Inaugurou no último domingo o novo sistema de transporte da Disney, o Skyliner. Trata-se de um teleférico que além de ligar alguns hotéis e parques, ele ainda serve como uma atração. E o melhor: totalmente gratuita.
Nós fizemos um vídeo explicando tudo sobre o Disney Skyliner e mostrando as estações e os trajetos que está no nosso canal do Youtube. Assine nosso canal e habilite o sininho para ser notificado sobre novos vídeos que postamos semanalmente direto de Orlando.
Como é o Disney Skyliner
O Skyliner da Disney é um novo método de transporte da Disney por meio de teleféricos composto por 300 gôndolas em 8 cores diferentes: amarelo claro, amarelo escuro, laranja, vermelho, azul claro, azul escuro, verde e roxo.
Algumas dessas gôndolas são lisas e outras possuem estampas de diferentes filmes Disney. Os personagens que estão ilustrando as gôndolas do Skyliner são os seguintes:
- Mickey, Minnie e Pateta
- Bela e a Fera
- Frozen
- Lilo & Stitch
- Moana
- Peter Pan
- A Princesa e o Sapo
- Detona Ralph
- Branca de Neve e os Sete Anões
- Zootopia
- Viva
- Pateta, Bafo de Onça, Clarabela e Horácio
- Procurando Nemo
- Haunted Mansion
- Monstros S.A.
- Piratas do Caribe
- Star Wars
- Ratatouille
- Urinho Pooh
- Donald, Margarida, Huguinho, Zezinho e Luizinho
- Guardiões da Galáxia
- Toy Story
Não é possível escolher em qual gôndola vai embarcar, mas as que não possuem adesivo possuem melhor visão; as que tem adesivo o visual fica um pouco comprometido pelo próprio adesivo.
As gôndolas não possuem ar condicionado, mas possuem um sistema eficiente de ventilação que refresca bastante quando a gôndola está em movimento. Quando ela para pode ficar quente nos dias de muito calor.
Cada gôndola acomoda até 10 passageiros. Pessoas com deficiências podem embarcar, mesmo em cadeirinha elétrica ou cadeira de rodas. Carrinhos de bebê também podem ser embarcados.
As gôndolas do Skyliner não param para embarque; elas desaceleram e as pessoas embarcam com a gôndola em movimento. No caso de deficientes a gôndola segue para um recuo e o embarque é feito com ela parada, mas todo o o sistema continua funcionando normalmente e não precisa ser parado.
Existem algumas regrinhas de segurança dentro das gôndolas do Skyliner:
- Os passageiros devem permanecer sentados; não é permitido ficar em pé.
- Crianças devem ser observadas o tempo todo
- Não é permitido balançar a gôndola
- Não deve se apoiar nas portas
- É proibido fumar ou produzir chama
As gôndolas só balançam quando partem e chegam na estação ou quando passam pelas torres. O passeio é bem tranquilo e não dá medo.
Como são as estações e as linhas do teleférico da Disney
No total são 5 estações, sendo a estação principal a do Caribbean Beach, de onde partem gôndolas rumo ao Riviera/ Epcot, Art of Animation/ Pop Century e Hollywood Studios.
Todas as estações são temáticas combinando com o lugar onde elas estão localizadas. No Caribbean Beach ela parece uma estação de trem antiga, no Hollywood Studios ela é retrô, no Epcot ela tem estilo francês, já que fica ao lado do pavilhão da França e no Pop Century/Art of Animation a estação é moderna.
A estação do Caribbean Beach é uma estação central e é de onde ocorrem as baldeações para os outros destinos. O mapa abaixo ilustra melhor como são as linhas. Cada marcação com o Mickey vermelho é uma estação.
A estação do Hollywood Studios fica no próprio estacionamento do parque, antes da entrada. Já a estação do Epcot fica no International Gateway, no acesso entre o pavilhão da França e do Reino Unido.
Todos os trajetos são bem rápidos. Abaixo a distância e o tempo médio de cada linha do Skyliner:
- Hollywood Studios – Caribbean Beach – 1,2km – 4 min
- Caribbean Beach – Riviera – 0,6km – 2,5 min
- Riviera – Epcot – 1,6km – 5 min
- Caribbean Beach – Art of Animation/ Pop Century – 1km – 3 min
Então se você está no Pop Century, por exemplo, e quer ir para o Epcot, você deve pegar o Skyliner até o Caribbean Beach e de lá tomar o Skyliner para o Riviera/Epcot. O Caribbean Beach é a única estação que tem saídas direto para todos os destinos.
O Skyliner não tem horário fixo de funcionamento, mas na regra ele abre antes dos parques abrirem e fecha depois dos parques fecharem.
Como são os trajetos do Skyliner
A paisagem muda muito dependendo do trajeto. O legal é fazer todos eles para comparar. Sem dúvida o mais bonito deles é entre o Caribbean Beach e o Riviera, que tem um visual incrível dos dois hotéis, da praia e toda a decoração. Se tiver que escolher uma única linha, faça essa.
A linha até o Pop Century/ Art of Animation tem uma parte bem mais baixa que passa bem pertinho do lago e é bem interessante também.
Alguns trechos não possuem muitos atrativos, e passam por estacionamentos, avenidas ou mata. Mas mesmo assim é um passeio bem legal. Do Skyliner avistamos a bola e a Torre Eiffel do Epcot e a Tower of Terror do Hollywood Studios.
Hotéis atendidos pelo Disney Skyliner
Como já mencionei, nos hotéis Art of Animation, Pop Century, Caribbean Beach e Riviera existem estações do Skyliner.
Mas a estação do Epcot fica perto do Boardwalk, então hóspedes dos hotéis Bordwalk Inn, Beach Club, Yatch Club, Dolphin e Swan também tem acesso ao Skyliner facilmente, a poucos metros do seu hotel. Portanto são 9 hotéis atendidos.
Então os hotéis que possuem acesso ao Skyliner são:
- Art of Animation
- Beach Club
- Bordwalk Inn
- Caribbean Beach
- Dolphin
- Pop Century
- Riviera (ser inaugurado em dezembro/2019)
- Swan
- Yatch Club
Como andar no Skyliner da Disney
Se você for hóspede de um dos 9 hotéis mencionados acima você terá fácil acesso ao Skyliner sem problema nenhum.
Se for hóspede de outro hotel Disney, você pode pegar um ônibus do seu hotel até o Hollywood Studios por exemplo, e de lá seguir o seu passeio pelo Skyliner.
Se não for hóspede da Disney, a maneira mais simples seria parar o carro no estacionamento do Hollywood Studios e de lá seguir para as demais estações. O mapa abaixo mostra em vermelho a estação e em azul a entrada e bilheteria do parque. Nesse caso pagará o estacionamento do Hollywood Studios.
Também é possível aproveitar a visita ao Epcot, sair pelo International Gateway, andar no Skyliner e voltar ao parque. Lembrando que qualquer visitante pode sair e voltar para o mesmo parque no mesmo dia; basta apresentar o ingresso.
Parar o carro no Epcot somente para usar o Skyliner não é uma opção, já que é necessário passar pela bilheteria e atravessar o parque para acessar o Skyliner, portanto gastar um ingresso. Note no mapa abaixo onde é a entrada do parque e onde fica a estação.
Detalhe: é permitido descer na estação do Epcot, pois ela fica fora do parque. E se quiser acessar o parque por ali, é possível, pois existem catracas, mas sempre é necessário ingresso para entrar no parque.
Lembrando que não é permitido estacionar o carro nos hotéis da Disney para acessar o teleférico. Então as outras alternativas para acesso ao Skyliner para quem não é hóspede da Disney para não pagar o estacionamento do Hollywood Studios são:
- Seguir de carro para o Disney Springs, parar o carro lá, pegar um ônibus para um dos hotéis com estação e de lá seguir pelo Skyliner, o que é bem demorado.
- Seguir de Uber até o Hollywood Studios, o que acaba ficando igual ao mais caro que o preço do estacionamento, então na minha opinião não compensa.
Nossa opinião sobre o teleférico Skyliner
Achei uma opção excelente. Além de um meio de transporte, é também uma atração gratuita e super bacana para fazer em toda família.
Muita gente criticou o projeto, mas acredito que agora que ficou pronto, todo mundo está gostando. Deu um colorido no céu da Disney e trouxe mais uma novidade para seus hóspedes e não hóspedes. Super aprovado!!!