/ Disney Cruise Line/ Disney Dream/ Disney Fantasy

Jogo de detetive nos navios Disney

Muita gente acha que em navio o único programa é piscina e que se chover ou fizer frio não tem nada para fazer. E na minha opinião, pelo menos em navio Disney, eu acho que você vai até querer uns momentos de dias feios para poder aproveitar o que tem dentro no navio. E uma das atividades é o jogo de detetive nos navios Disney Dream e Disney Fantasy.  Estou falando do Midship Detective Agency, um jogo de investigação e mistério com personagens Disney dedicado a todas as idades.

Nós chegamos a pegar o cartão e o mapa para o fazer o jogo de detetive quando fizemos o nosso primeiro cruzeiro no Disney Dream, mas um cruzeiro Disney de 4 noites passa voando e não deu tempo. Mas quando fizemos recentemente o cruzeiro de 7 noites no Disney Fantasy sabíamos que teríamos tempo para brincar.

Temos dezenas de posts sobre os navios Disney aqui no blog. Veja os posts divididos por navio:
Disney Dream
Disney Fantasy
Disney Magic
Disney Wonder

Como é o Midship Detective Agency, jogo de detetive nos navios Disney

Para jogar você não precisa ter interação com nenhum funcionário; basta se dirigir a um dos dois quiosques, localizados no deck 2 ou no deck 5. O quiosque parece uma mesa de detetive. 

Como o jogo é “self service“, você faz o cadastro sozinho, a qualquer hora. E como o jogo é para todas as idades, é tudo bem fácil e simples.

Eu acabei esquecendo completamente de fotografar ou de filmar o processo de cadastro inteiro (me perdoe), mas na tela vão sendo exibidas as instruções. A primeira coisa que você deve fazer é pegar um cartão (círculo verde). Você vai cadastrar o seu cartão e escolher a missão (são 3 opções). Tudo isso vai sendo feito só tocando ou apontando o cartão para a tela; tudo de forma bem intuitiva, pois as informações são apresentadas no monitor (círculo azul). Por último você pega o mapa correspondente à missão escolhida (círculo vermelho). Atenção para pegar o mapa correto e também um lápis para anotar as “pistas”.

2016-03-28 09.04.10
Kit necessário para jogar: mapa e cartão

 

Vou ser bem sincera: o lápis e as pistas são uma “perfumaria”, porque mesmo que você não anote nenhuma pista, você descobrirá o culpado no final. 😉

Como eu mencionei, são 3 diferentes mistérios no jogo de detetive do navio:

– The Case of the Plundered Paintings – O Caso das Pinturas Saqueadas, foi um dos jogos que jogamos. Trata-se do roubo de 7 quadros do navio e Mickey e seus amigos vão tentar descobrir o culpado e recuperar as obras. Os suspeitos são os vilões da Disney, como Cruela, Capitão Gancho, Malévola…

– The Case of the Missing Puppies – O Caso dos Cachorrinhos Perdidos, nós não jogamos. Trata-se do desaparecimento dos filhotinhos dos Dalmatas e Pongo, o pai deles, e o seu dono vão tentar encontrá-los. Os suspeitos são os mesmos do mistério anterior e o mapa utilizado é o mesmo (por isso só existem 2 mapas para 3 mistérios).

– The Case of the Stolen Show – O Caso do Show Roubado, nós também jogamos. Trata-se do roubo dos adereços que serão usados no próximo show dos Muppets, porém qualquer um dos Muppets pode ser o criminoso e todos são suspeitos.

2016-03-28 09.02.58
Atenção para pegar o mapa correto
2016-03-28 09.06.12
Suspeitos dos dois primeiros jogos no verso do mapa
2016-03-28 09.05.52
Suspeitos do jogo dos Muppets

 

Assim que você pega o cartão e o mapa, você já pode sair desvendando o mistério do seu jogo de detetive. Você deve localizar ao redor do navio os quadros apontados no mapa.

 

Para quem não sabe, os navios contam com centenas de quadros espalhados, porém alguns não são quadros comuns; são TV’s e as imagens se mexem. É perfeito! Impossível perceber que é uma TV. Eu fiquei tão entretida com o jogo, que acabei esquecendo de tirar mais fotos e filmar mais esses quadros (imperdoável de novo) 🙁

Bem, voltando ao jogo: no mapa existe a indicação de quais quadros você deve procurar e em qual deck. Você não precisa fazê-los numa sequência; você pode fazer na ordem que desejar e isso não vai afetar o resultado. Até porque as informações do jogo de detetive estão no cartão e não no quadro.

2016-03-28 09.04.56

É até muito interessante observar outros jogadores no mesmo quadro, pois para você está apresentando uma “fase” e para eles outra completamente diferente, provando que o que “manda” é o cartão,  então ir no quadro A ou B será apresentada a mesma cena.

E ainda existem alguns quadros com um “?“, isso só serve para trazer mais mistério ao jogo, pois você também deve identificar qual é o quadro que deve ser consultado. Isso ocorre porque a imagem do quadro muda ao longo do dia, então a cada momento ele pode ser um quadro diferente. Mas no fundo é fácil identificá-los porque existe uma marcação no chão que indica o quadro.

Aliás essa marcação é uma espécie de sensor no chão; você deve ficar bem em cima dele para jogar.2016-01-26 17.26.45

Ao chegar num dos quadros, você deve apontar o seu cartão em direção à tela; com isso vai aparecer o logotipo do jogo com o número do seu cartão. A tela responde aos movimentos do seu cartão. Você deve movimentar o seu cartão até centralizá-lo na imagem correspondente.

2016-01-23 17.20.16
Filhota centralizando o cartão
2016-03-28 09.03.19-2
Frente e verso do cartão. O lado com a imagem preta deve ficar virada para o quadro

A partir daí você sempre tem uma espécie de missão, como por exemplo observar a cena do crime com uma lanterna, ou furar balões, ou varrer pó, ou aspirar sujeira… Tudo usando o cartão como “ferramenta”. Na tela aparecem sempre alguns personagens. No vídeo abaixo você pode ver um pouco o cartão “em ação”.

No começo eu estava bem preocupada em entender e anotar as pistas. Achei que no final eu teria que indicar o culpado. E como algumas pistas eram confusas e claro, tudo em inglês, confesso que algumas vezes fiquei meio perdida.

Mas no final eu percebi que o importante é só seguir todos os quadros; o culpado aparece você tendo entendido tudo ou não. Com isso você não precisa entender o idioma. Isso é ótimo porque permite que crianças pequenas e estrangeiros também brinquem, mesmo sem ler ou entender inglês. 2016-01-23 17.33.25

O jogo de detetive dos Muppets pede para você localizar um quadro de avisos e também uma porta do Pepe para pegar mais “pistas” (identificados no mapa com uma estrela verde e uma coroa amarela respectivamente). No fundo nem precisa ir até lá, porque as pistas acabam não sendo necessárias, mas se está jogando com crianças vale a pena dar uma passada, principalmente no quarto do Pepe, que tem uma porta de cabine igual a todas as outras do navio, só que bem pequena, afinal ele não é humano.

2016-03-28 09.05.40
Mapa do jogo do Muppets com a indicação do quadro de avisos e porta do quarto do Pepe
2016-01-26 17.09.48
O quadro de avisos no deck 4
Porta do Pepe

 

O bom desse jogo de detetive é que você não precisa concluir toda a investigação num único dia. Você pode fazer isso em diversos dias. Até porque fazer tudo de uma vez é meio cansativo, porque são muitos quadros espalhados por todo o navio.

A dica que eu dou para facilitar a “peregrinação”: faça os quadros não por andares, mas sim os que estão na mesma direção, começando dos andares mais altos. Ex. todos do foward, depois todos do midship e aft. Veja o mapa mais acima. Vá até o deck 10 e vá descendo de escada até o deck 2 fazendo só os quadros localizados em foward. Depois faça os dois do midship dos decks 2, 3 e 4. E suba até o deck 9 e comece a fazer todos os de aft, descendo de escada novamente. Essa é só uma sugestão para otimizar o percurso.

Um detalhe importante: o jogo acaba faltando uns 3 quadros, então você não vai nem precisar fazer todos. E foi como eu falei anteriormente: você não precisa realmente identificar o vilão; o próprio jogo vai falar que você “descobriu” o vilão.

Lembrando que o Midship Detective Agency, o jogo de detetive, só está disponível nos navios Disney Fantasy e Disney Dream.

Quer adquirir um cruzeiro Disney? Acesse o banner abaixo e solicite uma cotação.

Já conhece os serviços da Andreza?

2 thoughts on “Jogo de detetive nos navios Disney”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *