/ Disney Village/ Disneyland Paris/ Disneyland Park/ Walt Disney Studios

Disneyland Paris X Walt Disney World – Qual é melhor?

Depois de duas visitas à Disneyland Paris (antiga Euro Disney) e de ter conhecido a fundo como as coisas funcionam por lá, hoje vou falar um pouco das semelhanças e diferenças entre os parques da Disneyland Paris e do Walt Disney World, em Orlando, que vão muito além da aparência dos castelos, que na França é cor-de-rosa da Bela Adormecida e na Flórida azul da Cinderela.

Existem pessoas que até preferem o complexo da Disneyland Paris, ao invés da Disney em Orlando, então realmente vamos encontrar vantagens e desvantagens em quase todos os tópicos apontados. Então vamos a essas diferenças e tire suas próprias conclusões:

Quantidade de parques

Enquanto em Orlando a Disney possui 4 parques temáticos, 2 parques aquáticos e mais uma porção de atrações, na Disneyland Paris são somente 2 parques temáticos, o Disneyland Park e o Walt Disney Studios Park. Isso sem mencionar todos os demais parques e atrações existentes em Orlando.

Vantagem: É mais rápido visitar a Disneyland Paris. E também mais barato, pois exige um menor número de ingressos.
Desvantagem: Menor possibilidade de diversão, pois são poucas opções de parques e atrações.

Tamanho dos parques

Os parques na Disneyland Paris são infinitamente menores que em Orlando. As atrações são todas pertinho e tudo bem coladinho. Muitas vezes não precisa nem de mapa.

Vantagem: Cansa menos e é quase impossível se perder.
Desvantagem: Em dias de grande movimento fica a maior muvuca. E também a quantidade de atrações é menor.

Distâncias

Na Disney de Paris tudo pode ser feito a pé. Você vai do hotel ao parque, de um parque para outro, do parque para o Village… Tudo andando. Super acessível! Inclusive a estação de trem é praticamente dentro do complexo. E todos os hotéis da Disney também são próximos dos parques e podem ser acessados à pé. Veja mapa do complexo da Disneyland Paris.

Vantagem: Fácil deslocamento, sem necessidade de carro ou ônibus.
Desvantagem: Nenhuma.

Atrações

Algumas atrações são bem parecidas com às de Orlando, porém outras são exclusivas e totalmente inéditas. E mesmo a maioria das atrações “repetidas” possuem algumas coisas diferentes.

Vantagem: Conhecer atrações inéditas e repetir as favoritas de Orlando. E também procurar as diferenças nas atrações repetidas.
Desvantagem: Ter pelo menos metade de atrações praticamente iguais

Atração it's small world - apesar de semelhante, a fachada e o interior da atração é diferente
Atração it’s small world – apesar de semelhante, a fachada e o interior da atração é diferente

Personagens

A quantidade de personagens em Paris é bem menor. É impossível lotar um caderno de autógrafo como ocorre em Orlando. E normalmente o horário que eles aparecem é bem reduzido, não tendo nenhum encontro com personagens disponível em determinados horários do dia.

Vantagem: Pais, que não querem ficar em fila para fotos, ficam mais “liberados”.
Desvantagem: Poucas possibilidades de fotos com personagens e praticamente nenhum personagem raro ou exclusivo.

Refeição com personagens

Justamente pela falta de personagens pelo parque, a melhor opção para ver vários personagens é fazer uma refeição nos restaurantes em que eles circulam. Porém só existem 3 restaurantes com personagens na Disneyland Paris, enquanto Orlando tem diversas opções. Por outro lado, normalmente na Disneyland Paris aparecem no mínimo 5 personagens por refeição e já chegamos a pegar uma refeição com 7 de uma vez. Por outro lado, os personagens dos restaurantes mudam com frequência e nunca é possível saber quem vai encontrar por lá. As reservas dos restaurantes só podem ser feitas pelo telefone ou diretamente no complexo.

Vantagem: Muitos personagens numa única refeição.
Desvantagem: Poucas opções de restaurantes, reservas somente pelo telefone e não saber que personagens vai encontrar.

No restaurante Auberge du Cendrillon sempre aparece um príncipe
No restaurante Auberge du Cendrillon sempre aparece um príncipe

Alimentação

Em termos de pratos rápidos, eu não vejo muita diferença nas opções de pratos oferecidos, mas nos restaurantes a la carte ou buffet as opções de alimentos disponíveis são mais elaboradas, e às vezes até mais sofisticadas, que em Orlando. Pratos mais bonitos e até mais gostosos. Porém, o preço da comida é mais alto.

Vantagem: Possibilidade de se comer melhor.
Desvantagem: Preço.

Plano de alimentação

Em Orlando, a Disney possui o Dining Plan que consiste em dois tipos de refeições: Quick (rápida) e Table (a la carte ou buffet). Em Paris o sistema é outro e consiste em meia-pensão ou pensão completa. Porém, tem o pacote Premium, Plus, Standard… Precisa de um curso em Harvard para entender! Em um post futuro vou explicar esse sistema louco de Paris. E sem contar que ele é feito com vouchers e não de forma eletrônica como em Orlando.

Vantagem: Nenhuma.
Desvantagem: Super complicado de entender. E chato de operar com vouchers de papel.

Voucher do plano de alimentação em papel
Voucher do plano de alimentação em papel

Produtos à venda

Apesar de ter uma grande variedade de itens à venda, como camisetas, brinquedos, souvenirs, etc, a variedade em Orlando é infinitamente maior. Porém, existem produtos exclusivos e temáticos da França. Os tamanhos de roupas costumam ser menores na Disneyland Paris. Os preços costumam ser maiores.

Vantagem: Indo em uma ou duas lojas grandes, você já consegue ver praticamente todas as opções disponíveis no complexo. Alguns produtos temáticos são lindos!
Desvantagem: Preço maior e menor quantidade de opções.

Atendimento

Me parece que em Orlando existe uma maior preocupação com a simpatia e encantamento. Não fui mal atendida na Disneyland Paris, mas também não senti nenhum esforço para agradar além do mínimo. É um bom atendimento; não excelente.

Vantagem: Nenhuma
Desvantagem: Menores possibilidades de “magia Disney”

Hospedagem

A quantidade de hotéis da Disney na Disneyland Paris é muito pequena comparada à de Orlando (são apenas 6 hotéis), porém existem opções para todos os gostos e bolsos. E tudo é bem pertinho e é possível chegar aos parques à pé. Alguns hotéis, apesar de temáticos, exibem menos detalhes que os hotéis de Orlando.

Vantagem: Distâncias, pois todos os hotéis podem ser acessados à pé a partir dos parques
Desvantagem: Poucas opções de temas.29

Limpeza

Em Orlando, tudo é muito limpo. Na Disneyland Paris não é tão assim. Eu acho até que na minha primeira visita em 2013 era mais sujo e agora melhorou um pouco. Mas a preocupação com a limpeza não é tão forte em Paris quanto em Orlando.

Vantagem e Desvantagem: Dispensa comentários!

Tecnologia

Na Disneyland Paris tudo é muito manual e praticamente nada é automatizado. Não existe reserva de restaurante pela internet, nem check-in… O Fastpass é de papel; o plano de alimentação também… A chave do quarto não é cartão de crédito também… Nem o ingresso precisa de impressão digital ao entrar no parque.

Vantagem: Nenhuma
Desvantagem: Tudo mais lento, menos eficiente e muito papel. Fora as possibilidades de fraudes.

Fastpass de papel
Fastpass de papel

Photopass

O serviço de Photopass+ da Disneyland Paris é muito ruim. Só tem fotógrafos com alguns personagens e fotos na atrações. Fotógrafos, por exemplo, em frente ao castelo, não existem. E custa €50,00. Não compensa de jeito nenhum!

Vantagem: Nenhuma
Desvantagem: Poucas possibilidades de fotos que não compensam o investimento.

Fumantes

As leis anti-fumo na França estão longe das leis do Brasil e nos parques é permitido fumar, inclusive nas filas, desde que não sejam em ambientes totalmente fechados. Você está na fila da atração e de repente toma aquela baforada de cigarro!

Vantagem: Nenhuma
Desvantagem: Cheiro de cigarro em diversos pontos do parque.

Cidade “adulta” x parque

Tem coisa melhor do que combinar um passeio considerado “adulto” que é a cidade de Paris, com a magia Disney? Na Disneyland Paris isso é possível, pois Paris fica a uns 40 minutos do complexo Disney. Então é possível intercalar programas mais “sérios”, como museus e igrejas, com a diversão dos parques temáticos. E isso é melhor ainda quando se viaja com crianças, pois é um programa bem voltado para elas.

Vantagem: Estar em Paris, por si só, já é uma vantagem 🙂
Desvantagem: Nenhuma

Paris, é Paris
Paris, é sempre Paris

Veja nesse link o post índice que reúne todos os posts escritos sobre a Disneyland Paris (Euro Disney).

 

Post publicado originalmente em 19/03/2013 e editado em 29/09/2016

* O complexo Euro Disney chama-se Disneyland Paris desde 1995. Apesar de ainda utilizado pelos visitantes, o nome Euro Disney não é mais o oficial.

 

Quer adquirir a sua viagem para a Disneyland Paris? Acesse o banner abaixo e peça sua cotação. Você pode parcelar em até 10X.

banner paris

Já conhece os serviços da Andreza?

55 thoughts on “Disneyland Paris X Walt Disney World – Qual é melhor?”

  1. Andreza, parabéns pelo post. Achei as comparações bem pontuadas e é bom saber sobre as refeições, personagens e souvenirs, que é onde as crianças focam!!! Um bj

  2. Andreza, uma pergunta, porque voce fala que é mais barato visitar Disneyland Paris se todos os itens citados (hospedagem, alimentação, compras) são mais caros. Particularmente fiquei curiosa, pois a simples ida a Europa já é consideravelmente mais cara doque uma ida a Orlando. Minha mãe esteve no complexo Disney Paris, para comprar algumas coisas para minha filha, não chegou a entrar no parque. Ela gastou o equivalente a U$300 para comprar um cavalo de pelucia da Rapunzel, um vestido da Merida, e uma camisola da Minnie. Ela foi preparada para trazer um enxoval, achou que de repente algumas coisas poderiam ser tabeladas. Mas teve uma surpresa e tanto, e acabou ficando somente nesses itens mesmo… rs
    Se vc puder me esclarecer, eu adoraria!
    Um beijo, Fernanda.

    *Sua filhinha é uma graça

    1. Fernanda,
      O que quero dizer é que para conhecer todo o complexo em Orlando você precisa no mínimo de uns 6, 7 dias, portanto são 6, 7 dias de hospedagem, de alimentação e ingressos…
      Para conhecer a Disneyland Paris são no máximo 2 dias, portanto fica mais barato.
      Note que mais abaixo menciono que a hospedagem é mais cara, que a alimentação é mais cara e que os itens a venda são mais caros. Mas como não precisa ficar tantos dias, fica mais barato conhecer a Disneyland de Paris.
      Ficou claro?
      Abraço e obrigada

  3. Andreza,
    Ja estive na Disney de Paris algumas vezes pois moro aqui perto. Todas as vezes reservei hotel e entradas dos parques pelo site da Disney Paris, imprimo o recibo que me mandam pelo email e apresento na recepcao na hora do check in.
    Agora em julho vou pela primeira vez a Disney de Orlando e queria so confirmar se eh o mesmo procedimento… Posso tambem comprar hotel/ entradas pela internet ?
    Estou pensando em usar o onibus da Disney pra fazer o trajeto hotel/ parque (5 dias), mas considerando que a viagem vai ser no final de Julho voce me aconselha usar o onibus (que imagino que vai ter filas quilometricas principalmente no fim do dia…) ou vale mais a pena alugar um carro, ainda que seja pra ser usado tao pouco…. o que vc me aconselha ? (creio que ficaremos no hotel Pop Century).
    Muito obrigada !
    Andrea
    Andrea

    1. Andrea,
      Você pode fazer as reservas pela internet normalmente. Você reserva hotel, junto com ingressos e ao fazer o check in no hotel receberá a chave do quarto que também serve como ingressos.
      Nunca fui em julho, mas sei que eles providenciam transporte extra nessas datas mais cheias.
      Eu gosto do transporte deles, mas realmente não posso dizer se você pode ter problemas em função da data.
      Abraço

  4. Andreza,

    que fofo seu site, nossa, super gracinha….queria saber se pode me ajudar com uma duvida. Vc sabe se a Disneyland Paris tem ofertas para o fim de ano para hoteis e ingressos? Em Orlando peguei promoção do Dining PLan, mas sei de promoções de upgrade de hoteis, e promoções de desconto na estadia…olhei o site hj da Disney Paris, e as promoções vigente sao para periodo até Novembro…será que devo esperar um pouco pra ver se aparecem promoções de fim de ano? Vou passar o reveillon la. Beijos e obrigada
    Carolina

    1. Carolina,
      Acho difícil ter promoção nessa época que você menciona. É alta temporada e não costuma ter promoção em alta temporada nem em Orlando também.
      Abraço e obrigada

  5. Olá! Não posso concordar com a parte de você achar complicado as opções de meia pensão em Paris… é bem simples! Basta ler… Quanto à simpatia, achei o contrário, achei os atendentes de Orlando bem menos simpáticos!

  6. Olá, qual a diferença entre Walt Disney Studios Park x Disneyland Park de Paris?
    No site na hora do compra de ingresso fala que é para um dia e que serve para um ou para outro?
    Alguem pode ajudar, rsrsrs!
    Obrigado e no aguardo!!!

  7. Oi, Andreza!

    Como sei que faz tempo que esse post foi publicado, vim fazer um adendo de leve, caso alguém que esteja planejando visitar a Disneyland Paris por agora venha a ler seu artigo.
    Eu estive nos parques no primeiro final de semana de agosto (2015). Já tinha lido esse seu post antes de ir, mas encontrei um cenário muitíssimo diferente do descrito aqui.
    Na realidade, fiquei impressionada com a organização, a limpeza, o encantamento e a simpatia absurda de todos os staffs.
    O parque, as áreas de alimentação e os banheiros se mantiveram impecavelmente limpos da abertura ao fechamento (das 10:00 às 23:30). Os meet and greets com os personagens eram de uma organização absurda: além do personagem, estavam presentes sempre um fotógrafo oficial da Disney para tirar as fotos do PhotoPass e no mínimo 2 outros staffs, um para tirar as fotos com a sua câmera/celular e outro para auxiliar, organizar fila ou tirar qualquer dúvida enquanto o primeiro se ocupava das fotos. Em alguns dos personagens mais populares (Mickey, Minnie, Pooh por exemplo), cheguei a ver 3 ou até 4 staffs ajudando na organização. As filas eram organizadas por eles e tinham indicações com cordas e placas. Quando estava se aproximando o horário de o personagem ir embora, um ficava responsável por se instalar no fim da fila e avisar quem chegasse para não entrar, pois encerrariam as fotos em breve.
    A qualquer momento era possível perguntar para QUALQUER funcionário do parque sobre QUALQUER coisa, atração, local/horário dos meet&greets com personagens, e a simpatia deles foi IMBATÍVEL, a experiência “magia Disney” foi completa e perfeita.
    Não sei se muita coisa mudou de quando você fez o post pra cá, ou se alguma de nós pegou um dia de azar/sorte com esses pontos nos parques, mas realmente considero que foi uma experiência acima de todas as expectativas. Espero que os futuros leitores tenham a mesma sorte! Beijão!

    1. Cibelle,
      Fico realmente feliz em ler isso.
      Quando vistamos lá não existia o Photopass, talvez isso tenha os “obrigado” a organizar melhor as filas.
      E sobre os funcionários, não achei nenhum mal educado, mas achei os de Orlando mais simpáticos.
      Nós fomos fora da temporada; talvez não estivessem tão preparados.
      Estamos loucos para voltar e espero encontrar essa realidade que você relatou.
      Obrigada por compartilhar.
      Abraço

  8. Olá Andreza! Quero comemorar os 10 anos da minha filha. Acho que será melhor que uma festa, inesquecível! Como somos quatro, preciso escolher uma época que seja mais barata. O que você sugere. Obrigada e beijos!!

  9. Visitei a Disney de Paris mês passado (janeiro 2016) e, após pesquisar sobre o parque na internet, fui preparada em relação ao tamanho.
    Com certeza não senti cansaço em fazer os 2 parques no mesmo dia, em compensação fica a sensação de “já acabou? Só isso”?
    Em jan de 2014 levei meus dois filhos a Orlando. Bom, não dá para comparar…
    Vc foi bem pontual e sua matéria ajuda quem está indeciso.
    Realmente, com o photopass hj há filas organizadas e no inverno quase não tem filas para nada! Tirei foto c/ 2 personagens (Mickey e xerife Woody), não encontrei nenhum outro, nem as princesas, somente no desfile (q é bem menor). Gde abç e Parabéns pela matéria!

  10. Olá Andreza, você poderia fazer uma cotação para mim também? No meu caso, pretendo ir em Agosto em dois adultos e uma criança de 7 anos. Pensamos em algum hotel destes que são próximos ao Parque, nem o mais caro, nem o mais barato, algo na média. Queremos ficar 5 dias em Paris.

    Agradeço bastante pela atenção.

  11. Olá Andreza cheguei de Paris hoje estive na Disney, realmente tudo que vocês relata e pura verdade . Só gostaria de ressalta a importância de quem for a Disney se for sozinho sem guia e melhor está preparado para falar Francês ou inglês , tive problema na compra do meu ingresso la no proprio parque e como não falo francês e falo pouco inglês perdi 2hs para entra no parque , em Paris ninguém fala português em lugar algum e os franceses te ignorar completamente.

    1. Oi,
      Adriana
      Realmente lá você usa o inglês e o francês, muito difícil achar alguém falando espanhol ou o português.
      Abraços e Obrigada

  12. Olá Andreza!
    Minha filha faz aniversário no dia 4 de julho, e como estaremos em Paris nessa época, pensamos em ir no dia para a Disney de Paris. Queria saber se neste dia, por ser o dia da independência dos EUA, a lotação do parque é maior ou isso só ocorre em Orlando?

    1. Oi,
      Daniela
      Eu nunca passei o 4 de julho na Disney Paris, mas pelo que sei eles não comemoram essa data lá, o que é comemorado na Disney Paris é o dia 14 de julho que é a data da queda da Bastilha.
      Abraços e Obrigada

  13. Olá Andrezza!
    Estive agora em Janeiro/17 nos parques Disneyland Paris, e gostaria de deixar minha impressão para quem pretende ir. Se você já conhece os parques da Disney de Orlando, NÃO perca seu tempo! Na minha opinião Disney Paris está muito aquém do que é o maravilhoso mundo Disney em Orlando. A não ser que você disponha de muitos dias em Paris, e já tenha esgotado todo o repertório de museus, pontos turísticos, bairros… Ainda assim não sei se vale tanto a pena. Se você não conhece os parques Disney em Orlando, então a história é diferente. Alguns brinquedos são cópias dos americanos (porém com qualidade inferior). Vai ter um gostinho do que é o universo Disney, mas repito, bem abaixo do que é apresentado na Flórida. Abraço.

  14. Bom dia Andreza,
    Pretendo ir a Disney Paris em Março de 2018, terei 6 dias de estadia, vc acha que seria mais viável visitar os parques no mesmo dia, levando em consideração que são menores?
    Tenho medo de reservar 2 dias (1 para cada parque) e ficar com a sensação que perdi algo na cidade rs.

    Outra duvida é possível adquirir os ingressos no seu site?

    Grata
    Tabata

    1. Oi,
      Tabata
      Eu tenho ingressos para Disney Paris, outra alternativa é você comprar o 1 dia 2 parques.
      Me envia um e-mail no endereço: [email protected] que eu coto para você.
      Fico à disposição
      Abraços e Obrigada

  15. Como é a melhor forma de deslocamento ? Ficaremos em Paris, com um bebê de 1a8m, e teremos um dia para levá-lo ao parque, vc aconselha alugar um carro, ou ir de trem?
    Outra pergunta, dá pra conhecer os dois parques em um dia?

    1. Oi,
      Raquel
      Na minha opinião acho a melhor forma de trem, mas caso tenha interesse temos um parceiro com transporte e motorista brasileiro.
      Fica um pouco corrido, mas caso tenha interesse eu tenho ingresso que é 1 dia 2 parques.
      Caso queira uma cotação me envia um e-mail no endereço: [email protected] que eu coto para você.
      Fico à disposição
      Abraços e Obrigada

  16. Olá!
    Vou em setembro à disney e queria ja planear os meus 4 dias lá.
    No entanto nao encontro informaçao bem correcta sobre a hora que encerra o parque, e as horas do espectaculo noturno. Irei estar lá de 12-16 Setembro.
    Nem no site da disney vejo informação para eu poder planear bem as horas que irei jantar no hotel nesse dia, ja que convem fazer algumas marcaçoes.
    Obrigada

  17. Oiiii, tudo bem!
    Me tira uma dúvida importantíssima: quanto ao idioma, para nós que dominamos o espanhol, existe algum tipo de suporte, na Disney de Orlando, ou na de Paris? Há funcionários que falam espanhol, ou estaríamos totalmente perdidos em ambos?

  18. Meus sobrinhos veem me visitar. Moro na Austria. Queria levá-los, mas eu tenho entre dezembro e janeiro, ou seja, inverso. Como é o parque neste período?

  19. Olá Andreza, tenho planejado minhas férias para Junho de 2019, gostaria muito de antecipação poder planejar os meus dias nesta cidade linda. Quero muito poder visitar alguns pontos turísticos, além do Museu do Louvre, Torre Eiffel, e a Disney, qual outro vc me recomendaria? E quanto fica o pacote para visitação?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *