Entendeu, é aleatório.
    San.

Os comentários estão encerrados.