Parques de orlando

Quais parques de Orlando devo visitar

A pergunta que sempre recebo e vejo por aí é “Quais parques de Orlando devo ir?”. Ela chega em versões semelhantes como “Que parques em Orlando você me recomenda?”, “Que parque você acha mais adequado para nós?” ou até “Que parque acha que vamos gostar?” Resposta: TODOS!!!!!!!

Por que todos? Pois todos os parques de Orlando são ótimos. Você pode gostar mais de um do que do outro, mas não existe parque ruim. Parque Disney, parque Universal, parque Seaworld… Todos são modernos, bem cuidados e cheios de atrações bacanas.

Mas nem sempre as pessoas estão com tempo, grana ou até mesmo disposição para fazer tantos parques em Orlando e precisam escolher… Só que esse tipo de escolha é tão pessoal… Não me sinto apta a definir os parques que uma família vai visitar em sua primeira viagem a Orlando. É muita responsabilidade…

Quais parques visitar em Orlando

O post de hoje vai servir para duas coisas:

1- Dar um panorama de todos os parques de Orlando para ajudar os leitores nas suas escolhas.

2- Desmistificar que eu tenha condições de dar essa resposta, pois eu não tenho 🙂

Vamos então falar das principais características de cada parque e vamos dividir entre parques Disney, parques Universal e parques SeaWorld, bem como listar seus parques aquáticos.

Para complementar, aproveite e acesse o link de cada um deles para ler os posts dos parques, pois tenho bastante material no blog e isso pode ajudar a definir quais visitar. Você encontra nesses posts muita informação de shows, personagens, restaurantes e atrações em cada um deles. Só assim você será capaz de definir quais parques são melhores para você e sua família.

É muito importante entender sobre cada parque em Orlando para decidir se vai visitá-lo ou não. Uma sugestão que eu dou para conhecer a fundo cada parque antes da viagem é o nosso Guia de Orlando, escrito totalmente por mim. Tenho certeza que você não vai se arrepender. 😉

Lembre-se que você pode comprar ingresso para todos os parques mencionados aqui.

Parques Disney

A Disney é formada por 4 parques temáticos (Magic Kingdom, Epcot, Hollywood Studios e Animal Kingdom) e 2 parques aquáticos (Typhoon Lagoon e Blizzard Beach). Existe transporte gratuito entre todos os parques Disney, o que facilita o deslocamento, porém todos são afastados entre si e não é possível se deslocar a pé entre eles.

MAGIC KINGDOM

Parques disney orlando

O Magic Kingdom é o mais infantil de todos os parques Disney, com poucas atrações radicais. Porém, é praticamente um símbolo de Orlando. Por ter sido o primeiro parque aberto e também por abrigar o famoso castelo, é visita quase que obrigatória. Boa parte das atrações são clássicas e antigas, mas possui algumas atrações mais novas, como as localizadas na Nova Fantasyland. É o local onde é possível ver mais personagens, seja nas paradas e shows, seja nos encontros. Parada obrigatória para quem está com crianças. Veja mais sobre o Magic Kingdom.

Opções de diversão: Muitas atrações, shows, paradas e encontros com personagens.
Características: Parque grande. Possui áreas amplas e outras mais apertadas. Muitas opções de restaurantes.
A quem se destina: A toda família. Fãs das princesas e contos de fadas.
Quem pode não gostar: Adolescentes e pessoas em busca de atrações radicais.
Sugestão: Dedicar no mínimo um dia inteiro para conhecer. Se tiver crianças destinar dois dias.
Principais atrações: Seven Dwarfs Mini Train, Space Mountain, Splash Mountain, Big Thunder Mountain.

 

EPCOT

Parques disney orlando

Ao contrário do Magic Kingdom, o Epcot é o parque da Disney considerado mais “adulto” de todos. Porém, ainda assim possui algumas atrações que agradam as crianças e diversos encontros com personagens. Tem como símbolo a enorme “bola” na sua entrada. No geral não tem muitas atrações e por isso muita gente acaba se decepcionando, mas ele é um parque mais contemplativo e muito cultural, pois possui diversas exposições e apresentações típicas dos países. Possui diversas opções de restaurantes, com culinária dos países do World Showcase. O show noturno de fogos, o Illuminations, agrada a todos. Um ótimo lugar para ensinar sobre tecnologia e outras culturas para crianças. Veja mais sobre o Epcot.

Opções de diversão: Poucas atrações, muitos encontros com personagens e muitos shows típicos.
Características: Parque muito grande, com áreas bem amplas com pouca aglomeração. Muitas paisagens lindas. Inúmeros restaurantes.
A quem se destina: A toda família. Interessados em tecnologia e cultura de outros países.
Quem pode não gostar: Pessoas em busca de muitas atrações.
Sugestão: Destinar pelo menos um dia inteiro para conhecer. Entrar nos pavilhões de cada um dos países para descobrir curiosidades e a cultura. Comer em pelo menos um dos restaurantes dos países.
Principais atrações: Soarin, Test Track, Spaceship Earth.

 

HOLLYWOOD STUDIOS

Parques disney orlando

O Hollywood Studios é um parque com atrações bem radicais e outras voltadas às crianças. Agrada a todos na família. Está passando por uma grande reforma para criação de uma área inspirada no Star Wars e outra em Toy Story. Por isso está com algumas atrações fechadas, porém a maioria atrações de pouca importância. As principais e mais famosas estão lá funcionando normalmente. É pequeno, mas complicado de andar sem mapa. Possui alguns shows ao vivo e o espetáculo noturno, o Fantasmic, é um dos mais bonitos dos parques de Orlando. O seu símbolo era o chapéu de feiticeiro, mas com a sua retirada, passou a ser a Torre do Terror. Veja mais sobre o Hollywood Studios.

Opções de diversão: Atrações para família e também outras radicais, shows e alguns encontros com personagens.
Características: Parque pequeno. Diversos restaurantes.
A quem se destina: A toda família e fãs de Star Wars.
Quem pode não gostar: Quem está procurando muitas atrações infantis.
Sugestão: Destinar um dia para conhecer. Não deixar de assistir ao Fantasmic.
Principais atrações: Toy Story Mania, Tower of Terror, Rock’n Roller Coaster, Star Tours.

 

ANIMAL KINGDOM

Parques disney orlando

Um misto de zoológico com atrações, o Animal Kindgom possui poucas atrações radicais e a maioria é destinada a toda família, inclusive alguns shows, como o do Rei Leão e Nemo. Tem algumas atrações destinadas às crianças pequenas. É o único parque da Disney com uma atração que molha, o Kali Rivers Rapids. Está se preparando para inaugurar em 2017 uma nova área inspirada no filme Avatar. Era o único parque Disney sem show noturno, mas vai estrear em breve, sem data definida, um show noturno. O Kilimanjaro Safari, onde é possível avistar diversos animais, é diversão garantida para todas as idades. É possível encontrar diversos personagens. Veja mais sobre o Animal Kingdom.

Opções de diversão: Atrações, shows e personagens.
Características: Parque grande e bem arborizado. Com menos restaurantes que os demais.
A quem se destina: A toda família. Amante dos animais.
Quem pode não gostar: Pessoas que esperam atrações com muita emoção. Pessoas que não gostam de animais.
Sugestão: Destinar pelo menos meio dia para visitação.
Principais atrações: Everest, Kilimanjaro Safaris, Kali Rivers Rapids.

 

TYPHOON LAGOON

Parques disney orlando

O Typhoon Lagoon é atualmente o mais antigo parque aquático da Disney. Com visual paradisíaco, conta com uma gigante piscina de ondas. A praia é toda de areia. Possui área infantil, com pequenos toboáguas e esguichos. No geral não possui tobogãs extremamente radicais. Veja mais sobre o Typhoon Lagoon.

Opções de diversão: Piscina de ondas, tobogãs, rio de correnteza e praia (com areia).
Características: Parque grande e arborizado.
A quem se destina: A toda família.
Quem pode não gostar: Pessoas que não gostam de parque aquático e os que buscam atrações bem radicais.
Sugestão: Evitar os dias frios.
Principais atrações: Humunga Kowabunga, Crush’n’Gusher, Surf Pool, Castaway Creek.

 

BLIZZARD BEACH

Parques disney orlando

O Blizzard Beach simula uma estação de esqui. É o segundo parque aquático da Disney. Tem um visual imitando neve; extremamente diferente e inusitado. Possui alguns tobogãs mais radicais que o Typhoon Lagoon, mas também tem atrações para toda a família, inclusive as áreas infantis. Por conta do visual e da variedade das atrações, eu prefiro o Blizzard. Saiba mais sobre o Blizzard Beach.

Opções de diversão: Piscina de ondas, tobogãs, rio de correnteza e praia (sem areia).
Características: Parque mais compacto com visual incrível
A quem se destina: A toda família.
Quem pode não gostar: Pessoas que não gostam de parque aquático.
Sugestão: Evitar os dias frios.
Principais atrações: Summit Plummet, Cross Country Creek, Slush Gusher, Downhill Double Dipper.

Parques Universal

O complexo da Universal Orlando conta com dois parques temáticos (Universal Studios e Islands of Adventure) e está se preparando para abrir um novo parque aquático em maio/2017, o Volcano Bay.

Todos os parques são muito próximos, sendo possível fazer o deslocamento a pé entre eles. E ainda existe o Hogwarts Express, o trem do Harry Potter, que liga o Universal Studios ao Islands of Adventure. Em ambos os parques existem áreas e atrações do Harry Potter.

Diferentemente do que muita gente imagina, não existe um parque do Harry Potter; existem áreas do Harry Potter nos dois parques.

UNIVERSAL STUDIOS

parques de orlando

No Universal Studios a grande parte das atrações são voltadas à família e na maioria são bem interessantes com alta tecnologia; possui poucas atrações radicais. Uma área dedicada às crianças pode ser encontrada no parque, com opções bem infantis. Abriga uma das duas áreas do Harry Potter, o Beco Diagonal, inaugurada em 2014. Veja mais sobre o Universal Studios.

Opções de diversão: Atrações, uma parada da tarde, encontro com personagens.
Características: Parque médio e fácil de andar.  Razoáveis opções de restaurantes.
A quem se destina: A toda família.
Quem pode não gostar: Pessoas em busca só de atrações radicais ou que não se sentem bem em simuladores.
Sugestão: Destinar um dia inteiro para o parque. Se for visitar o Islands no mesmo dia, sugiro comprar o Express, o método fura fila.
Principais atrações: Transformers, The Simpsons Ride, Despicable Me Minion Mayhem, Hollywood Rip Ride Rockit, Harry Potter and the Escape from Gringotts. 

 

ISLANDS OF ADVENTURE

parques de orlando

O Islands of Adventure é um dos parques de Orlando com a maior concentração de atrações com altura mínima, ou seja, destinada a adultos ou crianças grandes; são muitas atrações que os pequenos não podem frequentar. Apesar disso, possui uma grande área com atrações destinadas às crianças menores, bem colorida e alegre, inspiradas nos personagens do Dr. Seuss, como Grinch e Gatola na Cartola. É nesse parque que está Hogwarts, a outra área do Harry Potter. Existem também 3 atrações que molham muito. E é o parque onde estão os super heróis. Veja mais sobre o Islands of Adventure.

Opções de diversão: Atrações em sua maioria com altura mínima. Não tem paradas ou shows.
Características: Parque grande mas fácil de andar.
A quem se destina: A toda família, mas é mais apreciado por adolescentes, crianças maiores e adultos.
Quem pode não gostar: Pessoas que não gostam de nenhum tipo de atração com queda e/ou simuladores.
Sugestão: Destinar um dia inteiro para o parque. Se for visitar o Universal Studios no mesmo dia, sugiro comprar o Express, o método fura fila.
Principais atrações: The Amazing Adventures of Spiderman, The Incredible Hulk Coaster, Popeye & Bluto’s Bilge-Rat Barges Rafting, Harry Potter and Forbidden Journey, Reing of Kong.

Parques SeaWorld

Diferentemente do que ocorre com os parques Disney e parques Universal, os parque do SeaWorld não ficam no mesmo complexo. O parque temático SeaWorld e os parques aquáticos Discovery Cove e Aquatica ficam bem próximos, mas o Busch Gardens fica em Tampa, a aproximadamente a uma hora de Orlando. Todos os parques tem uma temática inspirada nos animais.

SEAWORLD

parques de orlando

O SeaWorld é um parque que tem em sua maioria atrações inspiradas nos animais marinhos, algumas inclusive com a presença dos animais, como os polêmicos shows. Porém, nos últimos anos eles tem investido mais em atrações com tecnologia e menos em uso de animais. Além desses shows, possui uma área com atrações destinadas às crianças. Conta com algumas atrações radicais como a Mako, mais alto, mais longa e mais veloz montanha-russa de Orlando. Agrada os amantes dos animais. Veja mais sobre o SeaWorld.

Opções de diversão: Atrações e shows com animais.
Características: Parque grande, razoável opções de restaurantes
A quem se destina: A toda família.
Quem pode não gostar: Pessoas que não gostam de shows com animais.
Sugestão: Se organizar caso queira assistir a todos os shows, pois não são muitas apresentações por dia.
Principais atrações: Manta, Antarctica, Mako, Kraken

 

BUSCH GARDENS

parques de orlando

O Busch Gardens também pode ser considerado uma espécie de zoológico misturado com parque temático. Apesar de possuir na sua maioria atrações bem radicais, como suas famosas montanhas-russas, também conta com uma grande área infantil, com diversas atrações para os pequenos. A possibilidade de interação com animais é um dos pontos marcantes para crianças e também para adultos que gostam de animais. Parada obrigatória para quem gosta de montanha-russa. Veja mais sobre o Busch Gardens.

Opções de diversão: Atrações, em sua maioria radicais.
Características: Parque bem grande e meio complicado de andar; tem que usar mapa o tempo todo. Poucos restaurantes interessantes.
A quem se destina: Principalmente para quem gosta de atrações radicais.
Quem pode não gostar: Quem não gosta de atrações radicais.
Sugestão: Destinar um dia inteiro para o parque, principalmente porque ele fica em outra cidade e o deslocamento de ida e volta dá em média 3 horas no total (1,5h cada trecho)
Principais atrações: Cheetah Hunt, Montu, Cobra’s Curse, Falcon’s Fury, Kumba, Sheikra

 

AQUATICA

parques de orlando

O Aquatica é um parque aquático com atrações para toda família, desde atrações radicais até áreas inteiras para as crianças. Abriga um dos mais altos tobogãs do mundo, o Ihul’s Breakaway Falls. A área infantil é uma das mais completas dos parques aquáticos de Orlando. Veja mais sobre o Aquatica.

Opções de diversão: Piscina de ondas, tobogãs, rio de correnteza e praia (sem areia).
Características: Parque compacto; atrações relativamente perto uma das outras.
A quem se destina: A toda família.
Quem pode não gostar: Pessoas que não gostam de parque aquático.
Sugestão: Evitar os dias frios.
Principais atraçõesIhul’s Breakaway Falls, Dophin Plunge, Taaumata Racer, Omaka Rocka.

DISCOVERY COVE

parques de orlando

O Discovery Cove é um parque muito popular pelo nado com golfinhos, mas o parque é muito mais do que isso. Tem áreas incríveis para interagir com a natureza e relaxar. O parque tem um visual lindo e é um ótimo lugar para descansar da maratona dos parques. É o único parque all inclusive de Orlando. O parque possui dois tipos de ingresso: com e sem o nado com golfinho. Veja mais sobre o Discovery Cove.

Opções de diversão: Opções para relaxamento e contato com animais
Características: Parque de tamanho médio, muito arborizado.
A quem se destina: A toda família.
Quem pode não gostar: Quem procura atrações “divertidas” ou não gosta de parque aquático.
Sugestão: Evitar os dias frios. Chegar bem cedo para tomar café no parque, pois está incluso no valor do ingresso.
Principais atrações: Explorer’s Aviary, Grand Reef, Wind Away River.

Outros parques em Orlando

Orlando tem ainda mais um parque “independente”, o Legoland, que fica em Winter Haven, a uns 45 minutos de Orlando.

LEGOLAND

parques de Orlando

Legoland é o único dos parques de Orlando declaradamente destinado às crianças. Eles dizem ser um parque para crianças entre 2 e 12 anos. Todas as atrações são bem “simples” e nem um pouco radicais. Conta com diversas áreas para as crianças bem pequenas e algumas montanhas-russas infantis. Eles também contam com um parque aquático que abre nos meses de calor. Saiba mais sobre o Legoland.

Opções de diversão: Atrações
Características: Parque bem grande, poucas opções de restaurantes
A quem se destina: Crianças e as famílias
Quem pode não gostar: Quem está sem crianças
Sugestão: Como o parque é bem grande e em outro município, destinar um dia inteiro para a visita.
Principais atrações: Mia’s Riding Adventure, The Dragon, Coastersaurus, World of Chima, Flying School.

 

Pronto! Acho que com esse resumo e os links que remetem aos posts do blog, você já pode escolher aquilo que vai agradar mais a você e à família… Agora a parte mais difícil: escolher!

Boa sorte!!!

 

Post atualizado em janeiro/2017

Foto de capa: Renata Souza

Já conhece os serviços da Andreza?

15 comentários em “Quais parques de Orlando devo visitar”

  1. Quando estive em Orlando fiquei por apenas 6 dias. Como alternei entre parques e compras, foi muito pouco tempo! Fui apenas no 2 parques da Universal e não conheci nenhum da Disney! Resultado voltarei para Orlando em fevereiro de 2015 desta vez por 14 dias!

  2. Fazendo as malas pra próxima viagem a Orlando (4ª vez) nessa quarta-feira dia 27, sempre separo 14 dias dias e sempre acabo achando pouco… Meu conselho é, corra e tente fazer o máximo possível… esqueça que você irá descansar em Orlando porquê isso não acontece nunca… e tente resistir à tentação das compras se o seu tempo é curto… lembre-se que o dinheiro que você vai economizar por pagar menos ainda é menor do que o dinheiro que você vai gastar pra voltar e fazer as coisas que deixou de fazer enquanto se perdia entre shoppings e outlets… é isso… quem quiser acompanhar um pouco da minha viagem de uma espiada no meu Instagram, @diogosifra grande abraço a todos e boaS viagenS

  3. Andreza, quero agradecer todas as dicas que você dá no seu blog. Iremos viajar em Outubro e seu blog está ajudando e muito. Estou indicando para todos os meus amigos que pretendem ir também.

  4. Olá Andreza,
    Gostaria de saber quantos parques existem em Orlando e quais os nomes deles?

    Será minha 1ª vez em Orlando e estou tirando muito proveito das suas dicas.
    Obrigada, Ingrid.

  5. OI Andreza,
    Muito boa suas dicas, estou com uma dúvida em relação as parques da universal, pois vou ter 14 dias para gastar em Orlando, e verifiquei no site da universal, que tenho a opção de comprar 2 parques para usar 14 dias consecutivos, por uma diferença de poucos dólares, você acha que vale a pena ? ou 2 dias e dois parques são suficientes ? pois tenho medo de se escolher a segunda opção, depois me arrepender, por não ter pago, poucos dólares e ir mais dias nos parques.
    É isso aí e obrigado.

  6. Que ótimo Post, bem instrutivo! Parabéns!

    Acho que para ficar “completo” seria mto interessante o valor de cada um deles.

    Quais desses parques podem ser feitos 2 em um único dia? Será que compensa ou fica mto cansativo em uma viagem de aprox 12 dias em Orlando?

    Obrigado!
    Douglas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *