/ Cias aéreas

Como é voar de Gol para Orlando

A Gol foi patrocinadora da Amazing Trip Orlando, portanto os blogueiros que saíram do Brasil voaram de Gol. Confesso que fiquei meio apreensiva, pois já tinha ouvido muita gente falando que não tinha entretenimento, que o voo era ruim… Eu não gosto de conexão e esse voo tem uma conexão em Punta Cana… Estava preocupada!

Depois recebi a notícia que estaríamos acomodados na classe Comfort. Ao ver a lista de vantagens percebi que poderia ser bem diferente do que eu pensava.

A primeira vantagem da classe Comfort é o check-in prioritário, ou seja, você não precisa ficar na fila para fazer check-in. A segunda vantagem, que me animou muito é uso da sala VIP em Guarulhos. A sala fica logo após a checagem dos passaportes no Terminal 2, no segundo andar. A sala é enorme… Super confortável, com diversas poltronas e algumas mesinhas. São 5 TV’s exibindo jogos, noticiários…

Como o voo saía à 1h25 da madrugada, não tinha quase ninguém na sala. Num determinado momento só estávamos eu e mais duas moças. Comidas e bebidas são servidas à vontade. Acabei não fotografando as opções, mas entre as bebidas tinha sucos, refrigerantes e cafés e chás de uma máquina Nescafé.

Tinha saladinha, quiche e mini salgados e sanduíches. Salada de fruta e alguns docinhos como sobremesa. A sala possui wi-fi e banheiro. E em todas as poltronas há opções de tomadas para recarregar aparelhos eletrônicos.

Adorei a sala: grande, confortável, com boa variedade de itens de alimentos e bebidas… Acabei passando umas duas horas lá. Quando o embarque vai se iniciar os passageiros são avisados dentro da sala.

É aí que entra a terceira vantagem da classe Comfort: o embarque prioritário. Quem está acomodado nessa categoria pode entrar no avião antes dos demais passageiros, praticamente sem fila.

O avião é pequeno. Para os entendidos em aeronaves, trata-se de um Boeing 737-800. Eu como não entendo nada disso, essa informação não me dizia nada. Mas é um avião similar aos que fazem a ponte aérea Rio-São Paulo.

Ao embarcar, somente aos passageiros da classe Comfort é oferecido água e suco. Na classe Comfort existem dois diferenciais, que na minha opinião são os melhores: o espaço para as pernas é maior e o banco do meio é bloqueado, portanto você tem muito mais espaço para se acomodar.

Para mim esse lance do espaço fez toda a diferença. Tenho 1,77m de altura e o fato de não ter onde acomodar minhas pernas, me incomoda muito e raramente consigo dormir bem. Porém, realmente não há nenhum entretenimento a bordo. Nem filme, nem música, nem jogo… Só há tomada para recarregar aparelhos, como celulares, tablets e notebooks.

Essa classe só comporta os bancos entre as fileiras 1 e 7. Aliás, o espaço na fileira é simplesmente enorme.

Os bagageiros da classe Comfort também são exclusivos e outros passageiros não podem acomodar bagagem lá.

Por falar em bagagem, outro diferencial é que as bagagens  despachadas dos passageiros da Comfort são desembarcadas antes dos demais passageiros e vão com uma etiqueta de prioridade.

A falta de entretenimento não fez nenhuma falta para mim; com mais espaço e num voo saindo depois da uma da manhã, eu simplesmente desmaiei. Nem vi o que foi servido no jantar. Aliás, para falar a verdade dormi umas três horas seguidas, mas acordei com dor no pescoço, pois o cinto, que é bem pequeno, quando afivelado, mesmo totalmente afrouxado, não permitia que eu me virasse de lado. Chamei a comissária e pedi um extensor de cinto.

Ela rapidamente trouxe um e com isso pude me virar para o lado e dormir como um anjinho… Atenção: mantenho o cinto afivelado durante o voo inteiro, mesmo que não tenha turbulência nenhuma. Já vi vários casos de pessoas que se machucaram em aviões, pois uma turbulência forte começou inesperadamente e a pessoa foi “arremessada”. Portanto não fico sentada sem cinto. Se estiver desconfortável, como no meu caso, peça o extensor.

Durante o voo até Punta Cana foram servidas duas refeições: um jantar servido depois das 2 das manhã que eu já estava nos braços de Morfeu e um café da manhã perto do destino, que eu tomei.

Na ida o voo leva em torno de 7 horas para chegar em Punta Cana. Chegando lá é necessário que todos os passageiros desembarquem com os seus pertences de mão. Não é necessário fazer procedimentos de imigração e alfândega. Somente passará na segurança. Com isso, não é necessário pegar as malas despachadas; essas continuarão na aeronave.

A conexão em Punta Cana é super rápida e demora somente uma hora. Até descer do avião, passar na segurança, já está quase na hora de embarcar novamente. Fiquei no máximo 20 minutos sentada esperando.

O embarque é rápido e normalmente nesse trecho, o voo está mais vazio. E a vista é exuberante. Como já amanheceu, se o tempo estiver limpo, é possível avistar ilhas, praias e mares de cores lindas.

Durante esse voo foi servido outro lanche, que eu nem lembro se comi. Segundo informações dos tripulantes, o lanche da classe Comfort é quente e o dos demais passageiros não. Depois de 3 horas de voo e chegamos em Orlando. As malas saíram super rápido e antes do meio-dia já estávamos liberados para sair do aeroporto.

Na volta o voo saiu às 17h15 de Orlando com destino a Punta Cana, num voo de pouco mais de 2,5 horas de duração. Foi servido um lanche quente novamente.

Em Punta Cana a conexão é super rápida novamente, durando somente uma hora. Então, ao desembarcarmos, rapidamente já estávamos novamente na aeronave. Ao contrário do que aconteceu na ida, eu comi o jantar, mas estava dormindo na hora do café da manhã, que foi servido antes das 4 horas da manhã.

Aliás, não veio ninguém sentado no terceiro banco, então eu pude usar os três bancos para deitar. Acordei com a aeromoça pedindo para eu levantar o encosto da poltrona, pois já íamos pousar.

O voo para Guarulhos tem duração de 7 horas. No nosso dia acabou durando pouco mais de 6,5 horas e chegamos uns 30 minutos antes do previsto. O voo chega em São Paulo às 5 horas da manhã, o que ainda dá para fugir da hora de pico do trânsito para chegar em casa.

Lembrando que os horários de partida e chegada informados sofrem alteração ao longo do ano em função das mudanças de fuso horário. 

Uma coisa curiosa é que na volta recebemos um kit com escova e pasta de dente exclusivo da classe Comfort. Na ida não ganhamos nada.

A comida era regular, como na maioria das companhias aéreas. Nenhuma surpresa boa ou ruim. Os passageiros da classe Comfort também tem direito a vinho e cerveja durante a refeição, enquanto os demais passageiros é só água, suco e refrigerante.

O atendimento eu não tenho nada a reclamar. Todos muito atenciosos e educados. Realmente achei o atendimento acima do normal. E olha que tivemos contato com 4 tripulações diferentes, já que toda vez que pousa em Punta Cana, ocorre troca de tripulação. E todos foram sempre muito gentis. Realmente aprovado! Todos os 4 voos foram pontuais e não tivemos nenhum atraso.

Sinceramente superou minhas expectativas. Achei que todas as vantagens da classe Comfort compensaram a falta de entretenimento. Para falar a verdade, dependendo do horário do voo eu nem ligo minha TV, então essa questão de ter mais espaço foi muito mais vantajoso para mim, do que ter uma TV.

Sei de pessoas que não dormem e passam a noite vendo filmes. Para essas tenho duas recomendações: ou leve algumas opções de entretenimento, como filmes e jogos em tablets e celulares ou escolha outra companhia aérea, pois sem isso seu voo pode ser um tormento.

A conexão é bem rápida, então não chega a atrapalhar muito e o tempo completo de voo fica em torno de 2 horas maior que um voo direto. A parte ruim é que o voo sai muito tarde de São Paulo, então acaba chegando no meio do dia em Orlando, “matando” parte do dia. Mas acredite se quiser, mesmo nisso eu vi uma pequena vantagem: o trajeto da minha casa até o aeroporto que normalmente não demora menos de uma hora, foi feito em 40 minutos, pois já não tinha mais trânsito na cidade por volta das 22h.

Provavelmente eu não teria a mesma opinião estando na classe comum, pois a falta de espaço iria me incomodar e teria ficado mais mal humorada, mas conseguindo dormir, na medida do possível, confortavelmente me deixou bem feliz 🙂 Faria outro voo com a Gol na classe Comfort sem pestanejar… Superou minhas expectativas e fiquei muito satisfeita!!!

Viajei a convite da B2 Portals, agência de publicidade e marketing idealizadora da Amazing Trip, em parceria com a Brazil Connect Us, uma empresa que conecta a indústria de turismo brasileira aos Estados Unidos. Estavam no grupo também outros meios de comunicação online: O Tour nosso de cada dia, Coisas de Orlando, Viajar é tudo de bom, Colagem, Catraca Livre, Trilhas e Aventuras e Bem Patricinha.

Já conhece os serviços da Andreza?

7 thoughts on “Como é voar de Gol para Orlando”

  1. Oi, andreza! Mais uma vez aki p elogiar seu maravilhoso blog! E mais uma dúvida, vc sabe a diferença d preços da classe econômica p essa comfort? E vc sabe do voo direto da azul? Brigada de novo! Bjos

    1. Melissa,

      Sim tem a diferença de preço para econômica para a comfort, mas você tem que consultar o preço para a época que você deseja ir. O voo da azul direto é o que sai de campinas.
      Fico a disposição
      Abraços e Obrigada

  2. Ótima matéria Andreza. Único detalhe que para mim ficou faltando, foi o preço que se paga para viajar na classe Comfort? Sei há variações de preço, mas o valor em média, em dólares, poderia colocar para termos uma referência? Um abraço!

  3. Andreza. Muito bom seus comentários. No entanto, se não for na classe confort, o voo é péssimo. E, a diferença para voar na classe confort na gol da pra pagar uma executiva em outra companhia e voar bem mais confortável.

    1. Oi,
      Alvaro
      Não posso dizer que o voo seja péssimo na classe regular, pois não utilizei o serviço, porém o avião é um pouco mais apertado do que de outras companhias aéreas e não tem entretenimento, sobre a diferença de preço no caso da minha viagem foi de US$ 100,00, entre a classe regular e a confort, então nem o preço e nem os serviços de uma classe executiva se compara com a confort que tem um proposta mais simples.
      Abraços e Obrigada

  4. boa noite
    gostaria de saber se ainda existem voos que fazem conexao em punta cana para orlando. Vi uma materia que no ano de 2015 havia conexao em Punta Cana de 4 dias. Seguindo depois para Orlando com o preco de apenas uma passagem.
    Sabe se isso e isto ainda e valido:::

    1. Oi,
      Luana
      Esse voo da Gol com conexão em Punta Cana não tem mais.
      Fico a disposição
      Abraços e Obrigada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *