visto para Estados Unidos
/ Embarque e Desembarque

O que muda no visto para Estados Unidos

Recebi hoje por email ou no Grupo do Facebook muitas perguntas sobre o que mudou no processo para tirar o visto para Estados Unidos depois da posse do Trump e de ele ter assinado um novo decreto.

Para nós brasileiros pouca coisa mudou de verdade. As mudanças são poucas e não atinge tanta gente, pelo menos por enquanto.

Vou responder com esse post todas as perguntas que recebemos. Caso surjam novas perguntas que esse post não responde ou ocorram novas mudanças, vamos atualizando aqui mesmo.

O que mudou no visto para Estados Unidos

 

Idade para isenção da entrevista para visto

 

Anteriormente crianças menores de 16 anos eram isentas da entrevista, ou seja, não precisavam comparecer no consulado para entrevista do visto. Eram isentas da entrevista e não do visto, pois todos sempre tiveram que tirar visto para os Estados Unidos, independente da idade. Agora, com a nova regra, só os menores de 14 anos estão dispensados de comparecer no consulado.

Os maiores de 66 anos também eram isentos e só precisam levar documentos no CASV, tirar foto e coletar impressões digitais. Agora qualquer pessoa com menos de 79 anos precisará comparecer pessoalmente no consulado para entrevista.

visto para Estados Unidos

Renovação do visto americano

 

Com a regra anterior quem tivesse um visto vencido por até 48 meses, era isento de nova entrevista. Isto é, a renovação era praticamente automática e não exigia nova análise. A partir de agora se o visto americano estiver vencido há mais de 12 meses, a entrevista será necessária. Dica: não deixe o visto passar de mais de 12 meses da validade.

 

Validade do visto americano para Estados Unidos

 

Até então, a grande maioria dos vistos eram emitidos com validade de 10 anos. Agora os casos serão analisados com mais profundidade e algumas pessoas poderão ter um visto emitido com validade menor, podendo ser até de alguns meses dependendo da situação.

 

Ou seja, nota-se que efetivamente pouca coisa mudou no visto para os Estados Unidos. O resto por enquanto são previsões (para não chamar de especulações). Não existe no momento atraso, demora, mais vistos negados, mudança nos critérios de aprovação… É claro que, levando em consideração o discurso do Trump contra imigrantes e o aumento de brasileiros se mudando para os Estados Unidos de forma irregular, existe sim uma chance de um número maior de vistos serem negados. Mas isso por enquanto não é motivo para desespero.

Caso você esteja pretendendo tirar o seu visto, dê continuidade no processo normalmente e leve todos os documentos que comprovem vinculo no Brasil. Esses documentos podem ser holerith, documento de bens (carro, imóvel, empresa…), imposto de renda, extrato bancário, comprovante de matrículas em escolas e faculdades e qualquer outro documento que deixe claro que você tem uma vida aqui e não pretende se mudar.

Não é a primeira vez que coisas assim acontecem e não será a última. Então, vamos manter a calma. 😉

 

Fotos: Fotolia

Já conhece os serviços da Andreza?

19 comentários em “O que muda no visto para Estados Unidos”

  1. Olá gostaria de saber os valores dos passaportes para todos os parques exceção os aquáticos pretendo ir em dezembro com uma turma de 15 vcs podem me ajudar obrigada
    Casas tb para aluguel gostaria de preço e localização obrigada

  2. E quem já estava com agendamento marcado no CASV? Meu pai e minha mãe já tinham agendado para o dia 13/02 por terem 73 e 70. Eles estão renovando um visto vencido há mais de 12 meses e menos de 48 meses. Desde já agradeço.

    1. Oi,
      Leandro
      Pelo que você mencionou pode ser que eles tenham que fazer a entrevista, mas se a entrevista for necessária eles vão avisar no CASV.
      Abraços e Obrigada

  3. Andreza,
    E em relação ao passaporte? Tem que ter uma validade X a partir da minha entrada? Ou seja, é necessário que o meu passaporte tenha validade de pelo menos mais 90 dias, 180 dias, um ano, a partir da minha entrada (considerando que o vencimento do meu visto é posterior à do passaporte)?
    Obrigado
    Sds
    Ivan

  4. Olá, pretendo ir no final do ano com minha família. Gostaria de fazer o cruzeiro e os parques. Estamos renovando os passaportes e em seguida vamos agendar os vistos. A minha dúvida é se eu espero a confirmação dos vistos para começar a comprar passagens, cruzeiro e hotéis? Ou se , por exemplo , eu já comprar o cruzeiro e apresentar na entrevista, já vai dar uma facilitada porque eles vão ver que estamos realmente turistando?
    Obrigada.

    1. Oi,
      Fabiane
      Não sei o que dizer, porque se você sai comprando ou reservando (passagem, cruzeiro, hotel) e depois o visto não sai, ai tem o problema de sair cancelando e alguns casos tem multa.
      Fico a disposição
      Abraços e Obrigada

  5. Andreza, vou viajar com a minha irmã menor para Disney nos próximos 3 anos. Será minha viagem de Formatura e o presente de 15 anos dela. Hoje ela tem 13 anos, e queremos fazer a viagem quando ela tiver 15. Moramos em Fortaleza, e é desconfortável viajar para tentar tirar o visto. ( Eu peguei o meu enquanto morava em Londres e ainda vale pelos próximos 6 anos). Você acha que valeria a pena arriscar pedir um visto para a minha irmã enquanto ela tem menos de 14 anos, mesmo que a viagem vá demorar a acontecer? Ou e melhor realmente esperar, viajar e pedir esse visto quando estivermos em vias de viajar?

    p.s.: Eu adoro o blog! Acompanho todas as postagens! Parabéns!

    1. Oi,
      Lara
      Muito obrigada
      Difícil dizer não sei se seria melhor tentar tirar agora ou mais próximo da viagem.
      Desculpe não conseguir ajudar.

    1. Oi,
      Louise
      O meu marido é um passageiro frequente e em uma das vezes ele foi levado para sala para uma analise mais criteriosa.
      Abraços e Obrigada

  6. Olá Andrezza, preciso de sua ajuda.
    Tenho três filhos 12,14,19 anos, gostaria de dicas para a melhor época, melhores parques, são todos meninos e o mais novo é portador de necessidades especiais, e um lugar para ficar, tudo com um preço bom.
    Gostaria muito de leva- los.

  7. Andreza boa tarde!!
    Vou fazer a entrevista semana que vem. Eu e meu marido não somos legalmente casados mas acho que isso não é problema, né? Gostaria de saber que documentos levar, tipo escritura de imóveis, documento do carro, extrato do banco… sou filha única e meus pais são idosos , como comprovar isso? Kkkkkkk kkkkkkk dizem que laços familiares ajudam. Bj.

    1. Oi,
      Silvia
      O ideal é juntar o máximo de documentos que comprove que vocês estão juntos a algum tempo, embora não sejam casados legalmente.
      Abraços e obrigada

  8. Oi tudo bem?!Ontem preenchi o formulário para visto e salvei o meu no computador.O segundo formulário que fui preencher da pessoa que vai comigo não salvei o código e enviei direto para o email.Mas não recebemos,ou seja perdi .Posso preencher tudo de novo mesmo que eu já tenho enviado eletrônico para consulado? Obrigada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *