New Orleans é uma cidade encantadora situada no estado da Louisiana, nos Estados Unidos. Famosa por sua vibrante cena cultural, música envolvente e culinária diferenciada, New Orleans é um destino que cativa viajantes de todos os cantos do mundo.
Nós tivemos a oportunidade de explorar a cidade por 5 dias e conhecemos diversos pontos turísticos e aprendemos bastante sobre a história de Nova Orleans, bem como da Lousiana como um todo. Aliás, antes de chegarmos lá, nós passamos por Lafayette, uma cidade considerada mais do interior, com uma cultura bem diferente. Veja aqui o post sobre Lafayette.
Clique aqui para comprar ingressos para atividades e passeios em New Orleans.
Programe aqui sua viagem
Antes de começar o post, vou deixar algumas recomendações de sites para você definir itens para a sua viagem:
Abaixo o nosso vídeo sobre a cidade de New Orleans. Aproveite para se inscrever no nosso canal e habilitar o sininho para receber os novos vídeos.
Como é Nova Orleans
Nova Orleans é um cidade de colonização francesa mas tem também muitas influências espanholas, africanas e caribenhas que se misturaram ao longo dos séculos, criando uma cultura única. Esta fusão é evidente na arquitetura, na música e na culinária da cidade. A cultura afro-americana, em particular, desempenhou um papel crucial, com tradições musicais que deram origem ao jazz, um dos maiores legados culturais da cidade. Inclusive tem alguns costumes bem diferentes do restante dos Estados Unidos, como a celebração do Mardi Gras, o Carnaval trazido pelos franceses, a influência do idioma e até a religião.
Fundada em 1718, New Orleans foi inicialmente um posto avançado francês. A cidade foi batizada em homenagem ao Duque de Orleães, regente da França na época. Sua localização estratégica nas margens do Rio Mississippi logo a transformou o local em um centro vital de comércio e transporte.
Em 1763, após a Guerra dos Sete Anos, o Tratado de Paris transferiu a Louisiana para o controle espanhol. Sob o domínio espanhol, New Orleans continuou a prosperar e a se expandir. Muitas das construções no estilo colonial espanhol que ainda existem no Bairro Francês datam dessa época, incluindo as famosas varandas de ferragens e os pátios internos nas construções.
Em 1800, a França retomou o controle da Louisiana, mas em 1803, Napoleão Bonaparte vendeu o território aos Estados Unidos na famosa Compra da Louisiana. Este evento dobrou o tamanho dos Estados Unidos e fez de New Orleans um porto crucial para o jovem país.
No século XIX, New Orleans se estabeleceu como um dos maiores portos de exportação de algodão e açúcar do mundo. Durante a Guerra Civil Americana, a cidade foi rapidamente capturada pelas forças da União em 1862, evitando a destruição que muitas outras cidades sulistas sofreram.
Essa mistura de estilos e culturas faz de Nova Orleans uma das cidades mais interessantes dos Estados Unidos.
O que fazer em New Orleans
Passeio pelos principais pontos turísticos da cidade
Nós fizemos um city tour com a Cassandra, do Soul of New Orleans. A Cassandra fala inglês e espanhol, então foi bem tranquilo entender todas as informações. O tour começa no bairro francês, com um passeio a pé de aproximadamente 2 horas pelo chamado French Quarter. A Cassandra explica muita coisa sobre a história da cidade, sobre a arquitetura e até sobre o revelo. Passamos por pontos turísticos como a LaBranche House, que é uma das construções símbolo de New Orleans e também pela Jackson Square, onde fica a Catedral de St. Louis.
Depois disso seguimos de mini van para outros bairros mais afastados do centro como Frenchmen Street, Garden District e Tréme. Nessas regiões fizemos algumas paradas, para explicações e algumas fotos rápidas, mas a maior parte dessa segunda etapa do tour é dentro do carro. A principal parada é no City Park, um parque público onde tomamos um café no famoso Cafe Du Monde, que serve os mais famosos beignets da cidade. Essa não é a principal unidade do Cafe Du Monde, mas é bem mais vazia e com o mesmo beignet maravilhoso, então vale super a pena.
O tour completo dura aproximadamente 4 horas. Pode se tornar um pouco cansativo, principalmente para as crianças. Mas se você está interessado em conhecer mais da história, geografia e cultura de New Orleans, é uma ótima pedida. Mas ela também tem opções de tours menores. Você pode consultar preços e duração dos passeios no site dela.
Passeio de Barco a Vapor no Rio Mississippi
Nova Orleans é banhada pelo famoso Rio Mississippi e é uma ds poucas cidades que oferece a oportunidade única de fazer um passeio de barco a vapor do século XIX. E o famoso Steamboat Natchez, o último barco a vapor autêntico do rio Mississippi é a opção certa. Você já é recebido pelo som único do calíope, órgão a vapor que faz o som característico desses barcos.
Durante o cruzeiro é possível curtir vistas incríveis do skyline de New Orleans e aprender mais sobre a história do rio Mississippi com as narrações a bordo. O passeio oferece opções com almoço e jantar. O nosso tinha o almoço incluso, porém a comida não é tão interessante. Serviu para fazermos a refeição a bordo enquanto curtíamos o passeio, mas a comida em si não vale muito a pena. Mas o passeio é super interessante e tem duração de aproximadamente 2 horas. Preços a partir de $20. Compre ticket aqui. Endereço: 400 Toulouse St.
Passear pelo Riverfront
O Riverfront é um calçadão muito legal bem à margem do Rio Mississippi. Ali existem alguns hotéis, restaurantes e lojas. Também estão instaladas algumas esculturas e outras obras de arte que podem ser apreciadas durante o passeio. A vibe do lugar, principalmente com um dia de sol, é incrível. Inclusive o passeio no Steamboat Natchez sai dali do Riverfront. Sem contar que é pertinho do French Quarter e da Jackson Square e dá para fazer tudo andando.
Aquário e Insetário Aubudon
No Riverfront existe uma atração para toda família: o Audubon Nature Institute, que conta com aquário e insetário. Por morarmos na Flórida, aquário é uma coisa que já estamos mais acostumados, pois aqui existem vários. Além disso, já tínhamos visitado outros pelo mundo. Mas insetário é algo mais incomum e resolvemos visitar essa opção mais inusutada e foi muito interessante. Há diversas espécies de insetos em exposição e muitas atividades interativas, como por exemplo poder sentir o cheiro de determinados insetos e até provar o gosto de alguns. Destaque para a área do borboletário. Achei um programa muito bacana, principalmente com crianças. Ingressos a partir de $30. Site do Audubon Nature Institute. Endereço: 1 Canal St.
Vue Orleans
Eu não estava com muita expectativa para essa atração, não, mas confesso que achei excelente. Trata-se de um observatório no 34º andar de um dos prédios mais altos da cidade. De lá se tem uma vista bem bacana da cidade e do Rio Mississipi. Mas o mais legal é a tecnologia envolvida antes, durante e depois da visita ao observatório.
Existem algumas exposições super interativas, onde podemos aprender mais sobre figuras importantes e pontos turísticos da cidade e um filme sobre Nova Orleans feito com imagens em aquarela. Mas o mais interessante é o elevador, que tem dois vídeos incríveis; um na subida e outro na descida. Realmente uma atração que vale a pena e surpreende. Ingressos a partir de $30. Site do Vue Orleans. Endereço: 2 Canal St.
Museu da Segunda Guerra
O The National WWII Museum foi outro programa incrível. Um museu super impactante sobre a Segunda Guerra Mundial com um acervo enorme dividido em diversas salas. Uma verdadeira aula de história. São expostos por exemplo uniformes, armas e veículos usados na guerra. Além disso, podemos entender sobre como as pessoas viviam naquela época, as articulações políticas envolvendo o Eixo e os Aliados, o Dia D e muito mais. Para mim, uma das alas mais impactantes é a que conta a história dos sobreviventes e até dos mortos da guerra. Aliás, na Segunda Guerra morreram aproximadamente 80 milhões de pessoas. E quando esses números ganham nome e rosto é ainda mais chocante. Um passeio incrível e com muita história e carga emocional. O ingresso custa $35 adulto e $25 criança. Endereço: 945 Magazine Street.
Passear pelo Garden District
O Garden District é um bairro residencial muito bonito cheio de mansões lindas do século XIX. Era o local onde moravam os magnatas da região quando New Orleans começou a despontar economicamente como uma importante cidade. É possivel explorar a região a pé, de carro ou até mesmo com os bondinhos chamados de Streetcars, que explico mais adiante como funciona. Independente da forma escolhida, passear por Garden District é uma volta no tempo e um passeio muito agradável.
Curtir o Mardi Gras
Nova Orleans é conhecida pelo seu carnaval, o Mardi Gras. Se você estiver na cidade a partir de 06 de janeiro até a terça-feira de Carnaval terá a possibilidade de assistir a um dos famosos desfiles. Detalhe: o Carnaval deles é na mesma data que o do Brasil, porém é comemorado de uma forma totalmente diferente. Apesar de ter fantasias e carros alegóricos também, em New Orleans existem diferentes tradições como a de jogar colares e o Bolo do Rei, que não existem no Brasil. Os krewes são o equivalente aos blocos que desfilam nas ruas da cidade. Eu inclusive dei uma entrevista para a National Geographic após essa viagem falando um pouco das diferenças do Carnaval de Nova Orleans e o Carnaval do Rio de Janeiro.
Nós tivemos a oportunidade de estar lá na noite de abertura e assistimos o desfile do Krewe de Jeanne d’Arc, on bloco da Joana D’arc, que é a padroeira da cidade. Até a semana do Carnaval ocorrem alguns desfiles aos sábados. Durante o Carnaval ocorrem diversos desfiles durante todo o feriado.
Mas se você estiver na cidade em qualquer época do ano e não puder curtir os desfiles, você mesmo assim pode visitar o Mardi Gras World, que são os galpões da Kern Studios, a maior empresa de carros e alegorias do Carnaval de Nova Orleans. E uma curiosidade: a Kern Studios é quem também produz os carros alegóricos do Mardi Gras do parque da Universal em Orlando e se você ficar de olho durante o tour vai conseguir reconhecer algumas decorações. O tour guiado no local leva aproximadamente 1 hora e podemos explorar um pouco por conta própria para fotos. É interessante, mas não é um programa imperdível, principalmente para quem não tem interesse em Carnaval. Os ingressos custam $22 adulto e $14 criança. Endereço: 1380 Port of New Orleans Place.
Ouvir um bom jazz raiz
A cidade de Nova Orleans respira jazz. Afinal foi lá que o estilo musical nasceu no final do século XIX, início do século XX. Então existem centenas de oportunidades para ouvir um bom jazz. Mas um dos mais tradicionais é o Preservation Hall, que é uma parada obrigatória para quem curte o estilo e quer vivenciar a verdadeira essência da música local. Inaugurado nos anos 60, o local mantém viva a tradição do jazz clássico, com apresentações intimistas em um espaço histórico e autêntico. O ambiente simples, sem frescura, faz com que toda a atenção seja voltada para a música e para os músicos talentosos que tocam por lá. Inclusive não é permitido filmar e fotografar durante a apresentação; só é permitido antes ou depois da apresentação.
Fique atento na hora de escolher os ingressos, pois os mais baratos, na faixa de $25 são para assistir a apresentação em pé. Os ingressos para ter direito a um assento geralmente custam a partir de $40. Os ingressos podem ser comprados diretamente no site do Preservation Hall. E não bobeie porque é bem concorrido. Endereço: 726 Saint Peter Street.
Curtir outros estilos musicais da Louisiana
Se você quer curtir um programa super local e com música típica, indico o Rock ‘n’ Bowl. É uma espécie de casa de show com baile. No dia que fomos tocou o Leroy Thomas & Zydeco Roadrunners, uma banda de zydeco e estava rolando o maior baile da terceira idade super legal. Todo mundo dança e troca os pares. Até um senhor me tirou para dançar e pela primeira vez dancei zydeco, uma música super típica da região. No nosso post sobre Lafayette falamos um pouco desse estilo musical.
Porém, os estilos, apresentações e até perfil do público mudam completamente de uma noite para outra, então vale a pena consultar no site. Cobra-se couvert artístico e só são servidos petiscos e bebidas. Endereço: 3016 South Carrollton Ave.
Como se locomover em New Orleans
New Orleans é uma cidade para se andar a pé. Tudo no centro é muito perto e fácil de andar. French Quarter, Jackson Square, Riverfront… Tudo bem pertinho.
Mas se você for se locomover para outras regiões como Garden District, é possível usar o Streetcar, que tem a linha de bondinho mais antigas em operação do mundo, inaugurada em 1835, a St. Charles. O sistema cobre boa parte da área turística da cidade. Abaixo um mapa com todas as linhas do Streetcar de New Orleans.
A tarifa do Streetcar por trecho custa $1,25 para adultos e $0,50 para estudantes entre 5 e 18 anos. Mas o passe para uso por um dia inteiro custa $3 para adulto e $1 para criança. O passe de 3 dias $8 para qualquer idade. Nós compramos para um único dia, e fizemos todos os passeios envolvendo o Streetcar no mesmo dia.
A compra pode ser feita diretamente no app LePass, que você usa para comprar e passar o ticket. Muito prático. Se essa opção não servir para você, é possível comprar no site. Não é possível pagar diretamente para o condutor. Veja aqui outras formas de pagar.
Eu achei uma ótima opção para conhecer a cidade e usar um método tão antigo e tão charmoso de transporte. Super instagramável! Vale o passeio com certeza.
Para outros deslocamentos, recomendo Uber. Evite ao máximo andar de carro; quase não tem estacionamento e são caros. Deixamos o nosso carro no hotel a estadia inteira.
Onde ficar em Nova Orleans
Nós nos hospedamos no AC Hotel New Orleans Bourbon/ French Quarter, um hotel da rede Marriot. Esse hotel fica num prédio histórico, mas todo reformado e moderno por dentro. Os quartos são amplos e bem funcionais. Nós ficamos num quarto incrível com 2 quartos e 2 banheiros. O hotel é super bem localizado , no coração do French Quarter, perto da Jackson Square, da Canal Street e do Riverwalk. Fizemos muitos passeios a pé. Sem contar que tem muitos restaurantes em volta. As diárias custam a partir de $100. O estacionamento é pago à parte, mas o café da manhã está incluso em algumas tarifas. Aliás o café é bem diferenciado para os padrões americanos. Endereço: 221 Carondelet Street.
Você pode reservar os hotéis indicados nesse post através dos links que indicamos do Booking.com ou pode pedir cotações para pagamento em até 10X nesse link.
Em frente ao nosso tem o Hampton Inn Downtown / French Quarter Area, com tarifa semelhante, porém com café da manhã incluído. Também cobra estacionamento.
Com tarifas na mesma faixa de preço e bem pertinho dos demais, mas sem café, tem o Holiday Inn Club Vacations New Orleans Resort. É o que tem a menor taxa de estacionamento. Tem piscina e todos os quartos contam com cozinha completa. Ainda com cozinha completa temos o Homewood Suites by Hilton New Orleans, que tem decoração bem legal, café incluído e diárias a partir de $115. Tem piscina.
Para quem procura hotéis mais luxuosos, ainda em French Quarter, Uma opção é o The Ritz-Carlton, New Orleans, com diárias a partir de $350 e quartos super elegantes e clássicos. Conta com spa, piscina coberta e um solário incrível. Outra opção é o histórico Hotel Monteleone, fundado em 1886. Com diárias a partir de $250, conta com decoração bem clássica, piscina e spa. E uma terceira sugestão é o New Orleans Marriott, que tem diárias a partir de $260 e uma pegada mais executiva e clean. Também tem piscina. Esses 3 hotéis possuem café da manhã e estacionamento pagos à parte.
E para quem quer gastar pouco, mas ainda ficar bem localizado, tenho algumas opções. Uma delas é o La Quinta by Wyndham New Orleans Downtown, com café incluído e microondas no quarto. Tem diárias a partir de $70 e conta com piscina. Outra opção é o Pelham Hotel, com diárias a partir de $80. Não incluí café da manhã. E a terceira recomendação é o Aloft New Orleans Downtown, moderninho com diárias a partir de $88 com café incluído.
Você pode reservar os hotéis indicados nesse post através dos links que indicamos do Booking.com ou pode pedir cotações para pagamento em até 10X nesse link.
Culinária de Nova Orleans
Nós já falamos sobre as diferenças sobre a culinária cajun e creole no post sobre Lafayette. Apesar de ambas serem originárias da Louisiana, elas possuem diferenças entre si e geralmente em New Orleans a culinária mais comum é a creole.
A culinária cajun geralmente é mais apimentada e com ingredientes cultivados no campo. Já a culinária creole tem uma mistura de influências culturais europeias, africanas e caribenhas. Os crioulos se originaram dos descendentes de colonizadores franceses e espanhóis, africanos escravizados e povos indígenas locais.
Uma das principais diferenças entre as duas culinárias é a base utilizada para os pratos. Enquanto a culinária cajun muitas vezes usa um roux escuro (uma mistura de farinha e gordura cozidos lentamente até que adquiram uma cor marrom), a culinária Creole, considerada mais refinada, tende a utilizar um roux mais claro ou mesmo evitar seu uso em alguns pratos. Além disso, a culinária creole tende a incorporar ingredientes mais refinados e técnicas de preparação mais complexas, justamente por se tratar de uma cidade grande e cosmopolita na época. Além disso, ficava perto de porto, o que facilitava a importação de outros ingredientes e até técnicas.
Onde comer em New Orleans
Nós conhecemos diversos restaurantes em Nova Orleans de diferentes estilos. Abaixo todas as opções que provamos.
Ye Olde College Inn – Trata-se de um restaurante clássico de Nova Orleans, com mais de 80 anos de história. O ambiente é casual e acolhedor, perfeito para quem quer provar pratos típicos da culinária creole com um toque moderno. O cardápio conta com opções que variam de frutos do mar a carnes. O valor médio por pessoa gira em torno de $40. Serve somente jantar de terça a sábado. É um ótimo lugar para quem busca uma experiência autêntica e saborosa. Endereço: 3000 S Carrollton Ave.
Café Beignet – É um lugar muito charmosos de Nova Orleans para quem quer saborear um típico café da manhã ou lanche com um toque bem local. Com ambiente descontraído e estilo levemente clássico, o lugar é bem conhecido, claro, pelos beignets – doces fritos polvilhados com açúcar – mas também tem sanduíches e outros pratos. O valor médio por pessoa fica em torno de $15. O café tem várias localizações, mas o mais famoso e onde nós comemos fica na 334 Royal St, e está aberto para café da manhã e almoço (algumas localidades ficam até o jantar).
Vampire Café – Trata-se de uma opção diferente e super divertida para quem busca uma experiência temática em Nova Orleans. Com decoração inspirada no universo dos vampiros, o ambiente é todo dark e misterioso, com vários detalhes que fazem referência a sangue, coração e outros elementos que rementem aos vampiros. O cardápio oferece desde pratos mais leves, como sanduíches e saladas, até opções mais elaboradas, com um toque criativo que combina bem com o tema. O valor médio por pessoa fica na faixa de $30. O restaurante funciona diariamente para café, almoço e jantar. Endereço: 801 Royal St.
Miss River – É um restaurante sofisticado, localizado dentro do luxuoso hotel Four Seasons. O ambiente mistura elegância com um toque descontraído. O cardápio foca na culinária local, com pratos como frutos do mar e carnes grelhadas. O valor médio por pessoa fica na faixa de $50. O restaurante serve brunch e jantar. É ideal para quem busca uma experiência gastronômica mais refinada. Endereço: 2 Canal St.
Snug Harbor Jazz Bistro – É um restaurante clássico de Nova Orleans, famoso tanto pela boa comida quanto pela música ao vivo. Com um ambiente simples e aconchegante, é um ótimo lugar para curtir jazz de qualidade enquanto saboreia pratos tradicionais da culinária creole. O cardápio oferece desde frutos do mar até carnes e pratos típicos da região, com preços médios na faixa de $35 por pessoa. O restaurante funciona diariamente somente para jantar. ATENÇÃO: a música ao vivo é tocada numa sala à parte onde não é servido comida, porém no restaurante ouve-se a música perfeitamente. Endereço: 626 Frenchmen St.
Palace Café – Fica localizado na principal rua turística de Nova Orleans e foi uma grata surpresa. Trata-se de um restaurante com ambiente clássico, mas sem formalidade. É uma ótima pedida para quem quer provar a culinária de Nova Orleans. O restaurante fica em um prédio histórico e tem aquele clima de tradição com um toque moderno. O menu tem opções de frutos do mar e carnes típicas da cozinha creole. O valor médio por pessoa fica em torno de $40 por pessoa. Serve brunch de sábado e domingo e almoço e jantar de terça a domingo. Nós fomos no brunch no fim de semana e tem jazz ao vivo. Os músicos passam de mesa em mesa tocando e até sabiam tocar músicas brasileiras. Foi uma refeição maravilhosa e a comida é de primeira. Endereço: 605 Canal St.
Gris-Gris – Trata-se de um restaurante bem interessante no Garden District, perfeito para quem quer sentir o verdadeiro sabor de New Orleans. Sob o comando do chef Eric Cook, o menu traz pratos clássicos, como camarão com grits, gumbo e o famoso po’boy de ostras, tudo feito com ingredientes frescos e super saborosos. O ambiente é descontraído, com uma cozinha aberta no térreo e um bar no segundo andar que tem uma vista bem legal da Magazine Street. Funciona para almoço e jantar de quarta a segunda. Valor médio $35. Endereço: 1800 Magazine Street.
Nossa opinião sobre Nova Orleans
Amamos a cidade! A vibe é muito legal, a arquitetura muito única, a culinária deliciosa e as atrações são muito diversificadas, que atendem diferentes públicos de diversas idades.
A cidade é fácil de andar e e dá para fazer muita coisa a pé. Mesmo que precise de Uber as distâncias são pequenas, então não fica caro.
Um cidade com muita história e música e que merece a visita.