fish extender
/ Disney Cruise Line/ Disney Dream/ Disney Fantasy/ Disney Magic/ Disney Wonder

Fish Extender – Troca de presentes nos navios Disney

Hoje eu vou falar sobre uma atividade extraoficial nos cruzeiros Disney, mas que pode ser igualmente divertida. Estamos falando do fish extender, a troca de presentes nos cruzeiros da Disney.

O fish extender é uma troca de presentes opcional entre passageiros, que se organizam antes do cruzeiro para providenciar lembracinhas que serão trocadas entre as cabines.

Temos dezenas de posts sobre os navios Disney aqui no blog. Veja os posts divididos por navio:
Disney Dream
Disney Fantasy
Disney Magic
Disney Wonder

O que é o fish extender

O nome fish extender foi dado à troca de presentes por conta dos peixes existentes nas portas dos quartos onde as pessoas penduram o “porta presente” para receber as lembrancinhas. Engraçado que não são só peixes; existem cavalos-marinhos também, mas só o peixe “ficou famoso” e isso não muda em nada a brincadeira 🙂

fish extender
Peixinho que serve de suporte para o porta presente

Normalmente as pessoas fazem um porta presente com bolsos para que as lembrancinhas sejam deixadas nos bolsinhos.

Veja também nosso post sobre decoração da porta da cabine

Esse abaixo é o nosso que usamos em todos os cruzeiros. Foi feito pela Cristina Rivelino (contatos no Facebook e Instagram). Encomendei com alguns meses de antecedência e ela fez como queríamos. Ela tem várias opções de cores e tecidos, então pode bolar como o cliente quiser.

fish extender

Porém o pessoal tem mil ideias diferentes e encontramos diversos modelos legais em nossos cruzeiros. Você pode criar um se você tiver habilidades manuais (coisa que não é muito minha praia).

fish extenderfish extenderfish extenderfish extender

Mas também não é todo mundo que se preocupa com isso, não. Já entregamos presentes em duas cabines que só tinha uma sacola pendurada no peixe. Uma delas até era uma sacola da Disney, mas uma outra era uma sacola de supermercado, mesmo… 😛 Então se não puder preparar algo, não se preocupe, que você não deixará de ganhar o presente por causa disso.

Em grupos na internet os passageiros se organizam para a troca de presentes. Normalmente um grupo de fish extender não passa de 15 cabines.

Todos os participantes providenciam presentes que são levados para o navio e são distribuídos durante o cruzeiro. Basta deixar o presente no porta presente do fish extender; não é necessário entregar em mãos, interagir com os demais participantes ou marcar um horário. Simplesmente passar na cabine da pessoa a qualquer momento durante o cruzeiro e deixar o(s) presente(s) lá.

Como é organizado um fish extender

Existem duas formas de participar de um fish extender: uma é participar de um fórum de discussões no site Disboards. E a segunda é por grupos formados no Facebook de cada um dos cruzeiros.

Eu já participei de fish extender das duas formas e posso dizer que a primeira é extremamente complicada e eu não recomendo. É um fórum de dúvidas, bate-papo e discussões. Você deve se cadastrar no fórum, achar seu grupo e TENTAR interagir lá. Lembro que foi meio complicadinho achar tudo por lá e entender como a coisa funcionava. Pessoas entraram e saíram do grupo de fish extender, mudaram de cabine e a comunicação não fluía legal. Não recomendo!

Já o grupo no Facebook é super prático e é um método que as pessoas já estão mais acostumadas, então é muito mais fácil. Basta identificar o grupo referente ao seu cruzeiro e pedir para participar. Normalmente os grupos estão identificados com o nome do navio + data. Ex: Disney Fantasy Jan 23 2016. Alguns podem aparecer com algumas informações extras como Disney Wonder Alaska Cruise July 4 2016 ou Disney Magic sailing December 23, 2015  4-Night Bahamian. Mas no geral é fácil encontrar o seu cruzeiro. Então eu recomendo fazer pelo Facebook, que é muito mais simples e intuitivo.

Tendo sido aprovada a sua entrada no grupo do Facebook correspondente ao seu cruzeiro, busque por fish extender no grupo ou também por FE (abreviação de fish extender) para identificar a postagem “recrutando” o pessoal ou pergunte se já existe uma lista em que você possa se incluir. Como eu já mencionei, em média a cada 12, 15 cabines fecha-se um grupo. Depois disso abre-se nova lista e assim por diante…

É importante mencionar que quando o cruzeiro já está muito próximo, menos de 3 meses mais ou menos, é meio complicado se encaixar em algum grupo, pois as pessoas já estão providenciando os presentes então não incluem mais ninguém. E em cima da hora é complicado achar mais umas 10 pessoas para montar um novo grupo. Então o ideal é já se organizar para isso com uns 6 meses de antecedência ou mais, para garantir que você poderá entrar em algum grupo de fish extender.

A cada grupo formado, é publicada uma lista contendo o número da cabine, nome, sexo e idade dos membros da família e em alguns casos são inseridas também informações adicionais sobre personagens favoritos, cor preferida ou até informações sobre alergia, no caso da pessoa querer dar algo comestível.

De posse da lista, você já pode começar a pensar nos presentes que vai dar.

Presentes do fish extender

Eu, como já falei, não tenho muitas habilidades manuais. Também não queria dar um cacareco qualquer que a pessoa jogasse fora; queria algo útil e ao mesmo tempo personalizado. Também não queria dar coisas de comer, pois muita gente tem intolerância a determinados tipos de alimentos e é uma judiação fazer isso com uma criança.

Outra coisa que eu queria era padronizar os presentes entre adultos e crianças. Queria algo que atendesse a todos. E principalmente que não fosse grande nem pesado, muito menos frágil e que desse para levar tranquilamente do Brasil até lá.

Me lembrei de uma coisa que faz muito sucesso no blog que são as tags de mala, então resolvi fazer tags de mala personalizadas para dar de presente. Afinal de contas elas são úteis para qualquer idade, qualquer sexo… Podem ser usadas em mochilas de escola, malas de viagem, bolsas… E cumpriam com os requisitos de serem leves, pequenas e inquebráveis.

No nosso cruzeiro Star Wars fizemos uma tag temática Star Wars, como o Mickey jedi e a Minnie Leia. fish extender

Já no cruzeiro do Alasca fizemos 3 diferentes tipos de tag também com o tema do cruzeiro, com o Mickey para os homens, Minnie para as mulheres e o casal para as crianças.fish extender

Depois separamos por cabine num saquinho e amarramos com um lacinho. Do lado de fora também colocamos uma etiqueta com os nossos nomes e número da cabine para identificar quem deu o presente.fish extender

Imprimimos aquela lista com os números das cabines para controle e distribuímos nas cabines, deixando um saquinho único com todas as tags da família.

fish extender
Filhota distribuindo os presentes

Num dos cruzeiros até recebemos um bilhetinho de uma família dizendo que tinha sido o melhor presente que eles tinham recebido… E eu morri de amor!!! ♥ ♥

Nós ganhamos tanta, mas tanta coisa em dois cruzeiros que participamos do fish extender, que é até difícil mencionar… Alguns criativos, pouca coisa útil e muita tranqueira 🙂

fish extender
Numa das noites nosso fish extender estava lotado

Algumas pessoas mandavam presentes iguais para mim e para o meu marido e diferente para a minha filha, outros mandavam tudo igual, outros mandaram uma coisa diferente para cada um e em alguns casos só mandaram para a minha filha, o que eu acho uma sacanagem; eu também gosto de presente… rs

No geral nunca ganhamos nada super legal. Três ou quatro presentes foram mais bacanas, mas na maioria um monte de cacareco que não tem o que fazer com isso depois. 🙁

fish extender
Brincos e porta recado feitos com gift cards da Disney
fish extender
Sabonetes no formato da Millenium Falcon no cruzeiro Star Wars
fish extender
Tudo o que ganhamos no cruzeiro Star Wars – note a quantidade de muamba

fish extender

fish extender
Parte das coisas que ganhamos no cruzeiro do Alasca

Sempre ganhamos pelo menos um “kit de sorvete”, onde é entregue potinho e colher descartáveis e granulados para montar um “sundae” com o sorvete servido no navio. Acho um dos presentes mais “estranhos”; acho muito “improvisado” e com pouca preocupação em fazer algo diferenciado e personalizado.

Às vezes você sente que dá mais presentes do que recebe. E também tive a impressão, nas duas vezes, que algumas pessoas não teriam entregue nada. Eu controlei na planilha quem deu o que para de repente agradecer depois, mas sempre faltaram uma ou duas. Não sei se a família não identificou e se misturou com presentes dados por outras famílias ou realmente não entregaram.

Minha filha se divertia entregando e abrindo presentes… Eu percebi nos grupos que muitos americanos levam os presentes fechados e só abrem quando chegam em casa. Mas minha filha já abria tudo desesperadamente e eu nem conseguia fotografar às vezes.

Eu participei uma vez, dei mais uma chance para ver se era sempre da mesma forma (e foi). Jurei para mim mesma que não participo nunca mais. O pior é que o próximo cruzeiro vai se aproximando e eu começo a mudar de ideia 🙁 Não pelos presentes, mas pela interação que acaba gerando no grupo, pela criação, preparação e entrega dos presentinhos e pela alegria da minha filha abrindo todos os pacotes que recebe. Acho que vou acabar aderindo à troca de presentes no próximo cruzeiro de novo :0

Dicas para o fish extender

Eu optei em participar do fish extender só em cruzeiros maiores. Quando fiz o primeiro cruzeiro no Disney Dream em 2013 sabia por alto dessa troca de presentes, mas não fui atrás para saber mais porque não queria me prender a isso num cruzeiro curto. E no segundo cruzeiro de Natal no Disney Magic, quando já tinha todas as informações, também optei por não participar pelo mesmo motivo.

Deixei para participar no Disney Fantasy e no Disney Wonder quando os cruzeiros foram de 7 noites e tínhamos mais tempo para entregar os presentes nas cabines. Tudo isso para dizer que eu não recomendo muito participar do fish extender em cruzeiros mais curtos, a menos que não seja o seu primeiro cruzeiro e já conheça o navio, porque ele acaba tomando um tempinho.

Outra dica seria ter um certo domínio do inglês para participar. Existem várias discussões (não de briga, é claro) nos grupos e é interessante captar as informações e para poder entender e opinar. Se não falar nada de inglês pode ser confuso. Talvez um amigo ou parente possa ajudar nesse caso.

Como eu já falei, se pretende participar, tente entrar no grupo com bastante antecedência, para garantir que conseguirá fazer parte de uma das listas.

Está no post também, mas reforço a importância de levar coisas simples de serem transportadas. E lembre-se de ter um espaço extra na mala ou esteja preparado para jogar umas coisas fora caso não tenha como transportar, porque às vezes as pessoas se empolgam e dão umas coisas meio grandes (copos e canecas, por exemplo – acho que ganhamos umas 7 em dois cruzeiros).

Eu evito de toda forma dar comida. Tenho vontade de dar paçoca, pé de moleque e outros doces brasileiros, mas tenho medo da intolerância à lactose, nozes/amendoim, glúten, corantes… Então não levo essas coisas de jeito nenhum. Sem contar que poder quebrar, esfarelar, derreter… então não são muito adequadas, mesmo.

Lembrando que trata-se de uma atividade extraoficial, ou seja, não é administrada ou organizada pela Disney, então aconteça o que acontecer, eles não se responsabilizam por nada e nem oferecem informações a respeito.

Em alguns cruzeiros você vai encontrar algumas variações de fish extender: troca de receitas, troca de enfeites de Natal, troca de produtos locais… Se tiver interesse pode participar também.

Algumas pessoas acabam não identificando o presente, então você fica sem saber quem deu. Mas na maioria dos casos as pessoas colocam nome e eu sempre coloco também. Acho legal saber quem deu e gosto que saibam qual foi o nosso.

Esteja preparado para ganhar todo tipo de coisas e vá de peito aberto, pois o céu é o limite 🙂

Quer adquirir um cruzeiro Disney? Acesse o banner abaixo e solicite uma cotação.

Já conhece os serviços da Andreza?

2 comentários em “Fish Extender – Troca de presentes nos navios Disney”

  1. Andreza, li em um dos seus posts que não é necessário certificado de vacinação para o Disney Dream – 4 noites Bahamas. Também li na internet que não é exigido para passageiros de Cruzeiro. Mas a nossa agente insiste que deveríamos fazer. Você pode me confirmar se continua não sendo obrigatório? Obrigada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *