Viajar com excursão x viajar por conta própria para Orlando

Uma das perguntas que eu mais escuto é:
devo ir com uma excursão ou por conta própria?

E minha resposta é a seguinte: três coisas vão definir isso: custo, seu nível de inglês e seu espírito aventureiro. Na verdade, existem três formas de viajar:

1- excursão com direito a guia e tudo
2 – a empresa reserva tudo, mas você fica por conta própria
3 – você organiza e viaja por conta própria

Vamos às vantagens e desvantagens de cada um dos 3 modelos:

1 – EMPRESA COM EXCURSÃO

Uma empresa vai organizar tudo para você ANTES E DURANTE  a viagem e haverá um ou dois guias acompanhando o grupo de, normalmente, no máximo 40 pessoas desde o aeroporto no Brasil até o retorno. Passagem, ingresso, transporte, etc serão organizados e providenciados pela empresa.

Vantagens de viajar com excursão para Orlando

Praticidade – você não precisa se preocupar com nada. Alguém vai te levar, buscar… vai fazer quase tudo por você. Você praticamente não precisa pensar.

Fazer amizades – se você gosta de conhecer novas pessoas ou está sozinho, é um bom modelo, pois você terá a chance de fazer amigos durante a viagem.

Idioma – se você não fala inglês ou tem receio de se aventurar com o seu inglês nível iniciante também é um bom formato, pois o guia pode auxiliá-lo até para pedir sua comida.

Travel Items

Aproveitamento das atrações – você provavelmente, sendo a primeira vez na Disney, terá maior garantia de ver o maior número de boas atrações, pois não vai se perder, não vai entrar em alguma atração por engano, etc

Desvantagens de viajar com excursão para Orlando

Preço – normalmente é o modelo mais caro. Já que alguém está fazendo tudo por você, esse alguém precisa ganhar para isso. Já logo de cara tem o preço do guia, com hospedagem e alimentação dele. Então não tem como ser barato…

Promoções – Normalmente as promoções lançadas pela Disney, por exemplo, não são válidas para grupos. Se você está numa excursão, não poderá se beneficiar. Diferente dos outros dois métodos.

Falta de liberdade – você praticamente só faz o que os outros 39 fizerem. Mesmo que seja permitido se separar do grupo no parque, você deverá sair, chegar, acordar, tomar café… no mesmo horário do seu grupo. Caso contrário, você arcará com novos custos de transporte para se deslocar. Em alguns casos nem é permitido chegar no parque separado, já que a entrada do grupo pode ser feita por outro local, portanto todos devem estar juntos na entrada, então esqueça dormir 30 minutos a mais. E se você não quiser fazer uma determinada atração, por exemplo, vai ficar sentado esperando os outros saírem.

Aproveitamento somente das atrações – com excursão você vai ver muitas atrações, mas não aproveitará outras fontes de diversões: restaurantes legais, fotos com personagens, lojas… Essas coisas excursão não te leva.

2 – PACOTE MONTADO POR AGÊNCIA

Uma empresa vai organizar tudo para você ANTES da viagem. O durante é por sua conta. Você vai ter que hospedar sozinho, pegar carro sozinho, trocar seus ingressos sozinho…

travel_guidebook

Vantagens de viajar com pacote para Orlando

Preço – nesse formato pode ser que você consiga preço melhor em relação a ir por conta própria. Isso vai depender se a agência consegue um preço na parte aérea mais em conta com que você conseguiria ou não. Pois essa é a parte mais pesada da viagem, então qualquer 10% de desconto, pode ser uma grande diferença. Sem contar que aqui não tem valor do guia. Você pode se beneficiar de promoções que a Disney lança.

Parcelamento – na maioria dos casos nesse formato você pode pagar sua viagem em várias parcelas, mesmo fechando seu pacote com uma semana de antecedência. Você viaja e continua pagando por meses. Em alguns casos o parcelamento pode encarecer a viagem, já que tudo que é parcelado normalmente é mais caro.

Organização pré viagem – eles vão organizar tudo para você antes da viagem, ou seja, deixar tudo comprado.

Liberdade
– Você pode fazer as coisas no seu horário e no seu ritmo. Se quiser chegar depois, sair antes… você é quem manda. Come, vai na loja, no banheiro… tudo na hora que você quiser.

Desvantagens de viajar com pacote para Orlando

Falta de apoio – se você não fala inglês ou tem receio de se aventurar, pode ser um problema, pois lá você vai ter que se virar sozinho e pode se sentir inseguro. Se hospedar, comer, comprar, pegar carro.. vai ser tudo por sua conta.

Organização durante a viagem – Você vai ter que estudar os parques direitinho e organizar tudo para não chegar lá totalmente perdido e nem saber o que visitar. Se não organizar, corre o risco de voltar sem ver metade das coisas.

3 – POR CONTA PRÓPRIA

Aqui você organiza sua viagem, desde passagem, ingressos, hospedagem, carro…

Vantagens de viajar por conta própria para Orlando

computador
Preço  – como mencionado acima, o preço vai depender da negociação que a empresa de turismo conseguir. Ás vezes eles terão preço melhor; ás vezes pior. Vai ter que pesquisar. Aqui você também se beneficia das promoções da Disney.

Liberdade – Como no item dois, você terá total liberdade de ir e vir. Tudo no seu horário e no seu ritmo.

Desvantagens de viajar por conta própria para Orlando

Organização pré e durante a viagem – você terá que organizar TUDO, e pode correr o risco de esquecer alguma coisa, então precisará de atenção total aos detalhes. Terá que se informar muito bem e estudar os parques (como no item 2). É necessário disciplina.

Falta de apoio – nesse caso a falta de apoio é total, pois você é o agente, o guia e o viajante, então se você precisar de algo, vai ter que recorrer a você mesmo.

CONCLUSÃO
É melhor ir para Orlando através de uma empresa ou por conta própria?

Se você tem receio de ir sozinho, já está definido que sua opção é a 1. Se você já gosta de se aventurar mais, vai ficar entre a 2 e a 3. E o que vai desempatar é o preço e a sua paciência para organizar tudo.

Se não tem a menor paciência para comprar passagem, ingresso, hotel, carro… tudo separadinho… Fique com a opção 2.

Pontos importantes:

A) Orlando é uma cidade preparada para o turismo, portanto sempre tem alguém que fala espanhol e até mesmo português. Eles normalmente são muito amigáveis e estão dispostos a ajudar. Então se você tem um pinguinho de coragem de pagar uns 3 ou 4 micos, o inglês pode não ser problema.

B) Com o advento do GPS, hoje é extremamente fácil andar de carro em Orlando. Não tem como se perder.

C) Com a internet, você encontra praticamente tudo o que precisa para viajar com tranquilidade (a começar por esse blog 🙂 ), então se você tem paciência dá para organizar tudo por conta própria, não tem maiores traumas.

Espero que tenha conseguido detalhar esses pontos. Caso você ainda tenha dúvida, não deixe de me procurar.

Já conhece os serviços da Andreza?

71 thoughts on “Viajar com excursão x viajar por conta própria para Orlando”

    1. Marcia,
      Normalmente as excursões deixam um período do dia para tempo livre, que você pode utilizar para tirar a sua sonhada foto.
      O Mickey pode ser encontrado nos 4 parques, porém no Animal Kingdom e no Hollywood Studios ele não estará com a roupa normal dele.
      E se a excursão não der esse tempo livre, o que acho difícil, e isso realmente for seu sonho, você poderá com certeza se separar da excursão por um período para encontrar o Mickey. Nesse caso o guia marcará um ponto e horário para encontro.
      Fique tranquila que sua foto será registrada 😉
      Um abraço

  1. Oi , pretendo ir no modo empresa sem excursão, somos um casal com uma criança de 2 anos, gostaria de fazer poucos parques, só o que ela pode aproveitar, quais parques você indica para essa idade? E tem alguma agência legal? Obrigada Marcia

    1. Marcia,
      Com criança dessa idade acho que você não pode deixar de ir no Magic Kingdom, no Animal Kingdom e o pessoal tem recomendado o Legoland.
      Além desses, o Sea World, Universal e Island of Adventure possuem áreas e atrações destinadas às crianças então podem ser boas opções.
      Tudo vai depender de quantos dias pretendem destinar para parques.
      Se vocês não vão com excursão, você pode fechar tudo por internet diretamente no site dos fornecedores (cia aérea, hotel, carro, etc) ou adquirir o pacote com alguma agência.
      Abraço

  2. Andreza,

    tenho visto suas dicas praticamente todos os dias, muito obrigada por vc ter tempo para passar essas imformações. é que minha filha viaja em outubro pela primeira vez e estou super tensa.
    Espero poder tirar minhas duvidas com vc.
    abraços
    Márcia

  3. Oi Andreza, queria dicas de como proceder nos aeroportos (atlanta e miami) estou indo com meu esposo e dois filhos pequenos.
    Temos um nível bem básico de inglês, tenho medo de não entender os anuncios de portão, plataforma e tudo mais…o que vc aconselha, além de um rápido curso de ingles

    1. Realmente essa parte é um pouco estressante, mas sempre dá certo. Tudo é bem sinalizado, porém os aeroportos lá costumam ser enormes. Procure chegar cedo ao aeroporto, fazer check in e para a sala de embarque o quanto antes, pois os procedimentos de segurança são lentos e os portões longe.
      Acho que não terão problemas.
      Abraço

  4. Oi Andreza qual epoca é melhor de ir em relação a custo, lotação e clima Abril ou Agosto. E qto por dia se gasta geralmente com alimentação. E essas promoções que a Disney faz pra quem se hospeda lá como ficamos sabendo?

  5. Andreza,
    pretendemos viajar pra Disney em família (4 pessoas) adorei o post. E pelas suas dicas acho que é mais interessante ficar hospedado nos hoteis da disney, principalmente se conseguir essa promoção de refeições grátis. Acho que vamos pagar alguns micos e ir sozinho sem excursão, o custo é menor.

  6. Andreza,
    Gostaria que você me ajudasse com 2 coisas:
    – Como convencer meus pais.
    – Qual site usar para viajar por conta própria.

    Me ajuda????

    Bjks

    1. Não sei te dizer que técnicas usar para convencer seus pais. Porém, se você é uma adolescente que vai viajar sozinha, precisa procurar uma agência que providencie excursões.
      Abraço

    2. para comvencer seus paia fica de soelho chorando e inplorando para eles essa e a dica

  7. Bom dia Andreza ! Gostaria que me indicasse alguem site no qual organiza suas viagens , como na sua opção : 2 , aqui nesse post ! Agradeço desde ja !

    1. Olá,
      Eu costumo utilizar a opção 3,fazendo tudo por conta própria.
      Você pode utilizar agências e operadoras de turismo.
      Abraço

  8. Olá Andreza, como vai?
    Primeiramente queria dizer que adorei o seu blog, as informações estão sendo ótimas.
    Pretendo ir à Disney em Dezembro com a minha noiva pasasr a lua de mel e estou pensando em ir por conta prórpia.
    Como faço para fazer reservas em hotéis da Disney sem ser por uma agência?
    Não sei se você já escreveu algum post sobre passeios românticos por lá, mas se tiver dicas serão muito bem aceitas hehe.

    Abraço!

    1. Olá, Bruno…
      Que sonho… Lua de mel na Disney.
      Bem, normalmente você pode reservar diretamente no site da disney no http://www.disneyworld.com.
      Porém, eles possuem um site especializado em lua de mel. Segue link: http://disneyweddings.disney.go.com/honeymoons/magical-places/disneyworld/landing. Aí você vai ter algumas dicas de passeios românticos.
      Mas te adianto que a maioria deles envolverá jantares ou atividades dentro de hotéis, como passeio de carruagem ou tratamento em spas, por exemplo. Mas as opções são muitas.
      Um abraço e ótimos preparativos para vocês

  9. Andreza, vou pela 1a vez na Disney, estou muito preocupada com alimentação, pois meu filho de 05 anos, come arroz e feijão, ele não gosta de batatinhas, lanche, pizza, refri e doces, então não sei o que fazer. Você tem alguma sugestão? Posso levar na bagagem a ser despachada feijão já pronto industrializado, de caixinha?

    1. Fernanda,
      Você não pode levar daqui. Você teria algumas opções: 1- comprar no supermercado brasileiro. 2- comprar no Wal Mart feijão enlatado 3- Ir jantar nos restaurantes brasileiros.
      De qualquer forma você encontra outros alimentos nos parques, sem ser pizzas e lanches.
      Abraço

  10. Oi Andreza, gosto muito das suas publicações. Certamente são úteis para nós viajantes convencionais ou mais aventureiros. No próximo mês viajo pela 2ª vez à Disney. Sou apaixonada pelos parques, pela cidade, pelo clima…. Assim como você, eu sou da opção 3. Faço tudo por conta, procuro as melhores opções de preços, utilizo sites de compra como decolar e hoteis.com. Alugo carro e compro tickets pela internet. Meu inglês é básico (ou quase nada), ou seja, já paguei diversos micos, mas assim tive oportunidade de conhecer muitos lugares: Miami, Orlando, NYC, Washington DC e outros. Abraço, Patrícia

    1. Andreza,
      Você já esteve em Orlando no feriado de 4 de Julho?
      O que você recomenda: parque ou comemorações na cidade?
      Abraço

    2. Nunca estive em Orlando em julho.
      Eu creio que as melhores comemorações na cidade devam ocorrer dentro dos parques.
      Eu tenho um leitor que optou por fazer compras nesse dia, pois disse que existem boas liquidações.
      Abraço

  11. Oi Andreza, tudo bem? Eu estou pretendendo ir para Miami e Orlando final do ano, com minha esposa e nossos cinco filhos. Nunca fomos para os EUA, sempre viajamos pelo Brasil a fora. E gostaria de te perguntar qual a melhor opção para nós, já que nossa família é grande. Pelo que sei a opção 3 é a mais econômica. Mas, quais as dicas quanto a passagens, hotéis, aluguel de carro e ingressos para os parques? o nosso nível de inglês é médio, tendo em vista que nossos filhos se viram bem com o Inglês. Desde já agradeço! Abçs

    1. Talvez no caso de vocês, a opção 2 seja a melhor, pois uma empresa no Brasil fará todos os arranjos. Como nunca saíram do Brasil, acho que a opção 3 pode ser meio confusa para vocês para a primeira vez.
      Como seus filhos conseguem se comunicar com o inglês, vocês terão facilidade de transitar por lá e não precisam de excursão.
      Abraço

  12. Oi Andreza,
    Minha filha que viajar para a disney,mas eu nem meu marido podemos viajar por conta de compromissos.Eu então,olhei na internet excursões.Achei uma da Stella Barros Turismo com o pessoal do carrossel.Minha ficou doida e que ir.Eu estou com medo de manda-lá.Na época ela estará com quase 12 anos.Ela sabe se cuidar,é responsável e não teria medo nenhum.O que vc acha?
    Bjs
    Caterine

    1. Caterine,
      A sua preocupação é em relação a que exatamente?
      A Stella Barros é uma empresa especializada em levar adolescentes para Orlando. Em relação a isso creio que não haveria problema.
      Abraço

  13. Andreza,
    Sabe me dizer se na Disney existe algum serviço de guia particular que podemos contratar ou algo parecido?

    1. Não existe guia particular. Existem passeios pelos bastidores de 1 a 8 horas, mas não é um guia; é um passeio alternativo. Nem visita as atrações.

  14. oi Andressa, incrivel o seu blog. parabens!

    bom meu nome é matheus, pretendo viajar com a minha namorada pra orlando, estamos organizando essa viagem para março de 2014, nos planos queriamos passar 12 dias entre orlando e miami.. mas realmente estamos com muitas dúvidas, a principal é justamente essa da excurssao… moramos em rondonia, e confesso que estamos indo muito na base do vamo que vamo hahhaa, bom como você claramente entende muito do assunto… qualquer dica que você pudesse nos dar, seria fantastico! de novo parabens pelo blog, sensacional!

    1. Matheus,
      Se vocês não estiverem seguros em ir sozinhos, acho que a excursão é a melhor alternativa.
      Se tiver alguma dúvida específica, estou à disposição.
      Abraço e obrigada

  15. Olá Andreza, há dias estou maravilhada com seu blog….há anos fui pa Disney e estou pensando em retornar este ano; gostaria de saber se você possui alguma empresa ou algum conhecido brasileiro que faça a parte de traslado, pegar no hotel e levar até outlet, visto que a príncipio não penso em locar carro para isto, ou senão indique uma locadora de confiança!
    Grata e no aguardo!

    1. Ana,
      A Path Travel, anunciante do nosso blog tem esse serviço. Procure por eles, que vão te ajudar.
      Abraço e muito obrigada

  16. Olá Andreza, estou pensando em ir com a minha irmã – que irá fazer 15 anos em Agosto – para Orlando. Porém, estou na dúvida se vou com agências de turismo, pacote, ou se compro por conta própria e tenho um pouco mais de liberdade. Eu já fui à Orlando em 2006, hoje tenho 21 anos e não sei se me liberariam para alugar um carro por conta da idade. Estou com dúvida, não sei o que ficaria melhor para nós. Preciso de uma ajuda, desde já agradeço.
    Abç

  17. Andreza…. Parabens pelos seus textos elucidativos e esclarecedores. Muitas das dúvidas que estava tendo foram sanadas em seu blog. Eu com minha familia (esposa, duas filhas adolescentes e amiga das filhas), estaremos viajando no mês de outubro deste ano. E pelo que vi, escolhemos um bom mês. Com certeza a familia pagará vários "micos" rsrsrsrsrs. Mas, creio que irá servir de muitas risadas no futuro…
    Quando retornar da nossa jornada na Disney, com certeza irei postar em seu blog a nossa aventura. De antemão, Obrigado pela paciência em ter elaborado este blog.

    TomFox

  18. Oi Andreza! Então, eu tenho um sonho muiiiiito especial de visitar a Disney, eu tenho um filho de 4 anos e sou casada. O que acontece é que eu também sou apaixonada por Nova Iorque, meu sonho mesmo é conhecer lá, mas por conta do meu filho, de deixá-lo maravilhado, gostaria de ir à Disney tbm. Enfim, gostaria de saber, se há a possibilidade de eu contratar o serviço nº 2, em que eles cuidam de tudo pra mim aqui, que seja possivel que eu vá a Nova Iorque e depois a Orlando, e se ele compensa e, quanto em média eu vou gastar, e se de fato essa é a opção mais vantajosa (nunca saí do Brasil, nunca fiz curso de inglês, entendo bem, mas não falo fluente). A minha outra dúvida é saber se a tendencia é ficar mais barato ou mais caro a cada ano que passa fazer uma viajem dessa.
    Desde já agradeço sua resposta, adorei seu blog!
    Abraços,

    Sabrina.

    1. Sabrina,
      Quanto vai gastar depende da época, número de dias em cada cidade… Alguns meses são bem mais baratos que outros.
      É perfeitamente possível conhecer as duas cidades numa única viagem. Lembrando que nesse caso teriam que pegar um voo interno para se deslocar de uma para outra.
      Abraço e muito obrigada

  19. Meu Deus, sei que comentei antes, mas…
    adorei seu blog, tem dica pra qqr coisa, muito interessante, vc arrasa!

  20. Andeza, é possível reservar os hotéis da disney pessoalmente ou é preciso o intermédio de uma agência de viagens? Obrigada e parabéns pelo site, muito elucidativo!

  21. o Andreza. estou querendo ir em abril para orlando. você falou que você utilizou a opção 3; gostaria de saber qual hotel voce ficou e qual voce recomenda, um que tenha um bom preço e que seja um bom hotel…..

  22. Boa noite Andreza, conheci o seu blog hoje e estou adorando as dicas!
    Tenho uma grande duvida, provavelmente irei em janeiro com um pacote da CVC, eles fazem alguns passeios de compras, mas eu gostaria de ir em alguns outlets que não estou incluso, você sabe se teria como eu sair por conta própria e ir a esses lugares? Tenho 20 anos, talvez isso seja um problema, não sei haha.
    Se tiver como, qual é a melhor maneira de ir? Existe ônibus, taxi, como?
    Agradeço desde já e parabéns pelo ótimo trabalho com o blog!

  23. Estou indo com minha filha de 16 anos , dia 10 dez para Orlando, é nossa primeira vez em viagem internacional.
    Fiz a opção de pacote sem excursao, espero que nao pague muito MICO, minha filha sabe ingles mas é muito timida. Vamos passar 8 noites. Ficaremos no Hotel Rosen Inn Pointe. Tô um pouco preocupada com a temperatura.

  24. Ola andreza! Eu li em um site que é possivel 'parcelar' as reservas de hotes ingressos…no site da Disney! Por exemplo eu gasto 3000 Dollares e Vou viajar daqui 3 meses, dai eu posso escolher quanto eu vou pagar por dia, semana ou mes etc etc, por exemplo eu entro no site 1 dia por semana e nessse dia pago 50 dollares até completar 3000 ou eu pago um tanto num dia e outro tanto no outro…independente de como seria teria que dar 3000 no final…Queria saber se isso é verdade? Confirma?
    Abraços

    1. Lucas,
      Já ouvi falar nisso, mas a informação que conheço é que você paga o saldo 45dias antes da viagem. Mas não sei se pode ir pagando aos poucos. No site não tem essa informação?

  25. Andrezza como organizar a visita a cada parque como sugere? Me de uma orientação para podermos fazer esses roteiros para o dia em cada parque

  26. Andreza parabens pelo blog , bem atualizado. Seu blog me serviu como base para nossa viagem q realizamos em setembro de 2013, bem fomos umpouco ousados foi nossa primeira viagem para orlando/miami eun falo ingles e meu marido tem o intermediario, claro pagamos alguns micos mais foi a parte engraçada da viagem. Rsrsrs. Bem tudo q vc relatou sobre se aventurar em uma viagem por conta propria sentimos na pele. Realmente foi mais em conta, porem nos debruçamos mais nos preparativos, ou seja realizamos umaviagem antes da viagem propriamente dita. Bem primeiro compramos e alugamos tudo pela net, passagem, hospedagem (fora da disney q é mais em conta), seguro viagem, ingressos para parques, carro. Deu tudo certo, sem imprevisto, realmente florida é bem voltada pro turismo. Tudo valeu a pena, porem indo essa modalidade se a pessoa souber um minimo de ingles e paciencia.

  27. Oi Andreza, vou em Fevereiro com a minha avó na 2ª opção, nenhuma de nós duas dirige e nosso pacote não inclui translado aos parques e tour de compras, acha q conseguiremos fazer isso tranquilamente de taxi? Seu blog tem me ajudado muito Obrigada.

  28. Acabei de conhecer seu blog, adorei!!!!
    Acabo de completar 36 anos, isso mesmo 3.6 e só agora tirei o meu visto e quero realizar meu sonho de conhecer a Disney, só não tenho companhia, você acha viavel ir sozinha? Não falo inglês e tenho certos receios, com essa idade meu espirito aventureiro quase não existe mais rsrs No meu caso acho que a opção seria a 1
    Me ajuda!!!!
    Beijos Débora

  29. Olá Andreza, tudo bem?? Estou organizado minha viagem para Disney por conta própria, pois amo organizar roteiros e fazer pesquisas de tudo antes, inclusive seu blog é ótimo e tem me auxiliado bastante, parabéns. Mas seguem algumas dúvidas, iria ficar no resort Disney, como faço para incluir o dining plan junto com as diárias? Na compra dos ingressos pela internet, no site indicado pelo blog, como faço a retirada dos mesmos? No hotel ou eles chegam em casa e os levo aqui do Brasil pra lá?

  30. Muito legal suas dicas, assim, eu falo ingles e me viro bem nos USA, pode me dar dicas para a opçaõ 3?

    Como hoteis próximos, nivel 3 estrelas no maximo, questão do VISA, ja que vamos sem agencia (eu ja tenho VISA de trabalho)

    Obrigado!

  31. Olá Andreza,estou planejando minha viajem para para o fim de Agosto,sabe me informar em média quanto eu pagaria na diária de um hotel econômico em Orlando?
    Obrigado

  32. Andreza, eu queria lhe perguntar uma coisa.
    Estou querendo ir no meu aniversário de 15 anos ( daqui 3 anos, que é um período bom para guardar uma graninha rsrsrsrs ) mas eu e nem os meus pais sabemos falar inglês e eu não queria ir de excursão por que para mim eu acho que não vou aproveitar muito, por que eu quero ir nas lojas, tirar muitas fotos e etc …
    O que eu faço eu sei q ainda tem 3 anos mas já é bom ir se previnindo para começas a guardar uma graninha como já tinha falado rsrsrsrs

  33. Oi Andreza.
    Eu tenho 18 anos e pretendo viajar sozinha para disney, falo bem inglês. Meu receio é quanto a hospedagem, transporte e tudo mas. Gostaria de uma hospedagem maneira e barato, pretendo ficar 1 semana no mês de janeiro de 2015, tenho medo de ser enrolada ou passada pra trás quanto a passagens, hospedagem e tal. Queria saber quais suas dicas pra uma jovem como eu indo viajar sozinha pela primeira viagem, tenho paciência pra organizar tudo. Quanto mais economizar em passagens, hospedagem, ingressos e alimentação mais dinheiro pras comprar rs. Preciso de todas suas dicas, se puder me ajudar agradeço desde já.

  34. Olá…ir sozinha com 2 filhos, um de 14 e outra de 9. Acha que terei problemas? Estou morrendo de medo de não conseguir….

  35. vou fazer 15 anos, e planejo a viagem desde os 7 anos, para que tudo saia perfeito.
    Eu queria viajar por conta própria com algumas amigas, mas minha mãe tem receio de que algo aconteça em relação a nossa locomoção… no caso iremos em 4 amigas, uma terá 16 anos (ela vai poder dirigir lá?), apenas eu e mais uma colega falamos inglês (básico/avançado), nunca fomos para o exterior. Minha relação com grupos é que eu não vou poder fazer o que quero ,quando quero e vou ter que ficar dando satisfações se sair do hotel e etc. o que você recomenda? Bjs

  36. Olá, Andreza…..
    Sempre leio o seu blog..as suas dicas são ótimas …
    Gostaria de saber se é permitido usar Short ou saída de praia nas piscinas da Disney. Por questões religiosas não uso nem biquíni nem maiô…
    Já procurei saber , mas não encontro informações sobre isso…obrigada….

  37. Andreza, boa tarde!
    Tenho uma filha que faz 15 anos dia 20 de Setembro de 2015. Ela quer ir para disney com outra amiga. Não sei como funciona nada disso, sou leiga no assunto. Gostaria se possível que me informasse. Como funciona guias, acompanhantes, valor total em dinheiro, forma de pagamento e tudo mais que puder me esclarecer. Desde já agradeço e aguardo um retorno.

Os comentários estão fechados.