tempo em orlando
/ Clima

Tempo em Orlando – Verão

Primavera já começou em Orlando e está na hora de começar a falar sobre o clima no verão em Orlando e como encarar o calor na cidade. Nós já falamos aqui no blog sobre o inverno em Orlando e como ele pode te surpreender; como ele pode ser quente ou frio dependendo da semana e do ano. Já o verão normalmente não traz grandes surpresas; é basicamente calor e chuva. Simples assim! O tempo em Orlando não varia muito nessa época do ano.

Veja aqui nosso post completo sobre o clima e temperatura em Orlando

Como é o tempo em Orlando no verão

As temperaturas em Orlando no verão passam facilmente dos 30ºC e podem chegar perto dos 40ºC. Só para vocês terem uma ideia a temperatura mais alta registrada foi de 39ºC, porém e média fica em 33ºC no mês de julho, o mais quente do ano.

E as mínimas no verão ficam na faixa dos 23ºC, ou seja, praticamente não precisa de casaco nunca. No gráfico abaixo fica mais visível essas pequenas variações durante o verão, diferentemente do inverno, quando as temperaturas em Orlando podem ser bem contrastantes.

tempo em orlando
Fonte: Weather

Por outro lado, o tempo em Orlando no verão é bem chuvoso. Entre junho e setembro pode chover bastante e a qualquer momento. Muitas vezes a chuva começa e para do nada, mas outros dias pode chover o dia inteiro, por alguns dias seguidos. O gráfico abaixo mostra o volume de chuva mês-a-mês.

tempo em orlando
Fonte: Weather

O verão começa em junho, mas a partir de março raramente faz frio e a partir de abril podem fazer dias bem quentes. Essa situação permanece até início de outubro, quando já começa o outono e na teoria o tempo em Orlando começa a refrescar novamente.

Já estive em Orlando diversas vezes entre abril e setembro e sempre peguei temperaturas bem altas. Algumas vezes a temperatura até oscilava um pouco com dias de calor insuportável e outros com temperaturas mais amenas, mas em nenhuma dessas viagens pegamos uma semana inteira de clima “fresquinho” e muito menos dias de frio.

Como saber  o tempo em Orlando – Vai fazer chover? Quantos graus vai fazer?

Sempre falo aqui que é importante consultar a previsão do tempo. Não adianta saber como está o tempo em Orlando por “esses dias”; é importante saber como vai estar nos próximos dias, para saber o que levar na mala e principalmente o que vestir a cada dia.

Para isso eu sugiro olhar sites de previsão do tempo. Eu uso o weather.com; as previsões dele são sempre assertivas, então eu acabo só usando esse.

No site eles tem a previsão para 10 dias. No aplicativo tem previsão para 15 dias. Além de mostrar a previsão de temperatura mínima e máxima, ele também exibe a probabilidade de chuva. E ainda mostra as previsões hora a hora.

Essa previsão hora a hora é ótima para você monitorar se vai chover, que horas e por quanto tempo. Com essa informação você pode decidir se muda a programação e vai para outro lugar, se só leva capa de chuva, se vai com um calçado que pode molhar… É melhor forma de sair preparado.

O que levar na mala para Orlando no verão

Na hora de fazer uma mala para férias no verão a recomendação é sempre levar roupas frescas. Procure levar bermudas e camisetas.

Evite saias e vestidos pois ao entrar e sair de atrações esses trajes podem mostrar mais do que você gostaria. Idem para blusas muito decotadas. Shorts muito curtos também podem não ser confortáveis.

Sandálias e chinelos podem ser usados; se não machucarem os pés, não pense duas vezes. Chapéus e bonés, bem como óculos escuros, são indispensáveis.

tempo em orlando
Esqueci o boné no hotel e tive que improvisar com a camiseta extra da filha

Uma coisa que não pode faltar de jeito nenhum é protetor solar. Esse item você pode até não levar daqui e comprar lá se preferir. Nos parques são vendidos protetores, mas eu recomendo comprar nos supermercados, que fica mais em conta. Eu prefiro os protetores em spray, são bem fáceis de aplicar. Eu uso da Coppertone e falei deles aqui no blog. Essa opção é muito fácil de aplicar e reaplicar durante o dia; muito melhor que ficar espalhando com a mão.

Capa de chuva é fundamental, porque é 99,9% de certeza que vai chover se você estiver indo para Orlando no verão. Eu já falei um pouco aqui sobre a minha capa de chuva favorita: é aquela de camelô do Brasil; aquelas capas vendidas em eventos esportivos e shows. As capas vendidas nos parques e algumas vendidas nos supermercados são curtas e molham muito as pernas. No verão elas não atrapalham tanto, pois tomar  um pouco de chuva nas pernas não é tão ruim, mas no inverno elas são terríveis. Se preferir uma capa mais “fechadinha”, como essas que eu gosto, já leve daqui.

tempo em orlando
Capa de chuva da Disney bate no joelho e ainda deixa os braços de fora

Tenha cuidado com as fantasias das crianças. Eu sei que o seu filho quer vestir a roupa do Buzz e a sua filha quer o vestido mais engomado de todos, mas procure ter bom senso. Tente levar fantasias mais fresquinhas ou até customizar as fantasias, cortando mangas, por exemplo. Caso nada disso seja possível, negocie com a criança e procure vestir a fantasia somente nos horários mais frescos do dia ou somente no momento de encontrar o personagem favorito ou fazer uma foto especial.

tempo em orlando
Vestido de princesa de malha da sobrinha

Que parques visitar quando o tempo em Orlando está quente

Pode parecer que qualquer parque é parque nos dias de muito calor, mas isso não é verdade. Existem parques melhores para para se priorizar nos dias mais quentes e nos mais frescos.

Atualmente não é muito simples fazer grandes modificações no roteiro da viagem por conta de agendamentos de Fastpass, de restaurantes e outras reservas, mas o que der para ajustar, é sempre bem-vindo.

Primeiramente os “melhores” parques para se visitar num dia de calor são os aquáticos que são cheios de água por todos os lados. Então numa viagem a Orlando no verão não deixe de incluir um ou vários dias de parque aquático. Aqui no blog temos algumas dicas para aproveitar os parques aquáticos.

E não é só em parques aquáticos que você pode se refrescar; as piscinas dos hotéis também são ótimas opções. As piscinas dos hotéis da Disney, por exemplo, são todas temáticas, os hotéis da Universal possuem piscinas incríveis, mas a maioria dos hotéis possuem piscinas e elas podem ser a salvação depois de um dia inteiro em parques.

E não é porque está quente o tempo em Orlando que você vai deixar de ir aos parques, mas você pode deixar alguns parques para os dias mais frescos, se possível. Eu recomendo evitar alguns parques em dias muito quentes; o Epcot é o principal deles. Ele é um parque com pouca sombra e você fica uns bons minutos exposto ao sol enquanto caminha de uma atração para outra; a cabeça até ferve. Esse, na minha opinião, é o pior parque para um dia de muito calor, apesar de todas as suas filas serem internas com ar condicionado.

tempo em orlando
Uma das poucas áreas para se refrescar no Epcot, em frente ao Test Track, com ventiladores e vapor d’água

Talvez o melhor parque seja o Animal Kingdom, porque ele é bem arborizado e é possível se abrigar na sombra das árvores. Por outro lado as filas são quase todas externas, ou seja, não possuem ar condicionado. Aliás, é importante mencionar que a maioria das filas externas possuem ventiladores para refrescar. Num dia de super calor elas não resolvem o problema, mas podem ajudar bastante.

Outro ótimo parque para um dia de calor em Orlando é o Islands o Adventure. Ele é o parque com maior concentração de atrações molhadas por metro quadrado, então é uma ótima opção. São pelo menos três atrações que molham e molham de verdade. Num dia de calor, além de refrescar, a roupa seca rapidinho.

tempo em orlando
Se você sair bem ensopado de uma atração…
tempo em orlando
…pode se secar nos “secadores humanos” por US$5,00

Como visitar os parques com tempo quente em Orlando

Bem, já vimos que é meio complicado fazer grandes modificações no roteiro de acordo com tempo, pois pode fazer calor a viagem inteira, então você precisa só estar bem preparado. Como eu já disse use roupas frescas e confortáveis, use protetor solar, bonés e óculos escuros.

Sempre leve roupa extra para as crianças. Em praticamente todos os parques existem áreas infantis molhadas, com esguichos e chuveirinhos, e eles sempre querem brincar nessas áreas. Deixá-los só de calcinha ou cueca não pega muito bem, então o ideal é deixá-los brincar e depois trocar a roupa. Com a minha filha, quando ela menor (porque agora já está começando a não ligar mais para essas áreas) ela ia vestida com um maiô e um short ou saia. Na hora de brincar ficava com o maiô e eu só levava outra roupa para trocar depois.

tempo em orlando
Área molhada para as crianças

Tente priorizar as filas internas, que possuem ar condicionado, nos momentos mais quentes do dia e fazer as filas expostas nos momentos nas frescos, como no início e fim do dia. É claro que eu sei que isso não é nem um pouco simples, levando em consideração duas coisas: 1- que na maioria das vezes as pessoas não sabem quais são as atrações com filas internas e quais são externas, 2- que dependendo do horário e local do parque que você está, é melhor encarar a fila externa num horário de calor, do que voltar mais tarde e ter que andar tudo de novo. Então se não conseguir seguir essa dica, fique tranquilo.

Faça as atrações que molham nos horários de maior calor. Além de refrescar bastante, a roupa seca rapidinho depois. Quase todos os parques possuem atrações que molham só não Epcot, Hollywood Studios e Universal Studios; o resto dos parques todos possuem atrações que molham (algumas que ensopam).

tempo em orlando
Atrações molhadas são ótimas para refrescar

Hidrate-se muito. Água nos parques não são nada baratas; você pode comprar água nos supermercados e levar se você quiser. O problema é que sua água ficará quente rapidinho. Na maioria dos parques também existem bebedouros onde você pode encher sua garrafinha e economizar. Além disso, um sorvetinho também não vai nada mal. O Dippin’n Dots, por exemplo, vendido na Universal e SeaWorld, é tão gelado, mas tão gelado, que refresca até sua alma. Já o sorvete do Mickey, por exemplo, que é bem popular e bem gostoso, não é algo que refresca muito, não. De preferência para os picolés de fruta ou as raspadinhas que refrescam mais.

tempo em orlando
Essa raspadinha (3) e o picolé (4) são super refrescantes

Procure uma sombra ao reservar um lugar para assistir às paradas e shows diurnos, como a Festival of Fantasy, que ocorre às 15h. Num dia de sol no verão em Orlando, esse horário é muito quente e ficar por 30 minutos parado embaixo dele não é nada legal. Então achar um lugar mais “protegido” é melhor.

Faça uma bela pausa para almoço, de preferência num restaurante fechado, para poder dar uma descansada no ar condicionado. Evite as mesas externas para fazer seu almoço; além de não refrescar, você ainda terá que almoçar no maior calorão. Se for agendar uma refeição no parque, com personagens ou não, faça essa reserva para a hora do almoço. É uma forma de dar um belo de um relax na hora do calor.

tempo em orlando
A maioria das refeições reservadas possuem sala de espera interna com ar condicionado

Alguns parques vendem ventiladores movidos a pilha que também espirram um jatinho d’água e isso ajuda muito a dar uma refrescada, principalmente se a água estiver gelada. O da Disney custa US$18,00. É possível comprar algum parecido no supermercado pela metade do valor. Vou ser bem sincera: se for para comprar somente um para a família toda, eu compraria o do Mickey, a diferença não é tão grande e é uma super recordação. Nós usamos esses ventiladores e de manhã, antes de sair para o parque, nós colocamos água com gelo. Durante o dia o gelo vai derretendo e demora mais tempo para ficar quente. O ruim desse ventilador é ter que ficar carregando isso, pois quando está cheio de água fica meio pesadinho. tempo em orlando

Sempre leve capa de capa de chuva na bolsa. No verão em Orlando pode cair pancadas de chuva do nada no meio do dia, então esteja preparado sempre.

E por falar em carrinho, não deixe nem por alguns instantes o carrinho de bebê sem capa de chuva. As pancadas podem ocorrer quando você menos espera e se deixá-lo estacionado sem capa, ao sair da atração pode encontrá-lo ensopado.

Como visitar os parques quando o tempo em Orlando está chuvoso

É claro que pode chover em Orlando em qualquer época do ano, mas no verão as chuvas são mais frequentes e constantes, então vamos deixar as dicas sobre como visitar os parques de Orlando com chuva aqui nesse post.

Como já estávamos falando de capa de chuva, ela é super necessária. Andar de guarda-chuva não é muito prático nos parques e eu não recomendo. A boa e velha capa de chuva é a melhor alternativa.

Um grande problema da chuva na minha opinião é o sapato. Uma das priores coisas é andar com sapato molhado. Ele pode escorregar, machucar ou até mesmo se desintegrar com a chuva… Ou pior: ficar bem fedido! Você tem duas opções: ou selecione um sapato que poderá ser usado na chuva e que você sabe que ele talvez não se recupere ou proteja o seu sapato. Nós já usamos sacolas ou capas de chuva rasgada (do camelô, claro) para “forrar” nosso tênis e não deixar a água entrar. Até que funciona!!!

Quando ocorrem chuvas com raios e trovões todas as atrações externas são fechadas, bem como quiosques de comidas ou souvenirs espalhados pelos parques. Se a chuva não tiver raios e trovões muita coisa permanece aberta, porém algumas atrações externas são fechadas também. Tudo isso para garantir a segurança.

Procure consultar a previsão do tempo em Orlando e se perceber que vai chover, faça as atrações externas antes da chuva e já garanta essas. Se tiver Fastpass+ para essas atrações externas para o horário previsto da chuva, tente trocá-los assim que possível, porque se realmente chover, você não poderá fazê-las.

Shows e paradas também podem ser cancelados em caso de chuva. Eu já assisti paradas e shows debaixo de chuva, mas também já presenciei o cancelamento dos mesmos por causa de chuva. Também já assisti parada “pela metade”, que passou com menos carros e menos personagens. Não é possível saber com muita antecedência se os shows serão cancelados, ou não. O ideal é aguardar, mesmo. Caso eles saibam com antecedência, os funcionários já começam a avisar os visitantes que estão aguardando.

Se ocorrer uma pancada de chuva, entre em alguma fila interna. Talvez até você sair da atração, a chuva já tenha passado. Se a chuva for constante, durante o dia inteiro, a minha única recomendação é encarar a chuva. Nesse caso se possível priorize os parques com filas e atrações internas, como Universal Studios e Hollywood Studios, por exemplo. O Epcot tem todas as filas e atrações internas, porém acho um péssimo parque para um dia de chuva constante, porque os deslocamentos entre uma atração e outra são grandes e você acaba tomando muita chuva. Magic Kingdom tem metade das suas atrações internas e metade externas, porém a maioria das externas são “dispensáveis”; só que ao mesmo tempo tem muitos shows e paradas. O Busch Gardens deve ser o pior parque para um dia de chuva, já que praticamente tudo é ao ar livre.

Se possível vá fazer compras no dia da chuva e deixe os dias de tempo melhor para os parques. Ou aproveite para fazer as atrações indoor, como Ifly, Madame Tussauds, Sea Life Aquarium, Skeletons ou Crayola Experience, por exemplo; essas são ótimas opções para os dias de chuva.

Tenha em mente que mudanças na programação podem ser necessárias por causa da chuva, caso a mesma dure vários dias. E infelizmente por causa dela você acabe não conseguindo conhecer todas as atrações e shows que gostaria. Seja flexível! Isso é assim, mesmo; você não será nem o primeiro nem o último a passar por isso.

Agora você já tem uma boa noção sobre o tempo em Orlando e o que fazer nos dias de calor. Não deixe de ver as dicas do inverno em Orlando caso esteja indo nos meses de frio.

Tem alguma dica para viajar para Orlando no verão? Divida com a gente.

Já conhece os serviços da Andreza?

2 comentários em “Tempo em Orlando – Verão”

  1. embora já conheca um pouco dessa cidade encantadora,mas,fiquei alegre com essas dicas.valeu vcs serao meu guia daqui pra frente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *