Generic selectors
Apenas Busca Exata
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
Generic selectors
Apenas Busca Exata
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post

Guia completo do Food and Wine Festival no Epcot

Nesse Post você vai ver

O Food & Wine Festival é um evento gastronômico realizado anualmente no Epcot, onde é possível experimentar pratos e bebidas de diversos países do mundo. É um dos eventos mais populares da Disney, justamente por reunir a culinária de tanto lugares diferentes num só parque. 

O que mais faz sucesso no Food & Wine Festival são os quiosques de comidas típicas localizados nos países do WorldShowcase. Mas também ocorrem seminários, degustações, aulas de culinária, shows e até encontro com chefs famosos.

Pela variedade de opções é possível visitar o Food and Wine em vários dias e ainda assim ter coisas para ver (e comer, claro!).

banners-rodapé-guia-orlando-1-2

O evento ocorre todos os anos no Epcot entre agosto e novembro. Em 2019 será realizado entre 29 de agosto a 23 de novembro. Nesse post vamos contar tudo o que rola no Food & Wine Festival e como você pode curtir o evento.

Abaixo tem um vídeo que fizemos sobre o Food & Wine Festival. Você também pode assisti-lo no nosso canal do Youtube. Aliás, aproveite e assine o canal para receber todas as novidades direto de Orlando.

Como é o Food and Wine Festival

Tudo já começa na entrada do parque, que fica com uma decoração diferenciada já anunciando o evento. Porém o parque todo recebe uma decoração especial. Em 2019, em função das reformas na entrada do Epcot, o parque não está decorado na entrada e toda a decoração está na entrada do WorldShowcase.

Eu sugiro, assim que chegar ao Epcot já pegar o passaporte que é distribuído gratuitamente em vários pontos do parque. Nele está toda a programação do Food & Wine Festival e tem também todos os cardápios de todos os quiosques. Então ajuda muito a se organizar para visitar o evento.

O festival ocorre basicamente no parque inteiro, mas se concentra ao redor do lago e ao longo dos países do World Showcase. Esse ano o Festival Center, onde ocorrem os workshops, seminários e demonstrações foi instalado num pavilhão entre o Canadá e o Reino Unido e não mais em Future World como nos anos anteriores.

É dentro do Festival Center que ficam montados estandes de demonstração de itens para culinária, salas para degustação, seminários de chef’s, venda de vinhos e várias outras atividades. ATENÇÃO: o pavilhão pode ser visitado, porém grande parte das atividades são pagas à parte. Vou mencionar todas essas atividades mais adiante nesse post.

Quiosques de comidas e bebidas típicas

Ao redor do parque, principalmente no WorldShowcase, são montados mais de 30 quiosques, com comidas, bebidas e sobremesas típicas de diversos países. Além dos 11 países dos pavilhões, vários outros países estão representados, como Austrália, Bélgica, Espanha, Índia e até o Brasil. Existem também quiosques temáticos de um determinado produto, exemplo, queijo, chocolate…

Cada quiosque, que tem arquitetura e cores inspirada em cada país, oferece de 2 a 5 opções de pratos. Os pratos desses quiosques são vendidos em pequenas porções somente para degustação. Não é possível fazer uma refeição com eles. Com isso os valores também são baixos; variam entre US$5,00 e US$10,00. Os créditos de snack do Dining Plan podem ser utilizados para pagamento dos pratos.

Na seleção de bebidas você vai encontrar opções como cervejas, vinhos, vodca, saquê e outras bebidas regionais. As bebidas não alcoólicas ficam na faixa de US$5,00 e as alcoólicas custam entre US$4,00 e US$11,00.

Uma coisa importante a ser mencionada: como as porções são pequenas, a tendência é querer experimentar um pouco de tudo, mas cuidado, pois alguns pratos são bem condimentados e a mistureba pode causar um piriri… 🙂

Todas as opções disponíveis na edição de 2019 estão listadas no site da Disney. Abaixo algumas fotos de pratos servidos nessa edição, com o nome do prato, quiosque e nossa avaliação de cada um.

Madras Red Curry – India – Gostoso, mas bem apimentado
Roast Bratwurst – Germany – Médio
Charcuterie in a Cone – Spain – Delicioso!!!
Spicy Roll – Japan – Bem gostoso.
Crispy Pork Belly à esquerda, Moqueca e Frozen Caipirinha – Brazil – A moqueca é deliciosa, o outro é normal. A caipirinha é muito boa.
Baked Srimp Scampi Dip – Coastal Eats – Delicioso!
Braised Beef “Stroganoff” – Cheese Studio – Não gostamos; foi o que menos gostamos
Grilled Lamb Chop – Australia – Muito, muito gostoso; podia vir dois carrés de tão bom 🙂
“Le Cellier” Wild Mushroom Beef Fillet Mignon – Canada – Não tem uma cara bonita, mas é uma delícia
Charred Chimichurri Skirt Steak – Flavors from Fire – A carne com molho é muito boa; o pão de milho nem tanto
Guinness Baileys Shake – Ireland – Muito gostoso
Black Pepper Shrimp with Garlic Noodles – China – Saboroso, mas não é imperdível
Grilled Tuna Tataki – Hawai’i – O molho é bom, mas eu esperava mais do prato como um todo
Sweet Dark Chocolate Raspberry Torte – The Chocolate Studio – Gostoso, mas não é dos deuses
Warm Raclette Swiss Cheese – The Alps – Razoável

Venda de produtos temáticos

Ao longo do World Showcase e também na loja Port of Entry você encontra uma enorme variedade de itens relacionados ao evento e ligados à gastronomia, como utensílios de cozinha, souvenirs e outros acessórios para quem gosta de cozinhar e também de comer.

Sem contar as camisetas, chaveiros, pins… Tem muita coisa legal e é quase impossível não comprar nada.

Gift Card

Durante o Food & Wine Festival não existe a possibilidade de comprar um passe que permita a aquisição de uma determinada quantidade de pratos, mas é possível adquirir um gift card para facilitar. Nós até já falamos sobre o gift card da Disney aqui no blog.

O gift card em si não tem custo. Você escolhe um e carrega com um determinado valor. O valor mínimo de carregamento é de US$15,00 e você pode usá-lo para comprar as comidas e bebidas nos quiosques e até produtos. Na verdade ele pode ser usado em todas as lojas e restaurantes Disney, então se sobrar saldo no cartão você pode usar em outro lugar e não necessariamente no Epcot no dia do evento.

E eles criam gifts cards temáticos para o evento, que além de bem bonitinhos, é possível prendê-los no braço, o que facilita muito na hora de pegar as comidas, pois não precisa ficar pegando carteira, dinheiro… E fora que é um lindo souvenir. Como não tem nenhum custo extra, acho uma excelente opção para usar durante o festival. Até porque ele ajuda a gerenciar os gastos.

Shows de artistas famosos

Além de tudo isso, no auditório do pavilhão America Adventure, são apresentados shows de música, o Eat to the Beat. Alguns artistas/ bandas que vão se apresentar durante o evento são bem famosos. Os shows ocorrem diariamente em 3 apresentações, mas os horários variam: de domingo a quinta ocorre às 17h30, 18h45 e 20h e de sexta e sábado às 18h30, 19h45 e às 21h. Os artistas que vão se apresentar no Food and Wine de 2019 são:

  • 29 a 31 de agosto – Plain White T’s
  • 01 e 02 de setembro – Sawyer Brown
  • 03 e 04 de setembro – MercyMe
  • 05 e 06 de setembro – Grace Kelly
  • 07 e 08 de setembro – Zach Williams
  • 09 e 10 de setembro – Lauren Daigle
  • 11 e 12 de setembro – Jimmie Allen
  • 13 a 15 de setembro – Tiffany
  • 16 e 7 de setembro – Smash Mouth
  • 18 e 19 de setembro – Everclear
  • 20 a 22 de setembro – STARSHIP featuring Mickey Thomas
  • 23 e 24 de setembro – Postmodern Jukebox
  • 25 e 26 de setembro – Blue October
  • 27 a 29 de setembro – Mark Wills
  • 30 de setembro a 02 de outubro – Sugar Ray
  • 03 e 04 de outubro – Taylor Dayne
  • 05 e 06 de outubro – INDIA
  • 07 a 09 de outubro – 98°
  • 10 e 11 de outubro – Boyce Avenue
  • 12 e 13 de outubro – Southern Avenue
  • 14 e 15 de outubro – Kenny G
  • 16 e 17 de outubro – 38 Special
  • 18 a 20 de outubro – Baha Men
  • 21 e 22 de outubro – Billy Ocean
  • 23 a 25 de outubro – Sheila E.
  • 26 e 27 de outubro – High Valley
  • 28 e 30 de outubro – Hanson
  • 31 de outubro a 01 de novembro – Sheena Easton
  • 02 e 03 de novembro – Kris Allen
  • 04 a 06 de novembro – Boyz II Men
  • 07 e 08 de novembro – The Hooters
  • 09 a 11 de novembro – Big Bad Voodoo Daddy
  • 12 a 14 de novembro – Joey Fatone and Friends, featuring Chris Kirkpatrick and Ryan Cabrera
  • 15 e 16 de novembro – BBMak
  • 17 e 18 de novembro – Spanish Harlem Orchestra
  • 19 de novembro – DCappella
Vai ter Hanson, meninas!!! 🙂

Esses shows costumam ser bem concorridos; algumas pessoas chegam horas antes, então e às vezes não é possível encontrar um lugar para sentar, mas existe a possibilidade de fazer uma reserva num dos restaurantes do parque e garantir um lugar. É o Eat to the Beat Dining Package. Por um valor a partir de US$49,00 você faz uma refeição num dos deliciosos restaurantes do Epcot e recebe um voucher que dá direito a assistir a segunda apresentação diária do show, às 18h45.

Os valores variam dependendo do restaurante e da refeição. As reservas podem ser feitas diretamente no site da Disney.

Lembrando que os shows já estão inclusos no ingresso regular do parque; o pacote com refeição só é recomendado para quem garantir um assento para o show.

Encontros com chefs famosos

Durante o Food & Wine Festival é possível encontrar chefs renomados, incluindo chefs dos restaurantes Disney. Muitos deles vão administrar demonstrações de culinária, ou seja, vão preparar pratos ao vivo, durante 45 minutos. Esse evento vai ocorrer de segunda a sábado sempre às 12h30. Os pratos que serão preparados e os chefs estão no na lista informada pela Disney. Essa experiência custa US$17,00 por pessoa e será realizado no Festival Center. A reserva pode ser feita diretamente no site da Disney.

Também será possível ter uma experiência completa com alguns desses especialistas através de aulas de culinária ou de mixologia, que é a preparação de drinks. O Mix It, Make It, Celebrate It! será realizado às quartas e quintas das 16h30 às 17h45 no Festival Center. A lista das aulas foi divulgada pela Disney. O valor é de US$39,00 por pessoa e a reserva pode ser feita no site da Disney. As aulas serão realizadas no Festival Center.

E a outra possibilidade, que é a cereja do bolo, é o brunch com os chefs mais famosos da atualidade, o chamado Sunday Brunch with the Chef, que será realizado aos domingos das 11h30 às 13h30. Um dos convidados é ninguém mais, ninguém menos que Buddy Valastro, dono das confeitarias Carlo’s Bakery e apresentador do programa Cake Boss.

Além do brunch, haverá uma sessão de perguntas e repostas e ainda a possibilidade de foto com o chef do dia. Essa experiência custa US$129,00 por pessoa e pode ser reservada direto no site da Disney. O evento será realizado no World ShowPlace Events Pavilion.

Seminários, degustações e outras experiências

Também vão ocorrer outras experiências para quem se interessa por comidas e bebidas.

Serão realizados 7 diferentes Cheese Seminars, seminários de queijo, durante o Food & Wine Festival. Durante cada sessão serão servidas bebidas alcoólicas para harmonizar. São 90 minutos de seminário e eles serão realizados no Festival Center. Custam US$95,00 cada e as reservas podem ser feitas aqui.

Também vão ocorrer seminários de bebidas, os Beverage Seminars. Serão duas sessões diárias, exceto aos domingos, quando ocorrerá somente uma. Cada seminário será de uma bebida e com um especialista diferente; a programação está nesse link. Esses seminários de bebidas custam US$19,00 e tem duração de 45 minutos. As reservas são feitas diretamente no site da Disney.

Outra experiência é a de harmonização de comidas e bebidas, o Food & Beverage Pairing. Ocorre de sexta a domingo às 14h no Festival Center e tem duração de 45 minutos. A cada dia um tipo de comida e bebida diferente será oferecido. Os participantes poderão degustar pratos e as bebidas e aprender sobre como harmonizá-los. Aqui está a lista dos pratos/bebidas e os chefs. O custo é de US$29,00 por pessoa e as reservas podem ser feitas diretamente no site da Disney.

Também vão ocorrer harmonizações mais completas nos restaurantes do WorldShowcase. Serão 9 experiências diferentes. São refeições completas, de até 5 pratos, nos melhores restaurantes do parque. Custam entre US$40,00 e US$180,00. Os detalhes como dias, horários, restaurante e preço estão no site da Disney. A reserva por enquanto é feita somente pelo telefone. Veja como ligar para a Disney de graça e em português.

E a experiência mais exclusiva (e cara de todas) é a Party of the Senses, uma festa bem exclusiva com música ao vivo, comida, bebida, aparição de chefs famosos e lugar reservado para o show. Vai ocorrer somente nos dias 22 de setembro, 06, 13 e 20 de outubro e 10 de novembro, a partir das 18h30. World Showplace Events Pavilion. O custo é a partir de US$230,00. As informações estão no site da Disney.

Food & Wine Festival com crianças

Quem acha que esse pode ser um evento chato para crianças, a Disney pensou em tudo e criou algumas atividades para os pequenos também.

Uma atividade interessante e totalmente gratuita é o próprio passaporte que mencionei no início do post. Nele vem uma cartela de adesivos e o espaço para ser colado no quiosque ou atividade correspondente. Então a criança acaba ficando interessada em rodar o parque inteiro com os pais para poder colar os adesivos a cada localidade que ele avista. Acaba sendo divertido.

Outra atividade é o Remy’s Ratatouille Hide & Squeak, que é uma caça aos ratinhos escondidos ao redor do parque. Existe um mapa que pode ser adquirido por US$7,00 e vem uma cartela de adesivos; um adesivo para cada localidade onde tem um Remy, do filme Ratatouille, escondido. São 15 Remys escondidos pelo parque.

A cada mapa comprado é possível trocar por um prêmio. Os prêmios de 2018 são copos decorados com personagens. São 4 modelos diferentes a escolher. O prêmio pode ser retirado no mesmo momento de compra do mapa, mas nós sempre fazemos à caça primeiro e depois resgatamos o presente para realmente ter gostinho de estar sendo premiado pelo esforço 🙂

Os principais locais para compra do mapa são:

  • Pin Central
  • Port of Entry
  • World Traveler

O resgate do prêmio é na loja Port of Entry.

Para quem gosta de personagens, em Fountain View Stage, palco em frente à fonte em Future World, ocorre festa dançante com personagens, a Disney Du Jour Dance Party. Essa festa só ocorre diariamente a partir das 17h30. Em 2018 os personagens eram Remy e Emile, Nick e Judy de Zootopia, Clarabela e Horácio, Lilo e Stich e outros. Mas em 2019 eu ainda não tive acesso à lista.

E no restaurante Sunshine Seasons, dentro do pavilhão The Land, ocorrem diariamente aulas de enrolar sushi de doce, o Candy Sushi. Essa experiência ocorre duas vezes por dia, às 15h30 e 17h30 e custa US$10,00. A inscrição pode ser feita diretamente no site da Disney.

Também foi instalado um pequeno playground. Ele fica localizado perto da atração Test Track.

E para facilitar a vida dos adultos que estão acompanhados de crianças, os cardápios do festival estão sinalizados com um ícone de morango indicando os pratos mais indicados e apreciados pelas crianças. Com isso os pais podem ficar despreocupados que não estarão pedindo nada exótico para os pequenos. Achei uma iniciativa genial.

Sem esquecer das outras experiências que existem o ano inteiro no Epcot e continuam acontecendo durante o festival: o passaporte que é comprado e que pode ser carimbado nos países e os cartões que são retirados gratuitamente em cada pavilhão.

A Margarida está posando para fotos com roupinha de cozinheira no gazebo em frente à loja World Traveler e está um charme só. Ela aparece das 11h30 às 14h e das 15h10 às 18h30.

Fotos do Memory Maker

Durante o Food & Wine Festival é possível se beneficiar de fotos diferentes do Memory Maker. Existem opções de magic shots, que são efeitos especiais na fotos, bem legais. A possibilidade de inserir bordas e efeitos na foto agora só estão disponíveis através do aplicativo para usuários do IOS; não é mais possível fazer isso através do site.

Além disso, um vídeo divertido tem sido inserido na conta automaticamente com uma ou mais fotos tiradas pelos fotógrafos, como esse abaixo.

Informações importantes sobre o Food & Wine Festival

  • Lembrando que não é necessário ingresso à parte para participar do evento, nem para assistir aos shows.
  • Nos Estados Unidos só é permitido vender bebida alcoólica para maiores de 21 anos, portanto pessoas abaixo dessa idade não podem consumir as bebidas alcoólicas do evento. É bom ter um comprovante de idade, pois pode ser solicitado.
  • Não esqueça de pegar o passaporte do evento na entrada (ou já olhar o link com os cardápios que eu deixei aqui) para já dar uma olhada no que pedir.
  • A sugestão que eu dou é dividir o prato com outras pessoas da família para poder provar mais opções.
  • Mais uma vez cuidado com a mistureba de comidas e bebidas.

Esse é um dos nossos eventos favoritos em Orlando, pois gostamos muito de provar coisas diferentes e essa é uma oportunidade única. E agora que estamos vivendo por aqui será melhor ainda, pois poderemos visitar o parque várias vezes até o final do evento e vamos poder provar mais pratinhos ainda. 

 Post escrito originalmente em 02/10/2013 e reeditado em 02/09/2019

Andreza Trivillin

Andreza Trivillin

Paulistana, nascida na Moóca, moradora do Ipiranga por mais de 20 anos até se mudar para Orlando. Administradora de Empresas formada pela FAAP, com MBA em Marketing pela ESPM. Mãe de uma, esposa de outro. Apaixonada por viagens, fã da Disney, curiosa e engraçadinha por natureza. Juntou tudo isso e deu um blog e numa agência de viagens que ajudam anualmente milhares de pessoas com as suas viagens para Orlando e outros destinos.

perfil no Insta

Artigos relacionados

Viaje com a Andreza!

Contrate seus serviços e experiência de mais de 30 anos em Orlando e seja feliz na terra da magia!

Receba dicas, promoções e atualizações do blog direto no seu e-mail.

Generic selectors
Apenas Busca Exata
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post

Guia de Orlando

É o único Guia de Orlando impresso
escrito por quem realmente conhece
e frequenta os parques!

GOSTOU DO ARTIGO? COMENTE!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *