/ Disneyland California/ Disneyland Paris/ Eventos Especiais

Dapper Day – Como é o dia que o pessoal vai elegante para os parques Disney

Nesse final de semana eu e a Luna participamos do Dapper Day e muita gente não sabia do que se tratava, então resolvi fazer um post a respeito e explicar direitinho o que é essa data em que as pessoas vão super elegantes aos parques.

O que é o Dapper Day

A palavra “dapper” significa “elegante”, então dapper day, é o dia elegante. Nas datas marcadas as pessoas vão com roupas de época para os parques Disney. Na teoria pode ser roupas elegantes de qualquer época, mesmo as contemporâneas, mas geralmente as pessoas focam em estilos dos anos 50 e 60, mas roupas mais antigas ou mais novas também são vistas.

O Dapper Day surgiu em 2011 em Los Angeles e depois foi “exportado” para as Disneys de Orlando e Paris. Geralmente é só um ou dois dias que as pessoas vestem os seus trajes chiquérrimos e vão ao parque brincar, passear e principalmente tirar fotos.

Anualmente eles organizam uma convenção na Califórnia, que conta até com exposição e venda de roupas e acessórios. E duas vezes por ano, uma na primavera e outra no outono ocorre o “dia elegante” propriamente dito. No caso de Orlando são 2 dias. Na maioria das vezes é um dia no Magic Kingdom e outro dia em outro parque.

Importante mencionar que o Dapper Day não tem nenhuma relação com a Disney; ela não é a organizadora do evento. Então você nunca vai encontrar nada sobre isso nos canais oficiais da Disney.

Como participar do Dapper Day

É muito simples participar do Dapper Day: basta se vestir e ir para o parque nas datas marcadas. Não tem nenhum tipo de burocracia. Não precisa se inscrever, pagar taxa, nada, nada. O objetivo do evento é simplesmente reunir as pessoas e dar um ar vintage e elegante ao parque.

As datas dos eventos são publicadas no site do Dapper Day.

Pessoas de todas as idades participam do Dapper Day, adultos, crianças, idosos… Tem famílias inteiras usando roupas antigas e é uma graça.

Nossa participação no Dapper Day

A primeira vez que vimos o Dapper Day foi em 2013 no Hollywood Studios e vimos todo mundo com roupas antigas e não entendemos nada. Meses depois eu descobri pela internet do que se tratava, mas nunca mais vi.

Ano passado, já morando em Orlando, nós estávamos coincidentemente no Magic Kingdom no dia do Dapper Day. Confesso que cheguei a ver quando seria o próximo, mas acabei nem correndo atrás para participar e esqueci o assunto.

No último sábado, estávamos no Magic Kingdom e pá; Dapper Day de novo. Fui olhar a programação e no dia seguinte teria no Epcot. Achávamos que estava tarde demais para participar, pois não tínhamos bolado nenhuma roupa, não tínhamos corrido atrás de acessórios… Mas eu e a Luna estávamos tão empolgadas com o evento, que queríamos de qualquer forma fazer parte daquilo tudo.

Voltamos para casa e começamos a “caçar” ideias e improvisar peças para tentar compor um visual retrô, mesmo não sendo com vestidos rodados dos anos 50. Tínhamos que ser rápidas, práticas e “minimalistas” para dar tempo de participar dessa edição ainda.

Para ela bolamos um visual pin-up e para mim um estilo meio Grace Kelly, meio Audrey Hepburn. Só compramos uns bobes e spray de cabelo para fazer uns cachos na Luna e unhas postiças para nós. Só isso! O resto fomos caçando no guarda-roupa. No final o visual foi esse:

Ficamos muito felizes com o resultado e na minha opinião ficou excelente considerando que não tivemos tempo e principalmente que não gastamos nada.

Fomos para o Epcot e só ficamos passeando e fazendo mil fotos. Aliás o Epcot é um dos parques mais fotogênicos e é perfeito para fazer sessão de fotos. ♥

Dicas para o Dapper Day

Se você estiver vindo para Orlando nas férias e quer participar do Dapper Day, a dica que eu dou é improvisar alguma coisa para não trazer muita bagagem. Vimos muitos homens com bermudas, usando camisa social com gravata, suspensório e/ou chapéu. As mulheres conseguem improvisar com algum vestido e itens como óculos escuros, lenços, chapéus, bijuterias e outros acessórios. Olha que a gente nem teve tempo de comprar nada e até que ficou legal.

Inclusive tem uma loja bem legal de chapéus em Disney Springs, a Chapel Hats. Tem algumas peças bem caras, mas tem algumas coisas que cabem no bolso.

Muita gente também usa roupas inspiradas em personagens ou atrações da Disney. Isso já é bem mais complicado, mas fica lindo. Por falar em roupas inspiradas na Disney, também em Disney Springs tem uma loja dentro da galeria Marketplace Co-Op que vende vestidos e acessórios da própria Disney em estilo antigo. Algumas lojas do Magic Kingdom ou do Epcot também possuem os mesmos itens. Mas não espere achar nada muito barato, não. Um vestido dificilmente sai por menos de US$100,00.

Escolha sapatos confortáveis, pois o meu já estava me matando antes de eu chegar na entrada do parque 🙂

Veja direitinho o calendário e ir para o parque certo, no dia certo. Já pensou você chegar no maior estilo no parque onde não está acontecendo o evento no dia? A próxima edição em Orlando será nos dias 16 e 17 de novembro/2019, mas os parques ainda não foram confirmados.

E tire muuuuuuitas fotos! Vale super a pena. Afinal de contas não é todo dia que a gente volta ao passado 😀

Já conhece os serviços da Andreza?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *