/ Disney Cruise Line/ Disney Magic

Cruzeiro Disney na Europa – Mediterrâneo

Recentemente fizemos mais um cruzeiro que já estava na nossa lista de desejos há um tempo. Trata-se do cruzeiro da Disney pelo Mediterrâneo no navio Disney Magic.

Nesse post, que ficou grandão, vou contar tudo sobre esse itinerário, como os eventos, os passeios, personagens e tudo o que você precisa saber sobre o cruzeiro no Mediterrâneo.

Nesse post você vai ver:

Temos dezenas de posts sobre os navios Disney aqui no blog. Veja os posts divididos por navio:
Disney Dream
Disney Fantasy
Disney Magic
Disney Wonder

O Navio Disney Magic

Nós já tínhamos feito um cruzeiro de Natal no Disney Magic, portanto o navio não era novo para nós. O Disney Magic é o navio mais antigo da Disney; fez sua viagem inaugural em 1998. Ele é também um dos dois menores navios da Disney; o outro é o Disney Wonder, onde fizemos o nosso cruzeiro do Alasca e o cruzeiro do Panamá. Por serem navios menores, é bem mais fácil se locomover dentro do navio e tudo é mais pertinho.

Diferentemente do que ocorre com os navios maiores, Disney Dream e Disney Fantasy que ficam o ano inteiro nas Bahamas e Caribe, respectivamente, o Disney Magic faz diferentes itinerários durante o ano e entre maio e setembro (primavera e verão no hemisfério norte) faz roteiros pela Europa e é nesse período que ocorrem cruzeiros pelo Mediterrâneo.

Cruzeiro Mediterrâneo Europa Disney Magic
Disney Magic no mar do Mediterrâneo

É importante mencionar que existem diferentes itinerários pelo Mediterrâneo variando entre 5 e 10 noites. Com isso a programação e portos de paradas podem ser completamente diferentes do que vou contar aqui. O nosso cruzeiro foi de 7 noites saindo de Barcelona e parando nos portos de Napóles, Civitavecchia, Livorno (Itália) e Villefranche (França) e é sobre esse que vou contar.

Cruzeiro Mediterrâneo Europa Disney Magic

Você vai encontrar também cruzeiros da Disney no Mediterrâneo com paradas em Marseilles, Ajaccio, Cannes, Toulon (França), Genoa, Salerno e La Spezia (Itália) e Palma de Mallorca (Espanha). Algumas dessas cidades são muito próximas às nossas paradas, portanto é possível fazer os mesmos passeios, mas não vamos entrar aqui no mérito desses outros portos, pois não foi os que conhecemos.

Há também itinerários pelo norte da Europa, Europa Oriental, Ilhas Britânicas e Fiordes da Noruega. Atualmente os cruzeiros pelo Mediterrâneo tem ocorrido somente entre final de maio e meados de julho.

Se quiser fazer um desses ou outro cruzeiro Disney, você pode fazer sua cotação aqui.

Uma das grandes novidades do Disney Magic é o novíssimo restaurante Rapunzel’s Royal Table, inspirado na estória da Rapunzel, do filme Enrolados. Vou falar mais sobre esse item na parte sobre restaurantes e alimentação mais abaixo.

O kids club do Magic conta com áreas inspiradas no Disney Junior, Toy Story, Tinker Bell e Marvel. Aliás, por falar em Marvel, é no Disney Magic que ocorrem os cruzeiros Marvel entre os meses de janeiro e março.

Cruzeiro Mediterrâneo Europa Disney Magic
Área da Marvel no kids club

Uma exclusividade do Disney Magic é o show Tangled, do filme Enrolados, que é um dos mais bonitos dos navios Disney.

Um grande diferencial do Disney Magic é o AquaDunk, o tobogã mais radical dos navios Disney. Destinado somente a maiores de 1,22m, é aquele tipo de tobogã onde o chão se abre e você cai quase em 90º.

Cruzeiro Mediterrâneo Europa Disney Magic
AquaDunk, exclusivo no Disney Magic

Sempre reforço um item sobre o Magic e Wonder: neles a piscina de crianças e a piscina familiar não ficam na mesma área, como ocorre no Dream e Fantasy. Com isso só quem está na piscina familiar consegue assistir aos filmes do Funnel Vision, telão que passa filmes da Disney o dia inteiro. Quem está na área da piscina infantil não consegue ver o telão.

Essa separação é ruim também para quem tem crianças menores que querem trocar de piscina toda hora. Como as duas piscinas não ficam próximas, é bem ruim ficar se deslocando de uma para outra. Por outro lado, o fato de serem separadas, as áreas de piscinas são mais tranquilas que nos navios maiores.

Um detalhe que acho importante mencionar: algumas pessoas me perguntaram se o idioma e moeda oficial do navio se modificam, já que o cruzeiro é na Europa. Não, nada muda! O idioma oficial é o inglês e os preços a bordo são exibidos todos em dólar. Inclusive levamos algumas notas de dólar para poder dar como gorjetas no navio. Já nos portos é importante ter euros, pois é a moeda local.

Não deixe de ler o post sobre dicas super importantes sobre os cruzeiros Disney.

Nossa cabine

Apesar de gostarmos muito de uma varanda, dessa vez escolhemos uma cabine sem varanda; somente com janela (que não abre). Ficamos numa cabine Deluxe Oceanview Stateroom, categoria 9B.

O motivo da escolha foi bem simples: preço. A cabine com varanda mais barata, que são as com obstruções, que ficamos no cruzeiro do Panamá e o do Alasca, custava mais de mil dólares mais cara que a cabine com janela, portanto abrimos mão da varanda dessa vez.

Cruzeiro Mediterrâneo Europa Disney Magic

Escolhemos uma cabine com janela grande, já que a diferença de preço é pequena em relação às cabines com janelas pequenas. A nossa ficava no meio do navio no deck 2. Quase não precisávamos de elevador, já que o lobby, restaurantes, bares, teatro… ficam entre os decks 3 e 4. Só usávamos elevador basicamente para ir à piscina, mesmo.

Nos meus últimos 3 ou 4 cruzeiros eu tinha ficado na traseira do navio, onde tem bastante ruído e trepidação do motor e dessa vez não sentimos nadinha; foi bem silencioso. Então nesse aspecto foi bem positivo. Mas confesso que senti falta de uma varandinha 🙂

Lembrando que essa cabine também tem o banheiro bipartido, como a grande maioria das cabines dos navios da Disney.

Veja mais sobre as cabines nos cruzeiros Disney.

Fuso horário no Mediterrâneo

Durante o cruzeiro do Mediterrâneo não há nenhuma mudança de fuso horário e a diferença entre o Brasil e os países de parada são de 5 horas a mais. Então quando no Brasil é 10h, lá é 15h.

Internet e comunicação durante o cruzeiro

Nessa viagem testamos o novo chip da EasySim em parceria com a empresa francesa Orange. Ele funciona em diversos países da Europa e conta com pacote de internet (10GB) e ligações e SMS (2 horas de ligações da Europa para qualquer país do mundo e 1000 SMS da Europa para qualquer país do mundo). O chip tem validade de 14 dias.

Novo chip da Easyim para uso na Europa

Eu uso bastante internet e 10GB foi o suficiente e sobrou. Só o chip da minha filha que não foi o suficiente porque ficou assistindo filmes no Netflix e Youtube 🙂

Quando estávamos em alto mar, longe da costa, o chip não funcionava. Mas quando nos aproximávamos da costa e estávamos nos portos, ele funcionou muito bem. Melhor do que o chip só de dados que eles vendem que já usamos algumas vezes.

Em cidades que o chip de dados não funcionava tão bem, esse chip da Orange funcionou perfeitamente. Achei uma ótima opção!

Veja mais sobre a EasySim.

Vistos e vacinas necessários

Nenhum visto ou vacina é exigido para brasileiros em cruzeiros pelo Mediterrâneo. Basta o passaporte brasileiro para embarcar e descer nos portos.

Nos demais cruzeiros que fizemos até hoje, nunca foi pedido para descer com o passaporte; eles sempre disseram “picture ID” (documento com foto). Mas dessa vez eles diziam “passport”, então acabamos descendo com os passaportes em todas as paradas. Confesso que não sei o que aconteceria se tivéssemos descido sem eles, pois todas as vezes, ao voltarmos para o navio, um policial pedia e olhava os passaportes.

Caso não queira andar com os passaportes, sugiro perguntar no Guest Relations quais os riscos e impactos de sair sem eles.

Clima durante o cruzeiro

Nessa época do ano já é bem quente nos países do Mediterrâneo. Pegamos calor todos os dias; sempre acima de 25ºC. Porém, imagino que nos cruzeiros de julho seja mais calor, já que costuma ser muito quente nessa região no auge do verão. Praticamente nenhum dia foi de céu azul o dia inteiro; sempre amanhecia nublado e depois melhorava ou amanhecia sol e depois dava uma nublada, mas sempre calor.

Cruzeiro Mediterrâneo Europa Disney Magic
Nem sempre o céu ficava azul

No dia que paramos em Nápoles caiu uma chuva rápida de manhã e o dia de Villefranche garoou no fim do dia, quando já estávamos entrando no navio.

O mar estava bem tranquilo e não sentimos mexer nada. Eu às vezes sinto um pouco o movimento e chego a enjoar um pouco no primeiro dia, mas esse foi bem sossegado e não senti nada.

Escurece bem tarde lá no verão, então por volta das 20h ainda tem sol. Com isso o dia rende bastante.

Embarque e desembarque no Porto de Barcelona

Tanto o embarque quanto o desembarque foram bem tranquilos. O porto de Barcelona é super bem localizado e fácil de chegar.

Estávamos hospedados no Hotel Market e seguimos para o porto de táxi, num trajeto de uns 20 minutos. Ficou €13,50 com gorjeta. Pedi o táxi pelo aplicativo My Taxi e é possível pagar com o Paypal através do próprio aplicativo. Bem prático!

Para o check-in basicamente não tinha fila. Mas achei que esse foi um dos cruzeiros que mais esperamos para embarcar. Não sei se teve algum atraso, mas ficamos uns 30 minutos esperando. Chegou uma hora que não tinham mais cadeiras para todos.Cruzeiro Mediterrâneo Europa Disney MagicCruzeiro Mediterrâneo Europa Disney Magic

No embarque, como sempre, foi tirada uma foto da família com os fotógrafos do navio. Essa foto, com borda temática, é incluída no pen drive com todas as fotos do cruzeiro se você adquiri-lo ou pode ser comprada impressa separadamente.

Cruzeiro Mediterrâneo Europa Disney Magic
Mãe e filha embarcando combinando

O porto de Barcelona é bem organizado, mas não tem um visual tão bonito, pois é um porto de carga também, então não rende boas fotos, mas é possível identificar alguns pontos turísticos de dentro do navio.

Cruzeiro Mediterrâneo Europa Disney Magic
Visual do porto de Barcelona

O desembarque no último dia foi o mais rápido de todos que já fizemos. Até porque não tem controle de passaporte na saída, como sempre ocorre. Foi muito, muito, muito rápido. Nem deu tempo de fotografar a saída.

Cruzeiro Mediterrâneo Europa Disney Magic

De lá seguimos para o aeroporto, pois tínhamos um voo para a Suíça. Optamos por um táxi, que tem preço fixo de €39,00 euros para o aeroporto e demora uns 20 minutos até lá. Ficamos numa fila de uns 10 minutos esperando por um táxi. Tudo bem sinalizado e organizado. A Disney tem transporte para o aeroporto, mas custa €30,00 por pessoa, então não compensa.

Personagens no cruzeiro do Mediterrâneo

Se vocês acompanham o blog e nossas redes sociais, devem saber que somos muito caça-personagens. Uma foto com um personagem raro ou com roupa diferente é como um troféu para nós. Sabíamos que nesse itinerário Mickey e seus amigos apareceriam com trajes espanhóis, italianos e franceses, que são os países em que o navio passa durante o cruzeiro.

Só que logo no primeiro dia, na saída de Barcelona já tivemos a primeira decepção: os personagens não apareceram com as roupas espanholas e apareceram com as roupas de marinheiro (que são as mesmas em todos os cruzeiros). A minha filha até tinha aproveitado para vestir a sua fantasia de espanhola. Já que não rolou foto com os personagens, aproveitamos para uma sessão de fotos nos painéis, mesmo 🙂

Cruzeiro Mediterrâneo Europa Disney Magic
Mickey e Minnie perderam muito em não ver essa espanhola linda 🙂

Na segunda noite, que era formal, os personagens apareceram com as roupas de gala (mesmas de sempre). Só tiramos foto com o Tico e Teco, pois já temos foto com todos personagens com essas roupas. :/

Cruzeiro Mediterrâneo Europa Disney Magic

Nos dias que paramos em Nápoles e Civitavecchia (noites 3 e 4), Mickey e seus amigos apareceram realmente com as roupas italianas. Estavam muito fofos! Com essas roupas até que eles apareceram em diversos horários e dava para garantir foto com todos com o mínimo de estratégia.

Cruzeiro Mediterrâneo Europa Disney Magic

Cruzeiro Mediterrâneo Europa Disney Magic
Os invejosos vão dizer que minha roupa estava combinando com a do Donald 🙂

Abaixo a nossa foto no Instagram com os personagens com suas roupinhas italianas:

Os personagens arrasando nos looks italianos no Disney Magic ????

Uma publicação compartilhada por Andreza Dica e Indica (@andrezadicaeindica) em

No dia que paramos em Livorno (noite 5), foi dia de noite pirata, então os personagens estavam com as tradicionais roupas piratas de todos os navios. Só tiramos com alguns quando não tinha fila nenhuma, porque também temos fotos com todos eles de cruzeiros anteriores.

Cruzeiro Mediterrâneo Europa Disney Magic

Na noite 6, no dia que paramos em Villefranche eu já sabia que ia dar rolo e me antecipei a ele. No Personal Navigator e no aplicativo só mostrava o Donald aparecendo uma única vez na noite, (leia-se tarde, pois era às 17h15). Vale dizer que o horário máximo de retorno para o navio nesse dia seria 17h45, portanto quem ficasse na cidade até o final, ficaria sem essa foto. Então nos organizamos para estar de volta no navio no máximo 17h para poder garantir a foto e deu certo.

Algo parecido aconteceu com a Margarida, que só apareceu bem cedo, às 16h45 e 17h45. Mas como voltamos para o Donald, já garantimos a foto com ela logo em seguida. Já Mickey e Minnie apareceram duas vezes cada um mais tarde, portanto era mais fácil conseguir a foto.

Cruzeiro Mediterrâneo Europa Disney Magic Cruzeiro Mediterrâneo Europa Disney Magic

Cruzeiro Mediterrâneo Europa Disney Magic
Eu morri com esse vestido de cancan…

Aqui a foto do nosso Instragram com todos os personagens fantasiados de franceses.

Mickey e seus amigos com roupinhas francesas essa noite. Morro de amor!!! ????

Uma publicação compartilhada por Andreza Dica e Indica (@andrezadicaeindica) em

E aí mais um problema: cadê o Pateta e o Tico e Teco? Eles não apareceram em trajes franceses, mas existe o Pateta pintor e o Tico e Teco cozinheiros (vi uma foto de outro cruzeiro no próprio navio). No dia seguinte, último dia de navio e o dia inteiro no mar, pensei que pudessem aparecer novamente de franceses ou até de espanhóis, mas não aconteceu. Nesse dia só com roupa de verão ou marinheiro.

A Luciana Misura, já tinha feito o mesmo cruzeiro ano passado e pelo menos os personagens com roupas espanholas tinham aparecido. Mas ela também reclamou dos poucos horários de aparição dos personagens. Confesso que fiquei bem desapontada com isso. Esperava um número maior de roupinhas.

Dessa vez marcamos novamente pelo site o café da manhã com personagens. Esse café é gratuito e existe em todos os itinerários de 7 ou mais noites. Nele apareceram Mickey, Minnie e Pateta. É a única oportunidade de fotos com eles com as roupas tradicionais.

Cruzeiro Mediterrâneo Europa Disney Magic

Agendamos as fotos com as princesas, que nesse navio foram 5 e também com as irmãs Frozen (veja mais sobre encontros com personagens nos navios Disney). Nas irmãs Frozen não fomos, pois minha filha estava na piscina e acabamos perdendo o horário.

Cruzeiro Mediterrâneo Europa Disney Magic
Tricotando com a Cinderela

Eu achei que teríamos também um ou dois personagens Marvel, já que é nesse navio que ocorrem os cruzeiros Marvel e eles já possuem todas as fantasias lá, mas nenhum apareceu.

Shows e festas durante o cruzeiro

Nesse navio são apresentados os shows Twice Charmed, inspirado na estória de Cinderela e o menos interessante dos três, o Tangled, inspirado em Enrolados, que eu já mencionei e o Disney Dreams, que é um dos melhores shows dos navios da Disney. Veja mais sobre os shows nos navios da Disney.

Cruzeiro Mediterrâneo Europa Disney Magic
Show Tangled

A Disney fez nesse cruzeiro uma coisa diferente e que eu aprovei bastante: cada um desses shows foi exibido em dois dias diferentes. O que sempre ocorre é um dia cada show e nos demais dias são apresentados shows de variedades, como mágico, ventríloquo e outros.

Como esse itinerário tem passeios que acabam 6h, 6h30, 6h45, ficaria impossível para algumas pessoas assistirem aos shows. Com uma segunda apresentação de cada show Disney em outra data foi mais fácil se organizar para assistir todos eles. Então só ocorreu um show extra, que foi do mágico do Hector.

Não sei se a Disney vai começar a fazer isso em todos os cruzeiros de 7 noites ou mais. Li que eles estariam tentando economizar em não contratar outros profissionais para shows de variedades. Não sei dizer até que ponto isso é verdadeiro, mas nesse itinerário foi excelente e achei uma decisão super acertada da Disney.

Esse itinerário pelo Mediterrâneo conta também com a festa pirata, com queima de fogos e tudo. Só não teve menu pirata no jantar, o que eu achei ótimo, porque não gosto muito do menu pirata. No Disney Wonder e no Disney Magic a festa é diferente que no Dream e no Fantasy e é realizada de uma única vez, depois do jantar. Achei a festa nesse cruzeiro mais vazia que em outros. Acredito que isso ocorra porque as pessoas ficam cansadas, pois acordam muito cedo e ficam o dia inteiro nos passeios e optam por pular a festa pirata.

Cruzeiro Mediterrâneo Europa Disney Magic

Roupas para cruzeiro Disney no Mediterrâneo

Em todos os cruzeiros Disney que fazemos, sempre levamos roupa formal, semi formal, fantasia… Dessa vez nosso cruzeiro foi no meio de uma viagem de 20 e tantos dias pela Europa e viajamos com uma mala média cada um, portanto não tínhamos como levar grandes variedades de roupas. Então optamos por coisas mais versáteis nesse cruzeiro.

Não levamos vestido de festa e terno, nem fantasia pirata. Optei por levar dois vestidos longos estampados super leves, que não amassam e que poderiam ser usados em outros momentos da viagem. Meu marido levou camisas, mas não levou gravata.

Cruzeiro Mediterrâneo Europa Disney Magic
Com o capitão na noite formal
Cruzeiro Mediterrâneo Europa Disney Magic
Na noite semi formal

Para a noite pirata levamos camisetas temáticas que havíamos comprado no Magic Kingdom e alguns acessórios, como brincos, colares e tapa-olho. E usamos as bandanas que eles entregam para todos. Não deixamos passar em branco, mas também não usamos fantasias completas.

Cruzeiro Mediterrâneo Europa Disney Magic
Improviso para a festa pirata

A saia da noite pirata foi usada em outra noite com outra blusa e ninguém percebeu 🙂

Cruzeiro Mediterrâneo Europa Disney Magic

Lembrando que as sugestões de traje não são de uso obrigatório e existem pessoas que ignoram totalmente e usam roupas casuais todos os dias. Nós é que gostamos de seguir a agenda para fazer bonito nas fotos 🙂

Lavamos roupa nas lavanderias do navio no primeiro e último dia. Com isso pudemos levar menos roupas e atingir nossa meta de uma única mala por pessoa.

O que tem de diferente no cruzeiro Disney pelo Mediterrâneo

A primeira coisa que notei assim que entramos foi que nesse cruzeiro tem muitos adolescentes e poucas crianças. Percebi os clubes de adolescentes bem cheios e os de crianças nem tanto. Segundo informações dos funcionários da Disney, geralmente é assim, com mais adolescentes. Provavelmente por ser uma viagem pela Europa mais cult e cansativa.

Como esses cruzeiros tem 4 paradas em portos e os passeios duram muitas horas, quem fica no navio encontra piscinas e restaurantes bem vazios.

Cruzeiro Mediterrâneo Europa Disney Magic
Piscina às 11:30 no dia da parada em Roma

Passageiros brasileiros são pouquíssimos. Não cheguei a perguntar no Guest Services sobre quantos brasileiros éramos, mas só vimos mais duas famílias.

Pela primeira vez vi os fotógrafos saírem nos portos e seguirem para determinados passeios para fotografar os passageiros. Eu não sabia disso e vi um dos fotógrafos com um grupo em Pisa. Não pedi foto porque pensei que ele só poderia fotografar os participantes do passeio da Disney, mas descobri depois que ele poderia ter tirado foto nossa (quase morri de arrependimento de não ter perguntado na hora 🙁 ). Depois disso encontramos um na saída no porto de Villefranche (abaixo) e outra em Èze, mas nesse tinha uma fila e não tiramos.

Cruzeiro Mediterrâneo Europa Disney Magic
Ficou tão linda que parece um dos painéis

Achei super legal isso de ter fotógrafos nos principais pontos turísticos, mas acho que eles poderiam falar onde e quando estariam. Se tivéssemos mais informações, teríamos tentado procurar por eles.

Ainda sobre as fotos, foram instalados alguns painéis temáticos em determinadas noites, além dos tradicionais. Achei bem legais, pois gosto desses painéis exclusivos. Mas achei estranho que eles não seguiram as paradas. Exemplo: o painel do Coliseu não foi instalado no dia da parada de Civitavecchia (Roma); foi instalado no dia de Villefranche. Foram instalados 3 painéis inspirados em Roma, 1 do porto de Livorno (Pisa e Florença) e nenhum para Nápoles e Villefranche (Nice e Mônaco). Não entendi direito essas escolhas, mas gostei do visual dos painéis.

Cruzeiro Mediterrâneo Europa Disney Magic
Jogando moedas da Fontana de Trevi #sqn

Como acontece nos demais cruzeiros temáticos, existiam produtos específicos a venda. Tinham produtos com inscrição “Europa”, que com certeza serão usados em toda a temporada e os produtos exclusivos do Mediterrâneo, só para esses cruzeiros.

Cruzeiro Mediterrâneo Europa Disney Magic Cruzeiro Mediterrâneo Europa Disney Magic Cruzeiro Mediterrâneo Europa Disney Magic Cruzeiro Mediterrâneo Europa Disney Magic

E por falar em produto, tomei um susto quando entrei no navio: descobri que as compras nas lojas do navio, que geralmente são isentas de impostos, no Mediterrâneo tem imposto de 21%, portanto qualquer coisa comprada no navio tem acréscimo de 21%.

Parte do imposto pode ser ressarcido através do VAT, o famoso tax free europeu, porém a compra teria que ser no mínimo de US$108,00 dólares e os produtos não podem ser usados e devem permanecer com etiqueta. Aqui tem uma cópia da carta deixada na cabine explicando tudo isso.

Com isso só conseguimos restituir parte do imposto com a compra do pacote de fotos, que também sofre acréscimo com o imposto. Esse procedimento de restituição deve ser feito no aeroporto de saída da Europa. Para quem quiser mais informações sobre o tax free na Europa, o blog Sundaycooks tem um post a respeito e acho que pode ajudar.

Não sabia disso e não gostei nadinha, porque encareceu as poucas comprinhas que fizemos no navio, como camiseta e algum souvenir. Sei que isso não é escolha da Disney, e sim leis locais, mas que é chato, é chato.

Comida e restaurantes no cruzeiro

A grande vedete no momento no Disney Magic é o restaurante da Rapunzel, o Rapunzel’s Royal Table. O restaurante ficou lindo e cheio de detalhes.

Ele conta com dois diferentes shows com a presença de personagens. Nos cruzeiros com menos de 7 noites só ocorre um dos shows.

Cruzeiro Mediterrâneo Europa Disney Magic Cruzeiro Mediterrâneo Europa Disney Magic Cruzeiro Mediterrâneo Europa Disney Magic Cruzeiro Mediterrâneo Europa Disney Magic Cruzeiro Mediterrâneo Europa Disney Magic

Rapunzel e Flynn passam pelas mesas para fotos e autógrafos. Rapunzel passa nas duas noites e Flynn só aparece na segunda. Outros atores participam do jantar, que conta também com música ao vivo. Gostamos demais do ambiente, do show e da comida!!

Esse cruzeiro não tem nenhum menu temático ou diferenciado inspirado em pratos da região. São menus regulares existentes em outros itinerários/ cruzeiros.

Os outros dois restaurantes são o Triton’s e o Animator Palate. Esse último também conta com shows. O primeiro show é com a participação de Mickey Fantasia e o segundo, que só ocorre nos cruzeiros acima de 7 noites, é aquele onde nossos desenhos criam vida nos telões. Esse show ocorre em todos os navios, exceto no Disney Dream.

Cruzeiro Mediterrâneo Europa Disney Magic
Desenhos feitos pelos passageiros criam vida nas TV’s

Eu diria que o Tritons’s se tornou agora o restaurante mais “sem graça” de todos os navios. É antigo, com decoração “apagada”… Acho que ele está precisando de uma reformulação.

Veja mais sobre os restaurantes e o sistema de jantar nos navios Disney.

Nesse itinerário os jantares, que normalmente ocorrem 17h45 e 20h15, são alterados para 18h e 20h30. Um conselho: não opte pelo primeiro horário, pois com os passeios terminando perto ou depois das 18h, em alguns dias ou você vai voltar correndo ou vai perder o jantar. Então o melhor horário é sem dúvida o das 20h30.

Informação importante: como esse cruzeiro tem muitos passeios saindo bem cedo, muita gente pede café da manhã pelo serviço de quarto. O café da manhã é entregue no quarto sem custo extra. Enquanto vai se arrumando, você vai comendo alguma coisa. Isso facilita muito quando você tem compromissos cedo, ao invés de tomar o café no Cabana’s.

Cruzeiro Mediterrâneo Europa Disney Magic
Café da manhã entregue no quarto sem custo extra

Nós pedimos café no quarto por 3 dias. Segundo o garçom, muitas famílias estavam fazendo o mesmo.

Em todos os nossos cruzeiros fazemos questão de agendar o brunch no Palo, que é o restaurante adulto que tem custo extra, pois essa refeição é maravilhosa. Mas dessa vez não conseguimos agendar o Palo pelo site (tivemos que mudar a data do nosso cruzeiro faltando pouco tempo e não conseguimos mais data disponível para a refeição). Eu estava arrasada!

Mas felizmente no grupo do Facebook do nosso cruzeiro (para quem não sabe, para todos os cruzeiros são formados grupos no Facebook),  uma pessoa se propôs a organizar um grupo de 14 pessoas para fazer a refeição numa sala privada no Palo e conseguimos nos incluir nesse grupo. Apesar de não conhecer as pessoas previamente foi uma refeição agradável e ficamos muito felizes de garantirmos nosso brunch.

Cruzeiro Mediterrâneo Europa Disney Magic
Nosso brunch diferente no Palo
Cruzeiro Mediterrâneo Europa Disney Magic
Não tenho maturidade para essas comidas

Portos de paradas e passeios no cruzeiro do Mediterrâneo

Já vou começar esse tópico falando uma coisa: esse foi o cruzeiro mais corrido e “cansativo” que já fizemos. Dos 6 dias a bordo, 4 dias seguidos são de paradas em portos com desembarque liberado entre 7h e 7h30 e com retorno programado entre 17h45 e 18h45, ou seja, em alguns casos, 10, 11 horas no porto.

Muitos passageiros estavam usando a seguinte expressão “eu vou precisar de férias dessas férias”. Então realmente é um itinerário bem puxado.

Quando agendamos o cruzeiro pensávamos em fazer todos os passeios com a Disney, mas depois do nosso cruzeiro do Panamá, quando tivemos alguns passeios meio micados, optamos por fazer tudo por conta própria. Além de geralmente ficar mais em conta, podemos customizar o passeio ao nosso estilo.

Vou deixar aqui os portos de paradas, as opções de passeios possíveis e o que optamos por fazer e porque. No nome do porto vou deixar o link para o site da Disney Cruise mostrando todos os passeios que eles possuem nessa localidade.

E vou deixar também o link da Viator em cada cidade, com todas as opções de passeios e ingressos disponíveis. Nós temos parceria com eles e se comprar algum passeio através desses links, ganhamos uma pequena comissão.

3º dia – Nápoles – tempo nesse porto das 7h30 às 18h

Nessa parada seria possível passear por Nápoles, ir à Pompéia, visitar a Costa Amalfitana ou Capri, ou seja, só opção top.

A princípio nossa opção era Pompéia, que eu tinha vontade de conhecer há anos. Mas conforme fomos montando o roteiro da nossa viagem completa pela Europa (que durou uns 25 dias e vou fazer um post a respeito), consegui incluir Pompéia na nossa programação antes do navio. O mesmo ocorreu com a Costa Amalfitana; visitamos antes do cruzeiro também.

Eu tinha estado em Nápoles e Capri em setembro/2017 e não achei que Nápoles seria uma cidade tão interessante para ir com meu marido e minha filha. Então optamos por ir a Capri, que é uma ilha e do porto de Nápoles é possível pegar os barcos que seguem para lá. Eu já tinha comprado pela internet antecipadamente, com hora marcada, os tickets do ferry (barco que faz a travessia).

Cruzeiro Mediterrâneo Europa Disney Magic
Disney Magic ancorado no porto de Nápoles

O navio ancora relativamente perto do local de onde saem os barcos. Fizemos uma caminhada de uns 10, 15 minutos até a bilheteria para trocarmos os ingressos do ferry. O trajeto até Capri dura 50 minutos no ferry rápido e 1h20 no lento. O ticket de ida e volta custa em torno de €40,00 para adulto e €25,00 para criança (o valor pode variar dependendo do horário).

Nossa intenção era fazer um passeio de barco ao redor da ilha, que eu já tinha feito em setembro e depois subir até o topo da ilha. Mas o dia amanheceu bem feio, chegou a chover um pouco e o passeio de barco só é bonito com sol. Então assim que chegamos, já desistimos do passeio. Esse passeio tem duração de umas três horas. Como já tínhamos feito um passeio de barco na Costa Amalfitana dias antes, não ficamos tão chateados em perder esse. Abaixo algumas fotos desse tour que fiz em setembro, para dar uma noção de como é o visual.

Cruzeiro Mediterrâneo Europa Disney Magic Cruzeiro Mediterrâneo Europa Disney Magic Cruzeiro Mediterrâneo Europa Disney Magic

Bem, já que pulamos o passeio de barco, decidimos já subir na ilha. Compramos os tickets do funiculare, bonde que leva até o topo, ali, mesmo. Custa €2,00 por pessoa por trecho. Então para subir e descer você vai gastar €4,00.

Lá em cima demos uma volta relativamente rápida, em torno de uma hora. O tempo continuava feio e minha filha estava achando a caminhada, que em alguns momentos é meio íngreme, bem chata 🙂 Então optamos por voltar e aproveitar o navio no período da tarde. Quando estávamos indo embora o tempo abriu, mas aí não quisemos voltar atrás.

Cruzeiro Mediterrâneo Europa Disney Magic
Na ilha de Capri

Eu confesso que fiquei meio frustrada com esse passeio, pois se eu soubesse que não ia ter sol, eu nem teria comprado os tickets para ir para lá e teria, por exemplo, visitado o Museu de Arqueologia de Nápoles, que guarda um enorme acervo de peças de Pompéia e fiquei super curiosa para conhecer. No blog Roma para Você tem um post sobre o museu.

Por outro lado, se não tivesse comprado os ingressos do ferry, não ia conseguir lugar nos primeiros horários, pois já tinha bastante fila para comprar os tickets. Enfim, o tipo da coisa que tinha que correr o risco, mesmo.

Mas posso garantir: com sol Capri é simplesmente maravilhosa. Na visita anterior eu passei o dia inteiro lá e andei por tudo e foi incrível. No blog Idéias na Mala tem um post bem completo sobre o que fazer em Capri.

Veja aqui passeios ou ingressos em Nápoles com a Viator.

Cruzeiro Mediterrâneo Europa Disney Magic
Capri vista do barco

4º dia – Civitavecchia – tempo nesse porto das 7h às 18h45

Civitavecchia é o porto que atende Roma. Todos os passeios nesse porto são voltados para ir para a capital italiana, que fica a uma hora de distância. Quando agendei o cruzeiro pensava em fazer um tour que incluísse visita ao Coliseu e à Basílica de São Pedro, que considero os pontos altos de Roma.

Cruzeiro Mediterrâneo Europa Disney Magic
Uns dias antes no Coliseu
Cruzeiro Mediterrâneo Europa Disney Magic
Praça de São Pedro

Como passamos 3 dias em Roma antes do cruzeiro, esse foi praticamente o nosso “dia livre” no cruzeiro. Optamos por ficar no navio, dar somente uma volta em Civitavecchia para conhecer e voltar para curtir o dia a bordo, com o navio suuuuper vazio.

Não tem quase nada para se fazer em Civitavecchia, mas a cidade é bonitinha e bem arrumada. O principal ponto turístico é o Forte Michelangelo, que aparece na foto abaixo. O blog Sonhos de Viagem a II tem um post super completo sobre Civitavecchia, caso você opte por ficar por ali também.

Veja aqui todos os passeios a partir de Civitavecchia com a Viator.

Cruzeiro Mediterrâneo Europa Disney Magic

5º dia – Livorno – tempo nesse porto das 7h às 18h45

A partir do porto de Livorno é possível fazer passeios para Pisa, Florença, Lucca e Cinque Terre. Nossas preferências eram por Pisa e Florença. A Disney tem um passeio para esses lugares por US$182,00 por pessoa. Então nós optamos por uma coisa diferente: alugamos um carro na Europcar através da Rentcars no porto de Livorno por €105,00 e fizemos o passeio ao nosso tempo e por um custo bem menor.

Ao descer do navio já vimos o balcão da locadora. Ali fizemos todos os procedimento de check-in e já nos entregaram a chave do carro. Então fomos direcionados ao ônibus que faz o transfer para fora do porto, onde fica o estacionamento da locadora.

Lá pegamos o carro e seguimos para Pisa, a uns 30 minutos de Livorno. Em Pisa estacionamos o carro num estacionamento perto da famosa Torre de Pisa. Lá basicamente só vimos e fotografamos a torre; não tivemos interesse em subir até o topo (veja aqui os ingressos para subir na Torre de Pisa). Ficamos em torno de uma hora lá.

Cruzeiro Mediterrâneo Europa Disney Magic
Não basta ir à Pisa, tem que fazer foto jacú

Cruzeiro Mediterrâneo Europa Disney Magic

Eu tenho uma estória com Pisa. Estive na Europa em 1997 e fui até Pisa, mas era à noite e naquela época as câmeras fotográficas eram de filme e não digitais. Acho que minha câmera não estava bem regulada para a luminosidade e as fotos queimaram, portanto eu não tinha fotos na torre. Desde então eu sonhava em voltar para lá e refazer a minha foto.

Cruzeiro Mediterrâneo Europa Disney Magic
Pessoa realizada com a sua foto na torre

De lá seguimos para Florença, num trajeto de 1,5 hora. Em Florença procuramos através do aplicativo Google Maps um estacionamento perto da Ponte Vecchio e passeamos a pé por lá por algumas horas. Paramos para almoçar e comemos a famosa Bistecca alla fiorentina, que pelo menos a que experimentamos, não tinha nada de mais.

Atravessamos a ponte, que é um dos pontos turísticos, passamos pelo Duomo, pela Piazza della Signoria, fomos até a Disney StoreHard Rock Cafe. Infelizmente o tempo disponível não é suficiente para visitar os museus e nem fazer todos os pontos turísticos da cidade, mas foi legal mostrar a cidade para meu marido e minha filha (eu estive lá em 1997 e nem lembrava direito como era). Para quem tiver mais tempo na cidade, o blog 360 Meridianos tem um post sobre o que fazer em Florença.

Veja aqui os ingressos para o Duomo, e para os museus Galleria degli UffiziMuseu Galleria dell´Accademia, Palazzo PittiBargelloMuseo Gallileo

Cruzeiro Mediterrâneo Europa Disney Magic Cruzeiro Mediterrâneo Europa Disney Magic Cruzeiro Mediterrâneo Europa Disney Magic

Cruzeiro Mediterrâneo Europa Disney Magic

O caminho de volta para Livorno é de 1,5 hora e voltamos ainda com folga. Devolvemos o carro no mesmo lugar que retiramos e aguardamos o ônibus que nos levaria de volta ao porto. Entramos no navio por volta das 17h, bem antes do horário limite. Super tranquilo!

Veja aqui ingressos e passeios em Livorno com a Viator.

Cruzeiro Mediterrâneo Europa Disney Magic
Ônibus que leva os passageiros de volta para o navio

5º dia – Villefranche – tempo nesse porto das 7h30 às 17h45

Essa foi uma parada que eu espero há anos em fazer. Quando estive na Europa a primeira vez, em 1997, eu queria ter ido até Mônaco, mas infelizmente não deu certo e desde então esse destino estava na wishlist. No porto de Villefranche é possível fazer os passeios para Mônaco, Nice, Cannes, Èze e Saint-Paul-de-Vence.

Eu queria pelo menos fazer Mônaco e Nice. O passeio da Disney que incluía as duas cidades custava US$185,00, mas pela descrição não fiquei muito atraída pelo formato.

Então contatei o Luiz do França entre Amigos e combinamos um passeio privativo. Nós já tínhamos usado o serviço deles em Paris e já sabia que eram excelentes. Para quem não sabe, o Luiz trabalhou conosco há muitos anos e nos reencontramos na internet muito tempo depois, mas nunca mais tínhamos nos visto e esse cruzeiro nos proporcionou isso e foi demais.

Eu havia passado para o Luiz que queríamos conhecer Mônaco e Nice, mas que ele poderia incluir outros lugares que achasse interessante, já que mora lá e conhece cada cantinho.

Nos encontramos no porto às 8h. Importante dizer que nesse itinerário, essa é a única parada em que o navio não para em um porto e sim no meio do mar e seguimos para terra com barcos menores chamados “tender”. Para descer no navio tínhamos que ir para o cinema aguardar o próximo barco; quando esse estivesse disponível, seríamos direcionados para lá. E foi super rápido; não ficamos aguardando nem 5 minutos no cinema e já fomos para o barco. O trajeto até o porto dura em torno de 10 minutos.

Cruzeiro Mediterrâneo Europa Disney Magic
Barco se afastando do Disney Magic

Cruzeiro Mediterrâneo Europa Disney Magic

Cruzeiro Mediterrâneo Europa Disney Magic
Parada para foto com o Disney Magic ao fundo antes de partir para o passeio

Chegamos lá e o Luiz já nos esperava, então seguimos para Nice. Luiz nos levou a vários pontos da cidade como o mirante, o letreiro “I love Nice”, ao mercado Cour Saleya e à Place Massena.

Cruzeiro Mediterrâneo Europa Disney Magic
Paramos para comprar azeitonas. O duro é escolher dentre tantas opções
Cruzeiro Mediterrâneo Europa Disney Magic
Com o Luiz do França entre Amigos com Nice ao fundo

De lá seguimos para Saint-Paul-de-Vence, uma cidadezinha linda, com um vilarejo medieval todo murado… Uma coisa de conto de fadas. Lá compramos uns lanches e alguns frios e almoçamos quase num picnic. Uma delícia!!

Cruzeiro Mediterrâneo Europa Disney Magic Cruzeiro Mediterrâneo Europa Disney Magic Cruzeiro Mediterrâneo Europa Disney Magic

Cruzeiro Mediterrâneo Europa Disney Magic
Nosso picnic em Saint-Paul-de-Vence

Após o almoço seguimos para Mônaco e vimos o Cassino de Monte Carlo, Palácio dos Príncipes e o Luiz fez o trajeto completo da prova de Fórmula 1 e ainda demos sorte, pois a corrida tinha sido realizada há poucos dias e ainda grande parte da estrutura ainda estava montada e pudemos sentir o gostinho da corrida. Se você tiver mais tempo em Mônaco dá para fazer mais coisas; o blog Escolha Viajar tem um post com diversos pontos para se visitar.

Cruzeiro Mediterrâneo Europa Disney Magic

Cruzeiro Mediterrâneo Europa Disney Magic
Mônaco é pura ostenção!
E de lá ainda tivemos a chance de conhecer Èze, onde cidade lindinha. Paramos para tomar um café no super luxuoso hotel Château de la Chèvre d’Or, com uma vista sensacional. Pena que não estava um super sol, pois o lugar é lindo. Na volta para o porto, paramos para fazer uma foto com o Disney Magic ao fundo.
Cruzeiro Mediterrâneo Europa Disney Magic
Cruzeiro Mediterrâneo Europa Disney Magic
Só que esse outro navio ao lado estragou o visual 🙂
O valor cobrado pelo França entre Amigos para 8 horas de passeio para até 8 pessoas é de €590,00. Só para efeito de comparação, a Disney oferece um tour privativo semelhante a esse, só que para no máximo 5 pessoas e custa US$2.089.00, então achei o valor cobrado pelo Luiz extremamente vantajoso. E em português, né, o que fica muito melhor.

Só de fazer o passeio no nosso ritmo, parando mais ou menos tempo onde queríamos, sem ficar presos a horários de excursão, não tem preço. Recomendo!!!

E eles fazem passeios em diversas regiões da França, então precisando, é só entrar em contato com eles.

1º e 8º dia – Barcelona – Embarque e desembarque

Como o embarque e o desembarque desse itinerário é em Barcelona, é possível visitar a cidade antes ou depois do cruzeiro. Nós ficamos 2 dias antes do embarque. Visitamos a Sagrada Família, Parc Guell, Casa Milá, Barceloneta e vários outros pontos de Barcelona.

Veja aqui os outros passeios e ingressos em Barcelona com a Viator.

Cruzeiro Mediterrâneo Europa Disney Magic Cruzeiro Mediterrâneo Europa Disney Magic

A Disney só oferece duas opções de passeio de poucas horas no dia do desembarque, que só podem ser agendados a bordo. Eu particularmente só recomendo para quem realmente não poderá ficar na cidade e terá um voo no fim do dia. Caso contrário, se você vai ficar, mesmo que um único dia, na cidade, fica muito mais em conta fazer um city tour com uma empresa local, que foi o que fizemos, que custa em torno de US$35,00. Você pode comprar o ingresso para o city tour aqui.

DICA EXTRA: O França entre Amigos tem indicações de brasileiros que fazem traslado em diversas cidades do Mediterrâneo. Pode ser uma ótima opção!

Preço do cruzeiro Disney no Mediterrâneo

Os cruzeiros na Europa geralmente são mais caros que cruzeiros no Caribe, por exemplo. Os valores variam dependendo das datas e portos de paradas.

O mesmo cruzeiro que fizemos pelo Mediterrâneo custa a partir de US$3,790.00 para 2 adultos e 1 criança de 11 anos numa cabine interna, sem janela. A opção com janela custa a partir de US$4,420.00. E a varanda mais em conta fica US$5,890.00, mas a maioria das cabines com varanda custam acima de US$6.500,00.

Então, concluímos é que um cruzeiro pela Europa é mais acessível se abrir mão da varanda, como fizemos, pois a varanda encarece demais o passeio e acaba não sendo tão usada nesse itinerário por conta do pouco tempo a bordo.

Lembrando que todas as refeições a bordo estão incluídas, bem como entretenimento. Passeios, gorjetas e outros opcionais não estão incluídos. As gorjetas são de US$12,00 por pessoa por dia.

Se quiser fazer uma cotação de um cruzeiro Disney, pode fazer sua aqui.

Nossa avaliação sobre o cruzeiro do Mediterrâneo no Disney Magic

Eu acho que o principal desse cruzeiro são as paradas em cidades com possibilidades de passeios tão interessantes. Poder visitar Roma, Pompéia, Pisa, Florença, Nice, Mônaco… tudo numa mesma semana, não tem preço. Por outro lado é tudo muito corrido. Você visita todas essas cidades e vê só um pouquinho de tudo o que elas tem a oferecer e não consegue se aprofundar em quase nada.

Em termos de programação no cruzeiro não dá tempo de aproveitar o navio. Os passeios começam muito cedo e acabam muito tarde, são somente 2 dias no mar, então acaba não dando para curtir o que o que rola no navio.

Acho que pelo cansaço dos 4 dias seguidos de passeios “pesados” (onde anda-se muito e no calor) um pouco da “magia Disney” fica comprometida, pois as pessoas tem menos tempo para usufruir da estrutura do navio. Quase não sobra tempo para curtir um café da manhã ou almoço mais bacana no navio, por exemplo… Sempre víamos famílias que não foram jantar. A festa pirata estava mais vazia que as outras… Então era nítido que alguns passageiros estavam se poupando (ou já estavam podres 😀 ). Até as filas para personagens eram menores que o normal.

Para quem já conhece uma ou mais cidades do roteiro, a opção é fazer o que fizemos: deixar um dia sem passeio ou fazer um passeio mais leve e voltar para o navio para aproveitar.

Para nós, que já fizemos muitos cruzeiros, nada disso foi problema, pois já conhecemos as atividades, cardápios, shows… Mas acho que isso pode ser um pouco chato para quem está no primeiro ou segundo cruzeiro.

O que me chateou um pouco, mesmo, foi o lance dos personagens. Se eu tivesse que falar que algo não foi tão bom, eu diria que foi isso.

Adoramos o restaurante da Rapunzel. Achei excelente terem dois dias de cada show.

Realmente não achamos um itinerário interessante para crianças pequenas, porque é bem cansativo. Até minha filha, que tem 11 anos, em alguns dias já estava bem entediada de tanto ver igrejas, museus, paisagens… Ainda mais que já estávamos há 10 dias viajando quando embarcamos. É por isso que tem poucas crianças a bordo, comparado a outros itinerários.

Enfim, nós gostamos bastante. Não foi o nosso melhor cruzeiro, até porque Alasca e Panamá são quase imbatíveis, mas sem dúvida foi um dos melhores. Mas acho importante avisar desses pontos, pois pode decepcionar algumas pessoas que pensam em férias descansando. Se o objetivo é descansar, sugiro um outro itinerário mais tranquilo.

 

Quer adquirir um dos cruzeiros Disney? Acesse o banner abaixo e solicite uma cotação.

Já conhece os serviços da Andreza?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *