tipos de filas parques de orlando
/ Fila

Tipos de filas nos parques de Orlando

Participo de um grupo de viagens no Facebook e nessa semana saiu uma discussão sobre os tipos de filas nos parques de Orlando: fila do Fastpass, Single Rider, Child Swap… Uma coisa de doido!!!

Então a ideia hoje é esclarecer quais são os tipos de filas existentes e facilitar a vida dos visitantes. É importante, antes de começar, reforçar que os métodos nem sempre são iguais em todos os complexos (Disney, Universal, SeaWorld…), então fique atento a isso.

Fila regular

Nada mais é do que a fila normal, regular, stand-by, padrão… chame como quiser… É aquela fila que quase todo mundo entra normalmente.

O tempo de espera sempre é informado na porta e serve para você avaliar, antes de entrar, se quer encarar essa fila ou não. Essa fila não oferece nenhum tipo de benefício.

filas nos parques de orlando
Em todas as atrações existe a placa com tempo estimado da fila

Filas nos parques de Orlando

Fastpass, Express ou Quick Queue

Essa é a fila de quem tem um fura-fila. Se você está na Disney, essa fila é a do Fastpass. Ela possui um relógio na entrada, mostrando o horário atual. Como seu Fastpass tem um intervalo de uma hora para ser utilizado, o relógio mostra a hora para você se organizar e só entrar na atração dentro do horário correto.

O Fastpass da Disney permite o agendamento de até 3 atrações por dia para qualquer visitante, sem custo nenhum. Veja nosso post sobre Fastpass com todos os detalhes.

tipos de fila nos parques de orlando
A fila do Fastpass sempre tem um relógio marcando o horário atual

Se você está em algum parque da Universal, e você adquiriu o Express, você pode usá-lo a qualquer hora do dia, portanto não há relógio; basta se dirigir ao funcionário e apresentar seu passe do Express. Lembrando que o Express é pago, porém fura a fila de todas as atrações. Veja nosso post completo sobre o Express com todos os detalhes.

tipos de fila nos parques de orlando
Fila do Express nos parques da Universal

E se você está em algum parque do SeaWorld e adquiriu o Quick Queue, também há uma fila separada para quem o possui. O Quick Queue também é pago, mas só fura a fila das principais atrações do parque.

Child Swap ou Rider Switch

Child Swap ou Rider Switch basicamente significam algo como “troca de criança” ou “troca de participante”. Não é exatamente uma fila e sim um benefício. É a opção que os parques oferecem nas atrações que possuem restrição de altura.

Enquanto um dos pais, ou parte da família, brinca, o outro fica com a criança do lado de fora. Na saída, eles invertem e quem já brincou fica com a criança e o outro brinca.

Na Disney, pai, mãe e criança(s) devem se dirigir até a entrada da fila e um funcionário estará por ali. Mostre a criança e ele dará uma espécie de Fastpass. Um dos dois vai para a fila normalmente, enquanto o outro fica com a criança do lado de fora fazendo outra coisa (comendo, visitando outra atração, vendo as lojinhas…). Quando o primeiro sair, o segundo não precisará ficar na fila. Basta se dirigir à entrada destinada ao Fastpass e entregar o passe recebido e “furar a fila”.

Na Universal existe um local para a espera com a criança. Então todos entram juntos na fila e quando estiver chegando a entrada da atração propriamente dita, um dos dois será encaminhado para uma sala, onde aguardará com a criança, enquanto o outro vai se divertir. Quando o primeiro sair, troca de lugar com o outro. Simples!!

Na Disney o número de pessoas que fica do lado de fora com a criança é limitado a 3 e na Universal somente 2 pessoas poderão ir para a salinha com a criança. Tenho a impressão que eles estão mais rígidos com isso nos últimos tempos; imagino que as pessoas estavam arranjando formas de burlar o processo.

Nos parques do SeaWorld e no Busch Gardens existe um método semelhante ao da Universal. Procure pela placa ou fale com um funcionário.

2017-07-09 12.13.17

Praticamente todas as atrações com restrição de altura ou atrações que possam assustar as crianças possuem o benefício do Child Swap.

Veja mais detalhes sobre Child Swap no nosso post específico.

Single Rider

Single Rider é uma fila destinada às pessoas que não se importam em brincar sozinhos, ou seja, você vai na atração sem nenhum outro membro da sua família. Essa fila geralmente é mais rápida que a regular, mas não é regra; pode acontecer em alguma data de ser com tempo igual ou até maior.

Existem poucas atrações nos parques que disponibilizam essa fila diferenciada. Se houver, ela estará sinalizada na entrada e também será informado o tempo de espera.

tipos de fila nos parques de orlando
Na single rider sempre tem a duração estimada da fila

Na Disney só existe single rider em 4 atrações no complexo inteiro:

Rock ‘N’ Roller Coaster no Hollywood Studios
Test Track no Epcot
Expedition Everest no Animal Kingdom
Flight of Passage
no  Animal Kingdom

Já nos parques da Universal, é uma prática mais comum. No Universal Studios as atrações são:

Harry Potter and the Escape from Gringotts
Hollywood Rip Ride Rockit
MEN IN BLACK Alien Attack
Revenge of the Mummy
Transformers: The Ride 3-D

E no Islands of Adventure:

The Amazing Adventure of Spider-Man
Dr. Doom’s Fearfall
Harry Potter and the Forbidden Journey
The Incredible Hulk Coaster

Já nos parques do SeaWorld, esse é um método é bem raro. No Busch Gardens não existe single rider e no SeaWorld só em 2 atrações:

Journey To Atlantis
Manta

Importante mencionar que você e os demais membros do grupo ou da família podem entrar juntos na fila, mas no momento de embarcar na atração, provavelmente irão em carrinhos separados. Então não entre nessa fila caso alguém do grupo não queria ou não pode ir sozinho. Não entre com as crianças que tem medo de ir sozinhas, pois irão separar vocês.

Combinando Child Swap com Fastpass ou single rider

E aí você me pergunta: “Posso fazer um child swap com um fastpass?”. Sim, é perfeitamente possível.

A ideia é a seguinte: antes de viajar, aos agendar dos Fastpass da Disney, você deve ficar atenta às atrações que possuem restrição de altura. Ao agendar uma atração dessas, você deve agendá-la somente para o pai, por exemplo. Portanto o pai está com o fastpass garantido.

No dia, antes de entrar com o Fast pass agendado, pai e mãe vão até a entrada da atração com a criança e pedem o child swap. Vocês receberão um passe de child swap. A mãe ficará com a criança do lado de fora e o pai usará o fastpass agendado. Ao sair, o pai fica com a criança e a mãe vai direto para a fila do fastpass usando o passe de child swap. Com isso nenhum dos dois precisará ficar na fila.

tipos de fila nos parques de orlando
Se a criança tem altura para a atração, mas está dormindo, por exemplo, é possível pedir child swap também

E você também pode usar a fila single rider depois de retirar o seu passe de child swap. Vocês vão até o funcionário da Disney, pegam o tal papel e o que vai entrar, ao invés de enfrentar a fila comum, fica na single.

Na Universal já não vejo vantagem, pois é melhor todos entrarem juntos na fila do Child Swap, do que cada um dos pais fazer uma single rider. Em termos de tempo, vai dar na mesma.

Fila especial para pessoas com deficiência

Pessoas com necessidades especiais possuem tratamento diferenciado e não ficam nas filas. Ao entrar no parque, você deve se dirigir ao Guest Service para retirar um passe exclusivo para pessoas com deficiência e seus acompanhantes. Todos os parques oferecem passes para deficientes.

De posse desse passe, os visitantes não precisam ficar na fila fisicamente, mas eles funcionam como filas “virtuais”. O visitante deficiente e toda a família devem se dirigir até a entrada da atração escolhida e entregar o passe retirado no Guest Services. O funcionário vai marcar um horário para retornar à atração. Geralmente o horário de retorno é igual do que se ficasse na fila. Exemplo: São 15h. E a fila está marcando 90 minutos, então o funcionário marcaria no passe 16h30.

tipos de filas nos parques de orlando
Todos os parques possuem esquema de fila virtual para deficientes, mas o modelo de passe é diferente em cada complexo

Em alguns parques, quando o tempo da fila é menor do que 30 minutos, os visitantes são direcionados para a fila de fura fila direto, sem que precise voltar mais tarde.

 

Eu ACHO que esclareceu!!! Parece meio confuso, mesmo, mas depois você se acostuma. Leia esse post pelo menos umas duas vezes e creio que dará para entender a lógica…

Mas sinceramente, acho que não há o que se preocupar. Na dúvida, procure um funcionário, que te dará uma melhor alternativa.

E o principal… divirta-se!

 

Post atualizado em julho/2017

Já conhece os serviços da Andreza?

35 thoughts on “Tipos de filas nos parques de Orlando”

  1. Oi Andreza, adoro seu blog! Fui ao SEA WORLD em dezembro de 2009, minha filha tinha 6 anos e o funcionário da porta não deixou ela entrar conosco na fila da Manta por causa da altura, perguntei se não poderíamos trocar, e eu esperava meu marido ir e depois ele ficava com ela e ele simplesmente disse um NÃO bem seco, sem explicações. Ele disse "ela não pode entrar". Fiquei muito chateada pois estava vivendo o encanto de ser bem tratada nos parques e hotel Disney, e lá foi assim desagradável. Inclusive pra completar a historia após o meu marido entrar e eu ficar esperando ele ali na porta da Manta, minha filha acabou escorregando e caindo e o bendito funcionário e nenhum outro não deu a mínima atenção. Agora vamos novamente em dez/2013 e meu bebê tem 2 anos e estamos bem preocupados com esta questão dos brinquedos que não permitem os pequenos. Seu post foi bem esclarecedor. Obrigada!

    1. Adriana,
      Vocês devem prcurar a fila de "child swap". Pergunte a um funcionário que ele pode te orientar o local correto.
      Espero que tenha melhor experiência dessa vez.
      Abraço

  2. Andreza, se caso estiver só um adulto e uma criança que não pode entrar ou não quer entrar no brinquedo, a criança pode ficar na sala do Child Swap, ou com um funcionário para o adulto poder ir naquela atração?
    Beijos e adorei o blog!!!

  3. Andreza, se eu estiver com um sobrinho, meu marido, meus pais e minha bebê, também conseguimos fazer o Child Swap? Ou só é válido se estiver somente, pai, mãe e o bebê?

  4. Andreza mt bom o seu post! Estarei com um grupo de mais 5 pessoas em orlando entre os dias 4 e 12 de novembro! Você acha que nessa época do ano vale a pena comprar o express? se sim, onde posso comprá-lo pois comprei os parques numa agência de viagem brasileira, mas lá n vendia o express!

  5. Olá Andreza ! Parabéns pelo blog, suas dicas são muito legais pra quem está planejando a viagem pra Disney como nós. Tu falou sobre restrição de altura em algumas atrações, gostaria de saber se existem restrições quanto a altura máxima ?? Tenho 2,02 de altura !! Abraço

    1. É bem raro restrição de altura máxima. E normalmente 2,02 para os padrões americanos, não é tão grande assim.
      Talvez uma ou outra seja desconfortável para você.
      Abraço e obrigada

  6. Andreza ,
    Seus blogs sao maraviljosos
    Eu queria saber se em outubro precisa desses beneficios para nao ficar nas folas, estarei indo com um grupo de 7 pessoas
    ?

  7. Andreza,
    Vou para Orlando em janeiro com meu filho de 4 anos que tem uma doença neuromuscular e não pode ficar muito tempo em pé.Estou levando laudo em inglês da neurologista.Soube que na disney havia uma política de prioridades para pessoas com deficiência. Você saberia me informar ? Saberia me dizer se existe prioridade nos parques da universal e complexo sea world? Obrigada por atender o coração de uma mãe preocupada.
    Parabéns pelo blog,
    Sue

  8. neurologista.Soube que na disney havia uma política de prioridades para pessoas com deficiência. Você saberia me informar ? Saberia me dizer se existe prioridade nos parques da universal e complexo sea world? Obrigada por atender o coração de uma mãe preocupada.
    Parabéns pelo blog,
    Sue

  9. Andreza,
    Vou para Orlando em janeiro com meu filho de 4 anos que tem uma doença neuromuscular e não pode ficar muito tempo em pé.Estou levando laudo em inglês da Neurologista.Soube que a Disney oferece um acesso prioritário para as pessoas com deficiência.Você tem essa informação ? Saberia me dizer tem existe esta prioridade nos parques da Universal e no complexo Sea world ? Obrigada por atender ao coração de uma mãe preocupada.
    Parabéns pelo excelente blog !
    Sue

  10. Andreza,
    Vou viajar em abril e alguns me dizem q n e tao cheio outrsos dizem q sim,
    Sera q abril e mto cheio? E a unica data q conseguimos p ir.
    Alias, parabens pelo seu blog.FANTASTICO
    N fazia nenhuma ideia do q fazer antes de ler seu blog obrigada 😉

  11. Tenho uma dúvida , possuo 3 próteses internas e estou com uma artrose no joelho , não me incomoda ,mas as vezes é cansativo , será que há algum meio de transporte para facilitar o trajeto pela Disney , pois viajarei no próximo mês e como apareceu muito rápido esta artrose não há como cancelar a viagem. Onde posso conseguir esta informação. Será que consigo entrar como portador de deficiência.

    1. Ola , fui a Disney agora no periodo do carnaval e vi varias pessoas de carrinhos que podem alugar nos parques, só nao sei o valor. Vá tranquila!!!

  12. Olá, Andreza, estou devorando seu blog. Vou agora dia 30/03 com minha filha, gostaria de saber onde pesquisar que atrações tem o child swap e o single rider, você sabe? Obrigada.

  13. Oi, Andreza!
    Primeiramente, parabéns pelo ótimo blog!
    Andei lendo sobre o child swap e pelo que entendi você deve procurar o Cast Member na entrada da fila e pedir um child swap pass. Também li que esse passe dá direito àquele que ficou com a criança entrar pela fila do fast pass após o outro sair da atração.
    Você saberia me dizer o seguinte:
    Seremos 3 pessoas (eu, minha esposa e nossa filha de 1 ano). Eu posso pegar agendar o fast pass de uma atração só pra mim ou preciso ter agendado também para a minha esposa (que afinal, usará o passe do child swap pass)?

  14. Andreza, existe uma fila própria para a primeira fila das atrações, certo? Você sabe se essa fila diferenciada existe em todas as atrações ou só existe nas montanhas russas? Quais os parques adotam essa fila especial? Bjs!

  15. Olá Andreza
    Muito obrigada pelas dicas,sempre muito úteis!
    Por favor estou com uma duvida.Meu filho de seis anos está recem operado nos tendões de Aquiles,e o médico recomendou que não fizesse longas caminhadas etc..Mas já estávamos com viagem marcada.Gostaria de saber Oque preciso apresentar no Guest service para ter tratamento especial para meu pequeno?
    Também preciso alugar uma cadeira de rodas pelo período de 30 dias que estarei em orlando,você poderia me indicar?
    Muito obrigada

    1. Oi,
      Nina
      Se ele estiver engessado ou for uma coisa visível é só ir até o Guest Service explicar o problema e pedir o “disability pass”.
      Eu tenho nos meus arquivos o endereço de uma empresa que tem cadeira de rodas e inclusive aqueles carrinhos elétricos, eu nunca utilizei a empresa para te falar a respeito, mas caso tenha interesse segue o link:
      http://www.km-rentals.com
      Fico a disposição
      Abraços e Obrigada

  16. Oi Andreza, eatou indo para Orlando na proxima quarta feira, e machuquei o ligamento do tornozelo direito hoje, vou ter q usar aquela bota e muletas, sera q eu consigo ter prioridade nas filas? E minha familia vai junto? Obrigada, bjs…

    1. Oi,
      Marcelina
      Para andar no parque o ideal seria você alugar uma cadeira de rodas porque ficar andando no parque com as muletas vai ser muito exaustivo e por esse motivo você com os acompanhantes tem prioridade nas atrações.
      Abraços e Obrigada

  17. Ola Andreza. Primeiro quero parabenizar pelas dicas e ajuda que vc disponibiliza no seu blog.
    Segundo , em janeiro irei com um amigo que tem uma leve “deficiencia” na perna. A pergunta é. Ele está com a familia e eu estou junto. O passe dá direito a TODOS que estão com ele ou apenas os membros da familia?
    Obrigado pela atenção.

    1. Oi,
      Gregório
      Primeiramente muito obrigada pelo elogio.
      Vale lembrar que esse benefício não é um fura fila, na verdade você vai para atração e o funcionário entrega um papel com o tempo para você retornar, isso é para que a pessoa com deficiência não fique na fila esperando em pé. Pela regra o benefício se estende para mais 6 pessoas.
      Abraços e Obrigada

  18. Bom dia,
    estou viajando com 3 idosos com mais de 60 anos, saberia me informar se tem fila especial para idosos.
    Outra coisa, um deles é obeso e não consegue andar muito, como faço para alugar uma cadeira de rodas? Há no próprio parque?

    1. Oi,
      Tereza
      Não tem fila especial para idoso nos EUA.
      Sim, tem como alugar cadeira de rodas ou carrinho elétrico no próprio parque, mas você aluga na entrada e devolve quando for sair do parque.
      Fico a disposição
      Abraços e Obrigada

  19. Boa tarde Andreza.
    Estaremos para Orlando entre os dias 16/05 a 25/05 e gostaria de saber se compensa comprar o ticket Express dos parques da Universal. Pelo gráfico em seu outro post sobre a lotação dos parques, parece oscilar entre 3 e 5 nas datas anteriores ao Memorial Day. Você consegue ter uma noção da lotação do parque só de ver as filas ou o parque. Mas como sou marinheiro de primeira viagem, será que nestas datas compensa comprar o Express?

    1. Oi,
      Janes
      Nesse caso eu iria primeiro ao parque no dia escolhido e entrando no parque consulta o aplicativo da Universal para verificar como está o tempo de fila para as atrações que você deseja e analisar se compensa ou não comprar o express.
      Fico a dispsoição
      Abraços e Obrigada

  20. Olá Andreza, minha duvida é: Na Univesal eu posso solicitar o Child Swap entrando na fila de Single Rider? Vou em abril/18 com meu esposo e meu bebe de 1 ano.
    Obrigada!
    Seu blog é maravilhoso!
    Bjos!

  21. Olá Andreza,
    Estou indo em janeiro 2019 com meu filho de 3 anos.
    Me disseram que o ideal é levar carrinho, pq as crianças pequenas não conseguem caminhar o dia todo sem descansar.
    Eles alugam os carrinhos de bebê? Devo comprar um? O que você me indica?
    Seu site é ótimo!!!

    1. Oi,
      Fernanda
      Primeiramente muito obrigada
      No parque tem carrinhos para alugar fica em torno de US$ 15,00 e é um carrinho de plástico duro, no Walmart você chega a encontrar carrinhos de criança estilo (guarda-chuva) por volta de US$ 30,00 e tem também empresas que alugam carrinhos por um período, que nesse caso eu não sei qual seria o custo médio.
      Abraços e Obrigada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *