O post de hoje é para quem procura algo diferente para fazer perto de Orlando, tanto para ficar alguns dias ou para bate-e-volta e não sabe para onde ir. Vamos falar sobre Ocala, que fica a menos de 1,5 hora de Orlando, onde existem diversas nascentes e rios de águas cristalinas e passeios surpreendentes.
Além disso, Ocala é considerada a capital mundial dos cavalos. Então dá para perceber que é um lugar bem diferente de Orlando, porém super perto. E vale muito a pena conhecer.
Veja também outras cidades na Flórida para visitar
Programe aqui sua viagem
Antes de começar o post, vou deixar algumas recomendações de sites para você definir itens para a sua viagem:
Antes de começar o post, vou deixar o vídeo que fizemos lá em Ocala que está no YouTube para você já poder ir vendo imagens desse passeio incrível. Não deixe de seguir o nosso canal e habilitar o sininho para receber nossos vídeos.
Como é a região de Ocala
Ocala e as cidades vizinhas, que formam o Condado de Marion, são conhecidas pelas nascentes de águas cristalinas e os passeios ligados à natureza.
Ocala é uma cidade fundada há quase 200 anos, mas antes disso foi habitada pelo povo Timucua no século XVI. Entre os séculos XVIII e XIX o povo Seminole se estabeleceram na região. Em 1827 foi construído pelos colonos brancos da região o Fort King, que foi usado na guerra contra os Seminoles e, posteriormente, tornou-se o primeiro tribunal do condado de Marion, em 1844, tornando-se mais tarde um Monumento Nacional, que pode ser visitado atualmente.
As ferrovias chegaram em Ocala em 1881, estimulando o desenvolvimento econômico e turístico da região. Em 1883 a região central de Ocala foi destruída por um incêndio no Dia de Ação de Graças. A maioria dos prédios antigos existentes hoje foram construídos depois disso. Ocala foi um importante centro de produção de frutas cítricas até o Grande Congelamento, em 1894/1895.
No início do século XX , houve um aumento do destaque de Ocala como um centro de turismo na Florida. Turistas em busca das belezas naturais e da vida selvagem abundante na região até hoje, como por exemplo o passeio de barco em Silver Springs, que existe há 150 anos.
A primeira fazenda de cavalos Puro Sangue Ingleses da região foi criada em 1943. A área se destacou na criação de cavalos por conta o calcário, recurso abundante na região, e que servia de boa fonte de nutrição dos animais. Nessa época diversos cavalos campeões foram produzidos na região. Hoje, o Condado de Marion é um dos maiores criadores de cavalos Puro Sangue Ingleses no mundo, com mais de 1,200 fazendas de cavalos, por isso Ocala é conhecida como a capital mundial dos cavalos, que gera 44 mil empregos relacionados a indústria equina em geral e também é palco de uma das maiores feiras de cavalos do país.
Nas últimas décadas do XX, Ocala e o Condado Marion tiveram um dos maiores índices de crescimento no país para uma cidade de seu tamanho. A população do Condado de Marion cresceu 250% em 25 anos.
O que fazer em Ocala
Vou deixar aqui 5 passeios imperdíveis para fazer em Ocala. Se você for passar 2 dias provavelmente será capaz de fazer tudo. Se fizer um bate-e-volta escolha os que tem mais interesse.
Caiaque e nado na nascente de Rainbow Springs – É uma das nascentes mais famosas da região e quarta maior da Flórida. Produz 490 milhões de galões de água por dia. Fica dentro do Parque Estadual Rainbow Springs. Dessa nascente sai o Rio Rainbow, onde é possível fazer diversos esportes aquáticos, como caiaque, stand-up paddle, canoagem e até passeio de bóia (esse último só entre fim de maio a setembro). Além disso é uma nascente onde você pode nadar e fazer snorkel. Nós fizemos o passeio de caiaque. Você pode alugar caiaque individual ou duplo e remar rio acima até a nascente saindo de KP Hole Park. O aluguel é por hora e o valor é $10 o individual e $12 o duplo saindo de KP Hole Park. Além do aluguel do caiaque cada pessoa paga $7 para entrar no parque. E se você quiser pode nadar na própria nascente do rio, que tem água com temperatura constante de 22ºC o ano inteiro, você pode seguir direto para a entrada do parque estadual e pagar somente $2. O grande diferencial de Rainbow Springs é a coloração da água e a diversidade de animais. Vimos muitos peixes, tartarugas e aves. Às vezes é possível ver lontras, mas infelizmente não vimos nenhuma. O lugar é lindo. Achei que poderia achar o passeio de caiaque cansativo e talvez meio chato, mas foi maravilhoso. E não fiquei cansada, não. Vale muito a pena a experiência. Clique aqui para comprar esse passeio.
Barco com casco de vidro em Silver Springs – Outro parque estadual com nascente bem famosa da região. Silver Springs já é uma nascente mais urbana e muito mais “comercial”, mas igualmente encantadora. Além dos passeios de caiaque, stand-up paddle e canoa, tem um dos passeios mais interessantes da região que é o Glass Bottom Boat, ou seja, o barco de casco de vidro. O passeio tem 30 minutos de duração e nele vemos diversos animais, diferentes vegetações, artefatos naufragados e o mais interessante: a água borbulhando na nascente. A água é extremamente cristalina e é possível enxergar muitos metros abaixo. Realmente é incrível. Gostamos muito. A entrada ao parque custa $2 e o passeio de barco $13 adulto e $12 crianças entre 6 e 12 anos. Lá no parque tem várias trilhas e muitas áreas para piquenique. Existem lojas e restaurantes, mas estavam em reforma quando fizemos nossa visita. Clique aqui para comprar esse ingresso.
Tirolesa nos cânions – Esse é um programa para quem gosta de aventura. A empresa que organiza os passeios é a The Canyons Zipline. Eles possuem diversos pacotes diferentes; o nosso foi o mais completo com 9 tirolesas (sendo uma delas a mais rápida, mais alta e mais longa da Flórida), 2 pontes suspensas e um rapel. A experiência custa $109 por pessoa, tem duração média de 2,5 horas e é muito legal. Além da adrenalina, o visual do percurso é incrível. Dois instrutores acompanham o grupo e checam os itens de segurança o tempo inteiro, então é bem seguro. Um passeio para ficar na lembrança para sempre. Clique aqui para comprar esse passeio.
Passear no centrinho histórico de Ocala – O centro histórico de Ocala é muito charmosinho e cheio de restaurantes legais. Tanto de dia quanto de noite é uma delícia de passear. Aos finais de semana geralmente ocorrem eventos à noite na praça. Na primeira sexta-feira de cada mês entre 18h e 21h ocorre o First Friday Art Walk, uma espécie de exposição de diversos artistas como pintores, escultores, músicos… espalhada pelas ruas do centro. Um vibe deliciosa. Além disso, o centrinho tem vários prédios históricos e uns cantinhos muito estilosos, como o coreto, o prédio do cinema e o painel da cidade. Não pode deixar de conhecer.
Visitar o centro equestre e interagir com os cavalos – Ocala é conhecida como a capital mundial dos cavalos e uma das razões é por abrigar o World Equestrian Center, o maior centro equestre dos Estados Unidos. O lugar é simplesmente enorme e muito bonito. Lá ocorrem feiras, competições e exposições de cavalos. Além disso, existe um centro de treinamento e reprodução dos animais. Vale a pena conhecer o local, mesmo que não entenda nada de cavalos. E visitar também o The Equestrian Hotel, o hotel dentro do centro equestre. O hotel é bem chique e sofisticado. Lá dentro tem alguns restaurantes, como a steakhouse e o pub; qualquer visitante pode fazer uma refeição lá. Do lado de fora do hotel existem alguns restaurantes mais simples. Veja a lista completa de restaurantes dentro do centro. Já para quem quer fazer um passeio à cavalo, no site de Ocala/Marion County você pode encontrar várias opções. Alguns desses lugares também fazem tours pelas fazendas e os visitantes podem alimentar e acariciar os animais. Foi o que fizemos no rancho onde nos hospedamos, que falarei mais abaixo. Somente alimentamos os cavalos e não fizemos passeio.
Onde se hospedar em Ocala
Você pode reservar a sua estadia em Ocala através do nosso link do Booking.com, que é nosso parceiro aqui no blog. Reservando nesse link, você paga o mesmo preço, mas eu recebo uma pequena comissão.
Por se tratar de uma região turística, Ocala e as cidades ao redor possuem diversos hotéis. Para quem busca hotel de luxo e muito glamour, falei acima sobre o The Equestrian Hotel, dentro do centro equestre. Um hotel super sofisticado e requintado.
Para quem quer uma hospedagem no centro da cidade, recomendo o Hilton Garden Inn Ocala Downtown. Fica na própria praça e tem um terraço com uma vista linda. Sem contar que tem vários restaurantes e lojas em volta. Excelente localização.
Outra opção é o Shamrock Cove Inn, que fica a umas 5 quadras da praça central. Esse é um hotel boutique, todo decorado em estilo antigo, para entrar no clima da história de Ocala.
Se você quer ficar perto de Silver Springs, uma opção legal é o Holiday Inn Express Silver Springs, que fica ao lado do parque. A nossa hospedagem, organizada pelo Ocala/Marion County, foi no Acadia Acres, um rancho com diversas casas. Nós ficamos na Holly House, uma casa que acomoda até 10 pessoas. A casa é extremamente confortável e por ficar num rancho, tinham os cavalinhos no cercado e foi esses que alimentamos. Compramos cenoura e maçã no supermercado para dar para os animais. Uma opção muito agradável e com visual lindo.
Onde comer em Ocala
Experimentamos alguns restaurantes de diferentes estilos na cidade e vamos deixar aqui:
Stella’s Modern Pantry – Um pequeno restaurante super estiloso numa das ruas do centro da cidade. Mistura o conceito de mercadinho com café. Serve pratos de inspiração europeia e que além de lindos, são muito bem servidos. Abre diariamente para almoço e jantar, mas fecha às 19h, então tem que jantar cedo. Valor médio $20. 20 SW Broadway St, Ocala. Site do Stella’s.
Harry’s Seafood Bar & Grille – Outro restaurante no centro, esse bem na praça. A especialidade é frutos do mar, mas no cardápio existem outras opções também. Pratos deliciosos e ambiente bem interessante. Preço médio $20. Abre diariamente para almoço e jantar. 24 SE 1st Ave, Ocala. Site do Harry’s.
The Blue Gator Tiki Bar & Restaurant – Esse restaurante fica perto de Rainbow Springs. É um restaurante bem informal, ao ar livre, na beira do rio. Um lugar bem interessante. Serve sanduíches e cestas de frutos do mar. Abre diariamente para almoço e jantar. Valor médio $17. 12189 S Williams St, Dunnellon. Site do Blue Gator.
Filo’s Mexican Cantina – Esse é um dos restaurantes localizados no centro equestre. Ele é um dos mais simples e baratos do complexo; é quase um fast food. Mas o legal é que lá tem restaurantes bem simples, como esse, ou alguns bem sofiticados como o Stirrups Restaurant, que fica dentro do hotel. Abre para café, almoço e jantar. Valor médio $15. Site dos restaurantes no centro equestre.
Nossa opinião sobre Ocala e região
Ficamos simplesmente encantados. Que lugar maravilhoso! Eu via muitas fotos de lá, mas confesso que achava que rolava um Photoshop nas fotos, mas não; a água é realmente daquela cor.
O lugar é perto de Orlando, o que é excelente para ir e voltar no mesmo dia e ao mesmo tempo tem muita atividade se quiser passar 2 ou mais dias.
Sem contar que é uma Flórida inexplorada pelos brasileiros, então foi realmente surpreendente. Marcado de levar a família quando estiverem aqui.
Agradecemos ao Visit Ocala/Marion County o apoio nessa viagem