Nossa dica de hoje é Naples, uma cidade litorânea da Flórida muito bonita, mas pouco conhecida pelos brasileiros. E por ficar a uma distância de aproximadamente a uns 300km de Orlando acaba não se sendo um destino para fazer um bate-e-volta no mesmo dia, mas vale muito a pena conhecer para um fim de semana ou até mais dias. E nesse post vamos mostrar um pouco da cidade que conhecemos recentemente durante a nossa viagem de motorhome.
Vou deixar um vídeo do nosso canal Youtube com imagens de Naples.
Como é Naples
Naples fica no golfo do México, onde ficam as mais lindas praias da Flórida. Fica exatamente do lado oposto a Fort Lauderdale.
A cidade é bem sofisticada, formada de casas de altíssimo padrão, muitas pertencentes a celebridades e políticos. Apesar desse ar de sofisticação, Naples também tem um ar de simplicidade, característico das cidades praianas. Não é uma cidade muito grande, mas vale a pena destinar pelo menos uns 2 dias para conhecer os principais atrativos.
Nós estávamos em Naples com motorhome e sentimos que Naples não é uma cidade muito democrática para motorhome. Não há lugares para estacionar veículos desse porte e o deslocamento e passeios na cidade ficam comprometidos. Diante disso, as opções que indico são: ou circular na cidade de carro ou de Uber. Nós acabamos usando a segunda opção, pois não tinha onde parar nosso “monstrinho” nem nas praias e nem nos demais pontos turísticos. Eu diria que teríamos aproveitado até mais Naples se tivéssemos conseguido circular e estacionar o motorhome mais facilmente.
O que fazer em Naples
Naples, apesar de contar com apenas 20 mil habitantes, é uma cidade bem completa do ponto de vista de entretenimento. Ela conta com diversas opções de lazer, cultura e gastronomia. Vou relacionar abaixo as principais opções e principalmente aquilo que nós conhecemos.
Passeio de barco
Nós fizemos um passeio de barco com a empresa Pure Florida. O tour é o Naples Sightseeing Day Cruise e tem 1,5 hora de duração e sai do Tin City (que explico a seguir do que se trata). O tour é narrado pelo capitão e não tem tradução. Perde-se alguma informações relevantes se não falar inglês, mas nada que comprometa a beleza do passeio.
Durante o tour, que ocorre na Baía de Naples, podemos apreciar a belíssima paisagem e as incríveis mansões que ficam à beira da baía. Mas uma das coisas mais legais é que golfinhos habitam essa baía e geralmente é possível vê-los nadando e saltando por ali. Nós vimos e é impressionante como eles estão pertinho das casas. Já pensou morar numa casa onde você vê da sua janela golfinhos saltando livremente? De arrepiar.
O passeio custa US$43,00 adulto e US$21,50 crianças entre 3 e 12 anos. Ocorre em três horários, 11h, 13h e 15h, e pode ser reservado no próprio site do Pure Florida.
Tin City
O Tin City é um complexo de lojas e restaurantes. A área criada no final do século XIX como armazém e pier, foi transformada em meados do século XX em um área turística temática. Existem lojas de souvenirs, artesanato, roupas e acessórios. Há também alguns restaurantes; nós almoçamos no Riverwalk. A comida estava muito boa e o preço é bem justo. E tem uma área externa em frente à baía que é bem gostosa. Como fica bem em frente ao local de onde saem os barcos da Pure Florida, é legal para fazer uma refeição antes ou depois do tour de barco. Não há custo para acessar o Tin City.
Old Naples
Old Naples é basicamente o centrinho da cidade. E na rua principal, a 5th Avenue, tem muitas lojas e restaurantes bem sofisticados, numa área com prédios de época totalmente restaurados. O lugar é lindo e muito agradável para passear e até fazer uma refeição ou somente tomar um café e ver o movimento. As lojas não são das mais acessíveis, mas para olhar não custa nada. 🙂
Pier de Naples
O Naples Pier é o pier e madeira que fica na praia central de Naples. Basicamente o grande atrativo é assistir ao pôr-do-sol de lá, que é espetacular. Só um conselho: fica muita gente pescando ali, então tome cuidado ao circular para não ser atingido por um anzol ou até mesmo por um peixe recém-pescado rs. A praia dali é bem movimentada e com bastante atividade, justamente por ser uma praia “urbana”, mas se preferir uma opção mais sossegada, sugiro seguir para o tópico abaixo.
Praias
Nós não conseguimos curtir muitas praias em Naples. O principal problema foi a questão de estarmos com motorhome e a grande maioria das praias possuem estacionamento, mas não aceitam motorhome. Com isso, pretendíamos curtir 3 diferentes praias e acabamos conseguindo ir a somente uma. Justamente lá que tem a fama de praias belíssimas. Estivemos somente na Delnor-Wiggins. A praia é bem gostosa, de água quentinha (no verão, claro) e com algumas sombras das próprias árvores. O estacionamento de motorhome era super longe, então acabamos andando prá caramba para chegar à praia. Mas para quem está de carro é pertinho. E além da Naples Beach, que fica na região central que eu já comentei acima, existem várias outras praias e uma mais linda que a outra. Para pesquisar, sugiro o site do Paradise Coast, onde eles indicam as facilidades e os diferenciais de cada praia da região.
Ficamos com muita vontade de voltar a Naples de carro uma hora para poder explorar mais a região do centro e as praias. Ficou com gostinho de quero-mais, mas sem dúvida foi um lugar fascinante que adoramos conhecer.